Atividades de Páscoa

 

A Páscoa é uma das datas mais importantes que as crianças celebram. Podemos prepará-los para vivenciar a essência deste momento através de atividades e jogos da Páscoa para bebês, pré-escolares, jardins de infância e creches.

Este feriado, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, é considerado um dos mais importantes feriados cristãos. Marca o fim da Semana Santa, que começa no domingo de Ramos e continua até o domingo seguinte.

Esta publicação contém muitas sugestões educativas, divertidas e criativas para trabalhar com crianças. Cada um deles tem objetivos específicos destinados a desenvolver uma ou mais habilidades: linguagem, raciocínio lógico-matemático, conhecimentos naturalistas, espaciais e musicais.

Podemos começar com uma sequência que irá inicializar um novo momento sobre a data comemorativa da páscoa. e Nós do alfakis.org pensamos em vocês a cada momento.

 

A Páscoa é uma das datas mais importantes que as crianças celebram. Podemos prepará-los para vivenciar a essência deste momento através de atividades e jogos da Páscoa para bebês, pré-escolares, jardins de infância e creches.

Este feriado, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, é considerado um dos mais importantes feriados cristãos. Marca o fim da Semana Santa, que começa no domingo de Ramos e continua até o domingo seguinte.

Esta publicação contém muitas sugestões educativas, divertidas e criativas para trabalhar com crianças. Cada um deles tem objetivos específicos destinados a desenvolver uma ou mais habilidades: linguagem, raciocínio lógico-matemático, conhecimentos naturalistas, espaciais e musicais.

Podemos começar com uma sequência que irá inicializar um novo momento sobre a data comemorativa da páscoa. e Nós do alfakis.org pensamos em vocês a cada momento.


Lembrancinha e atividade para o dia da Escola – 15 de Março

 

O dia da escola é celebrado em 15 de março. E sabemos que a escola é a instituição de maior mérito educacional que existe.

Na escola aprendemos a por em prática vários dos principais conceitos para viver em nossa sociedade, assim como começamos a desenvolver características únicas de senso crítico.

A escola exerce seu papel no desenvolvimento e aprendizado de cada um que por ela passa.
É na escola que temos o primeiro local de convivência social fora do ambiente familiar e proporciona um espaço onde desde crianças começa-se a assimilar hábitos diários como: a dividir as coisas, se relacionar, a escutar, a se manifestar e a formar seus próprios valores e costumes respeitando o ambiente em que se encontra.

Atividades para trabalhar o tema dia da escola

As atividades pedagógicas para trabalhar em sala de aula com temas diferenciados como temas e datas comemorativas, são indispensáveis para um bom desenvolvimento coletivo e comunicativo desde a infância.

Hoje em dia sabe-se que, devem ser incentivadas cada atividade de forma incisiva e convincente. pois vivemos uma era tecnológica em que as crianças têm acesso a aparelhos eletrônicos desde cedo, e isso se não trabalhado com muita criatividade pode retirar toda e qualquer desejo da criança aprender em sala de aula assim prejudicando o seu desenvolvimento.

A tecnologia não pode ser considerada uma vilã, já que existem muitas atividades educativas que podem ser trabalhadas com as crianças, porém, raramente o celular ou tablet é usado com esse propósito, já que, com a correria do dia a dia, os aparelhos eletrônicos são entregues as crianças como uma distração para seus pais ou responsáveis realizam outras atividades que precisam de uma maior atenção dos mesmos.

Jogo da memória para a criança

Este jogo contribui para que as crianças exercitem a atenção e concentração, fazendo também o auxílio no processo de aprendizado como um todo independentemente do tema do jogo. 

Durante a primeira fase da criança, essa que compreende dos zero aos seis anos, a criança tem sua maior parte de desenvolvimento de seu cérebro e funções cognitivas.

Muitos estudos apontam que quando ocorre o aumento da capacidade de memória também somos capazes de melhorar outras capacidades como as habilidades que temos de comunicação, conscientização, autoconfiança, e as habilidades sociais de estar. Uma grande habilidade para se desenvolver é a concentração pois a ajuda que ela proporcionará na aprendizagem futura é notável.

Benefícios que podemos associar aos jogos de memória

Com todas as coisas e tecnologias que estão ao alcance de todos no mundo de hoje, a capacidade que temos de nos conectar a várias plataformas, e fazer muitas tarefas ao mesmo tempo com finalidades diferentes, torna fundamental que tenhamos muitas e simultâneas maneiras de compartilhar, aprender, estimular e crescer, e isso pode ser alcançado desde o primeiro momento na infância por meio de jogos de memória educacionalmente consistentes e claros.

Podemos citar como vantagens dos jogos da memória:

  • Desenvolvimento da concentração
  • Exercício para o cérebro
  • Melhora a atenção
  • Aprimoramento do foco da criança
  • Treino de memória visual
  • Habilidades cognitivas aprimoradas
  • Pensamento ágil
  • Funções cerebrais aprimoradas
  • Desenvolve a inteligência espacial
  • Aumento da interação com outras pessoas
  • Pode evitar problemas relacionados à memória

 

O dia da escola é celebrado em 15 de março. E sabemos que a escola é a instituição de maior mérito educacional que existe.

Na escola aprendemos a por em prática vários dos principais conceitos para viver em nossa sociedade, assim como começamos a desenvolver características únicas de senso crítico.

A escola exerce seu papel no desenvolvimento e aprendizado de cada um que por ela passa.
É na escola que temos o primeiro local de convivência social fora do ambiente familiar e proporciona um espaço onde desde crianças começa-se a assimilar hábitos diários como: a dividir as coisas, se relacionar, a escutar, a se manifestar e a formar seus próprios valores e costumes respeitando o ambiente em que se encontra.

Atividades para trabalhar o tema dia da escola

As atividades pedagógicas para trabalhar em sala de aula com temas diferenciados como temas e datas comemorativas, são indispensáveis para um bom desenvolvimento coletivo e comunicativo desde a infância.

Hoje em dia sabe-se que, devem ser incentivadas cada atividade de forma incisiva e convincente. pois vivemos uma era tecnológica em que as crianças têm acesso a aparelhos eletrônicos desde cedo, e isso se não trabalhado com muita criatividade pode retirar toda e qualquer desejo da criança aprender em sala de aula assim prejudicando o seu desenvolvimento.

A tecnologia não pode ser considerada uma vilã, já que existem muitas atividades educativas que podem ser trabalhadas com as crianças, porém, raramente o celular ou tablet é usado com esse propósito, já que, com a correria do dia a dia, os aparelhos eletrônicos são entregues as crianças como uma distração para seus pais ou responsáveis realizam outras atividades que precisam de uma maior atenção dos mesmos.

Jogo da memória para a criança

Este jogo contribui para que as crianças exercitem a atenção e concentração, fazendo também o auxílio no processo de aprendizado como um todo independentemente do tema do jogo. 

Durante a primeira fase da criança, essa que compreende dos zero aos seis anos, a criança tem sua maior parte de desenvolvimento de seu cérebro e funções cognitivas.

Muitos estudos apontam que quando ocorre o aumento da capacidade de memória também somos capazes de melhorar outras capacidades como as habilidades que temos de comunicação, conscientização, autoconfiança, e as habilidades sociais de estar. Uma grande habilidade para se desenvolver é a concentração pois a ajuda que ela proporcionará na aprendizagem futura é notável.

Benefícios que podemos associar aos jogos de memória

Com todas as coisas e tecnologias que estão ao alcance de todos no mundo de hoje, a capacidade que temos de nos conectar a várias plataformas, e fazer muitas tarefas ao mesmo tempo com finalidades diferentes, torna fundamental que tenhamos muitas e simultâneas maneiras de compartilhar, aprender, estimular e crescer, e isso pode ser alcançado desde o primeiro momento na infância por meio de jogos de memória educacionalmente consistentes e claros.

Podemos citar como vantagens dos jogos da memória:

  • Desenvolvimento da concentração
  • Exercício para o cérebro
  • Melhora a atenção
  • Aprimoramento do foco da criança
  • Treino de memória visual
  • Habilidades cognitivas aprimoradas
  • Pensamento ágil
  • Funções cerebrais aprimoradas
  • Desenvolve a inteligência espacial
  • Aumento da interação com outras pessoas
  • Pode evitar problemas relacionados à memória

Atividades dia do circo.

 

São atividades desde a educação infantil para se trabalhar no dia do circo até o terceiro ano, podendo então serem adaptadas para demais séries caso aja necessidade. Nosso maior compromisso é exatamente em facilitar o seu trabalho querido professor.

Podemos começar com as atividades para o dia do circo para a turma da creche, são dezesseis páginas páginas de atividades para que possa ter a sua aula uma grande brincadeira e assim pode também começar contando sobre o dia do circo.

O Dia do Circo em 27 de março é um dia para celebrar as artes circenses, uma das artes e passatempos mais tradicionais do país. A data é uma referência ao aniversário de Piolin, o palhaço, que teve muito sucesso na década de 1920 e foi apreciado pelos modernistas.

O Dia do Circo é celebrado em nosso país para honrar a arte circense, uma forma de arte muito tradicional que se desenvolveu em nosso país no século XIX. Este dia é comemorado em homenagem a Abelardo Pinto, que ficou famoso como o palhaço Piolin. Sua carreira atingiu seu auge na década de 1920.

Abelardo Pinto nasceu em 27 de março de 1887 em Ribeirão Preto, São Paulo, de uma família de pais de circo, e trabalhou no circo desde cedo. Ele se tornou um palhaço em 1917 e cimentou sua carreira como um dos maiores palhaços do Brasil.

O apelido Piolin foi dado a ele por um dos artistas de circo por causa de suas características físicas, ou seja, suas pernas longas e finas. Piolin em espanhol significa “corda ou barbante”.

Circo onde o palhaço Piolin se apresentava – Circo Alcebiades

O ponto alto de sua carreira veio quando ele trabalhou no Circo Alcebiades no Largo do Paiçandu, em São Paulo. Lá, Piolin atraiu um grande público e foi considerado um palhaço muito divertido, conhecido por seus truques de malabarismo e por vários atos acrobáticos.

Piolin era tão famoso que o circo Arcebiades estava repleto de pessoas que queriam vê-lo. Ele também foi admirado por destacados representantes do modernismo brasileiro, como Mario de Andrade, Oswaldo de Andrade, Tarsila do Amaral. Outro público importante para Piolin foi Washington Ruiz, Presidente do Brasil de 1926 a 1930.

Em 1929, os modernistas decidiram homenagear Piolin organizando um evento chamado “Banquete de Comedores de Homens”, e em 1972, por ocasião do 50º aniversário da Semana de Arte Moderna, uma nova homenagem foi organizada. Desde então, o dia 27 de março foi designado Dia do Circo em homenagem a este grande artista de circo.

Origem do circo

O circo moderno, tal como o conhecemos, teve origem na Grã-Bretanha em meados do século XVIII. Começou quando um ex-soldado chamado Philip Astley abriu um centro para shows de cavalos com acrobacias e malabaristas. O centro Astley criado foi em Londres e foi chamado de Royal Amphitheatre of Arts.

Por fim, os atos circenses de Astley espalharam-se por outras partes da Europa, e o circo Astray fundado em Paris ficou conhecido como o Amphithéâtre Anglois no Brasil em meados do século XIX, e foi trazido à região por famílias.

Entretanto, é importante saber que a arte do circo, que visa entreter o público como parte de um espetáculo, remonta aos tempos antigos e já era praticada por pessoas como os gregos. O primeiro local para este tipo de apresentação foi criado na Roma antiga.

Este lugar foi chamado Circus Maximus, onde corridas de cavalos, espetáculos de animais selvagens, lutas de gladiadores, etc., aconteceram. Com o colapso do Império Romano no século V, estas cenas desapareceram.

Atividades de circo para alunos da creche.

Com estas atividades nós do site alfakids.org oferecemos atividades para trabalhar as seguintes habilidades da BNCC.

(EI02CG05) – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI02EF09) – Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
(EI02ET07) – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

Atividades dia do circo para alunos do pré.

Com estas atividades nós do site alfakids.org oferecemos atividades para trabalhar as seguintes habilidades da BNCC.

(EI03CG05) – Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF09) – Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

 

São atividades desde a educação infantil para se trabalhar no dia do circo até o terceiro ano, podendo então serem adaptadas para demais séries caso aja necessidade. Nosso maior compromisso é exatamente em facilitar o seu trabalho querido professor.

Podemos começar com as atividades para o dia do circo para a turma da creche, são dezesseis páginas páginas de atividades para que possa ter a sua aula uma grande brincadeira e assim pode também começar contando sobre o dia do circo.

O Dia do Circo em 27 de março é um dia para celebrar as artes circenses, uma das artes e passatempos mais tradicionais do país. A data é uma referência ao aniversário de Piolin, o palhaço, que teve muito sucesso na década de 1920 e foi apreciado pelos modernistas.

O Dia do Circo é celebrado em nosso país para honrar a arte circense, uma forma de arte muito tradicional que se desenvolveu em nosso país no século XIX. Este dia é comemorado em homenagem a Abelardo Pinto, que ficou famoso como o palhaço Piolin. Sua carreira atingiu seu auge na década de 1920.

Abelardo Pinto nasceu em 27 de março de 1887 em Ribeirão Preto, São Paulo, de uma família de pais de circo, e trabalhou no circo desde cedo. Ele se tornou um palhaço em 1917 e cimentou sua carreira como um dos maiores palhaços do Brasil.

O apelido Piolin foi dado a ele por um dos artistas de circo por causa de suas características físicas, ou seja, suas pernas longas e finas. Piolin em espanhol significa “corda ou barbante”.

Circo onde o palhaço Piolin se apresentava – Circo Alcebiades

O ponto alto de sua carreira veio quando ele trabalhou no Circo Alcebiades no Largo do Paiçandu, em São Paulo. Lá, Piolin atraiu um grande público e foi considerado um palhaço muito divertido, conhecido por seus truques de malabarismo e por vários atos acrobáticos.

Piolin era tão famoso que o circo Arcebiades estava repleto de pessoas que queriam vê-lo. Ele também foi admirado por destacados representantes do modernismo brasileiro, como Mario de Andrade, Oswaldo de Andrade, Tarsila do Amaral. Outro público importante para Piolin foi Washington Ruiz, Presidente do Brasil de 1926 a 1930.

Em 1929, os modernistas decidiram homenagear Piolin organizando um evento chamado “Banquete de Comedores de Homens”, e em 1972, por ocasião do 50º aniversário da Semana de Arte Moderna, uma nova homenagem foi organizada. Desde então, o dia 27 de março foi designado Dia do Circo em homenagem a este grande artista de circo.

Origem do circo

O circo moderno, tal como o conhecemos, teve origem na Grã-Bretanha em meados do século XVIII. Começou quando um ex-soldado chamado Philip Astley abriu um centro para shows de cavalos com acrobacias e malabaristas. O centro Astley criado foi em Londres e foi chamado de Royal Amphitheatre of Arts.

Por fim, os atos circenses de Astley espalharam-se por outras partes da Europa, e o circo Astray fundado em Paris ficou conhecido como o Amphithéâtre Anglois no Brasil em meados do século XIX, e foi trazido à região por famílias.

Entretanto, é importante saber que a arte do circo, que visa entreter o público como parte de um espetáculo, remonta aos tempos antigos e já era praticada por pessoas como os gregos. O primeiro local para este tipo de apresentação foi criado na Roma antiga.

Este lugar foi chamado Circus Maximus, onde corridas de cavalos, espetáculos de animais selvagens, lutas de gladiadores, etc., aconteceram. Com o colapso do Império Romano no século V, estas cenas desapareceram.

Atividades de circo para alunos da creche.

Com estas atividades nós do site alfakids.org oferecemos atividades para trabalhar as seguintes habilidades da BNCC.

(EI02CG05) – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI02EF09) – Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
(EI02ET07) – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

Atividades dia do circo para alunos do pré.

Com estas atividades nós do site alfakids.org oferecemos atividades para trabalhar as seguintes habilidades da BNCC.

(EI03CG05) – Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) – Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF09) – Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.


Dia da Família

 

No Brasil, este dia pode ser comemorado em momentos diferentes. Para sermos mais exatos em três eventos comemorativos.

Dia Mundial da Família – 15/05

O primeiro é o Dia Internacional da Família, celebrado todos os anos no dia 15 de maio. Este dia foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas e reflete a importância que a comunidade internacional atribui às questões familiares e sua importância para o desenvolvimento e para a criação de melhores condições de vida para todos.

Dia Nacional da Família – 08/12

O segundo dia de comemoração no Brasil é o Dia Nacional da Família, celebrado todos os anos no dia 8 de dezembro.

Em nosso país, esta data foi estabelecida por um decreto em 1968. Muitos antigos relatam que esta data também foi escolhida por ser o dia da Imaculada Conceição da Virgem Maria, um dia religioso no qual podemos ter em mente que a família é um bem que deve ser cuidado.

Em algum momento este dia foi considerado um feriado religioso, mas não é mais assim; em algumas cidades é considerado um dia opcional de descanso.

Dia Nacional da Família na escola – 24/04

A terceira data comemorativa no Brasil foi enquadrada pelo Ministério da Educação (MEC) como o Dia Nacional da Família na Escola, que é comemorado todos os anos em 24 de abril em todas as escolas do país.

É um momento em que as escolas, juntamente com as famílias, reforçam a importância destes dois aspectos para as crianças, lembrando-as da boa convivência na família, relações com os outros, trabalho em equipe, respeito, diálogo e outras relações necessárias que compõem o vínculo familiar.

Dia da Família

Este dia é dedicado a honrar e lembrar a importância das “instituições” familiares na vida humana, que ajudam a moldar a educação, a cultura, a moral e a ética comuns a todos.

Uma família não consiste apenas de mãe e pai, mas também de todos aqueles que se preocupam e protegem. Somente avós, mães solteiras, pais solteiros, mães e mães ou pais e pais podem criar uma família. O importante é quem cuida deles e os cria, não apenas quem, como dizem, “os trouxe para o mundo”.

 

 

No Brasil, este dia pode ser comemorado em momentos diferentes. Para sermos mais exatos em três eventos comemorativos.

Dia Mundial da Família – 15/05

O primeiro é o Dia Internacional da Família, celebrado todos os anos no dia 15 de maio. Este dia foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas e reflete a importância que a comunidade internacional atribui às questões familiares e sua importância para o desenvolvimento e para a criação de melhores condições de vida para todos.

Dia Nacional da Família – 08/12

O segundo dia de comemoração no Brasil é o Dia Nacional da Família, celebrado todos os anos no dia 8 de dezembro.

Em nosso país, esta data foi estabelecida por um decreto em 1968. Muitos antigos relatam que esta data também foi escolhida por ser o dia da Imaculada Conceição da Virgem Maria, um dia religioso no qual podemos ter em mente que a família é um bem que deve ser cuidado.

Em algum momento este dia foi considerado um feriado religioso, mas não é mais assim; em algumas cidades é considerado um dia opcional de descanso.

Dia Nacional da Família na escola – 24/04

A terceira data comemorativa no Brasil foi enquadrada pelo Ministério da Educação (MEC) como o Dia Nacional da Família na Escola, que é comemorado todos os anos em 24 de abril em todas as escolas do país.

É um momento em que as escolas, juntamente com as famílias, reforçam a importância destes dois aspectos para as crianças, lembrando-as da boa convivência na família, relações com os outros, trabalho em equipe, respeito, diálogo e outras relações necessárias que compõem o vínculo familiar.

Dia da Família

Este dia é dedicado a honrar e lembrar a importância das “instituições” familiares na vida humana, que ajudam a moldar a educação, a cultura, a moral e a ética comuns a todos.

Uma família não consiste apenas de mãe e pai, mas também de todos aqueles que se preocupam e protegem. Somente avós, mães solteiras, pais solteiros, mães e mães ou pais e pais podem criar uma família. O importante é quem cuida deles e os cria, não apenas quem, como dizem, “os trouxe para o mundo”.

 


Atividades Sobre Higiene Bucal

 


Nossa missão é introduzir a educação preventiva e tomar ações educacionais com a comunidade escolar para divulgar os conselhos e informações necessárias para desenvolver hábitos saudáveis para prevenir e evitar doenças orais.

A prevenção é a melhor maneira de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar social, pois a saúde oral tem um impacto direto sobre o bem-estar geral de uma pessoa.

Portanto, é importante fornecer orientação para que todas as crianças possam compreender e se proteger de problemas desnecessários.

A maioria das crianças odeia obrigações e rotina. Afinal, eles estão descobrindo um mundo totalmente novo e não querem estar presos a um certo tempo e horário. Portanto, é necessária uma abordagem criativa da higiene oral das crianças.

Independentemente da idade da criança, uma coisa é certa: a higiene oral é essencial e deve começar antes do aparecimento dos primeiros dentes. Isto é para garantir que nossos filhos cresçam com dentes saudáveis e aprendam a higiene oral desde cedo.

Mas ao final do dia, como incorporar esse cuidado em nossa rotina diária de uma forma que seja lúdica e divertida para as crianças? Abaixo discutimos este tópico e damos algumas dicas de ouro sobre como tornar a escovação de dentes mais divertida.

]

 


Nossa missão é introduzir a educação preventiva e tomar ações educacionais com a comunidade escolar para divulgar os conselhos e informações necessárias para desenvolver hábitos saudáveis para prevenir e evitar doenças orais.

A prevenção é a melhor maneira de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar social, pois a saúde oral tem um impacto direto sobre o bem-estar geral de uma pessoa.

Portanto, é importante fornecer orientação para que todas as crianças possam compreender e se proteger de problemas desnecessários.

A maioria das crianças odeia obrigações e rotina. Afinal, eles estão descobrindo um mundo totalmente novo e não querem estar presos a um certo tempo e horário. Portanto, é necessária uma abordagem criativa da higiene oral das crianças.

Independentemente da idade da criança, uma coisa é certa: a higiene oral é essencial e deve começar antes do aparecimento dos primeiros dentes. Isto é para garantir que nossos filhos cresçam com dentes saudáveis e aprendam a higiene oral desde cedo.

Mas ao final do dia, como incorporar esse cuidado em nossa rotina diária de uma forma que seja lúdica e divertida para as crianças? Abaixo discutimos este tópico e damos algumas dicas de ouro sobre como tornar a escovação de dentes mais divertida.

]

Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir

 

Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir

A finalidade da Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir é um termômetro de como as crianças estão no início do ano letivo.

Isso nada mais é do que um conhecimento prévio do que os alunos já vem dos anos anteriores do que sabem, o que precisam ainda desenvolver e aprender.

Desde início do ano letivo as escolas aplicam a diagnóstica bimestral ou semestral com conteúdos relacionados à ao que fui já estudado anteriormente.

Por isso é muito importante desde o começo do ano ter esse conhecimento prévio para que o professor possa planejar os seus conteúdos de acordo com o conhecimento da turma.

Eu mesma passei por uma experiência no ano passado com uma turma de terceiro ano do ensnino fundamental 1, onde a maioria deles ainda não estavam alfabetizados.

A partir do ponto inicial da diagnostica consegui elaborar uma estratégia para retomada de conteúdos e assim prosseguir como ponto de partida visando o que os alunos precisavam aprender naquele momento.

É assim precisamos sempre observar o termômetro da turma como estão e como precisam avançar.

A partir daí o professor tem um norte uma base para dar início as diferentes estratégias e planos para que as crianças possam avançar de forma gradativa e com sucesso.

O que diz a BNCC quanto as Avaliação diagnóstica

Portanto de acordo com a Base Nacional Comum Curricular os métodos de diagnóstico inicial e o processo de avaliação devem ser diversificados e comprometidas com aprendizagem ativa dos alunos como princípios básicos:

  • os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes;
  • o conteúdo a ser ensinado e sua natureza;
  • a variação de estratégias e o levantamento de múltiplas hipóteses didáticas.

A partir desse ponto podemos desenvolver em sala de aula um levantamento dos conhecimentos e o mapeamento das experiências que eles as crianças já sabem.

Sobretudo vale também verificar o que as crianças já sabem para favorecer uma escolha de estratégias didáticas que permita professor a investigar e construir os conhecimentos novos.

Esse processo deve ser realizado de forma de escrita e leitura dos conteúdos de matemática e língua portuguesa.

Veja como imprimir estes dois modelos de Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir

Atenção: para salvar estes recursos em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão no DRIVE DO GOOGLE

Para imprimir direto do COMPUTADOR basta clicar na imagem com o botão direito do mouse em cima da imagem, selecione a opção “salvar como”.

Entretanto, no CELULAR clique na imagem desejada, mantendo o dedo em cima da imagem até que apareça a opção “salvar imagem”. As imagens serão salvas no local que estiver configurado para salvar no seu celular.

No SAFARI DO IPHONE é necessário clicar uma vez, e clicar novamente e segurar. Depois arraste a imagem para cima e clique em salvar imagem

ATENÇÃO! PARA SALVAR EM ALTA RESOLUÇÃO, É NECESSÁRIO CLICAR NA IMAGEM

Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir

.

Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir

Para fazer o DOWNLOAD em PDF clique AQUI

 

Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir

A finalidade da Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir é um termômetro de como as crianças estão no início do ano letivo.

Isso nada mais é do que um conhecimento prévio do que os alunos já vem dos anos anteriores do que sabem, o que precisam ainda desenvolver e aprender.

Desde início do ano letivo as escolas aplicam a diagnóstica bimestral ou semestral com conteúdos relacionados à ao que fui já estudado anteriormente.

Por isso é muito importante desde o começo do ano ter esse conhecimento prévio para que o professor possa planejar os seus conteúdos de acordo com o conhecimento da turma.

Eu mesma passei por uma experiência no ano passado com uma turma de terceiro ano do ensnino fundamental 1, onde a maioria deles ainda não estavam alfabetizados.

A partir do ponto inicial da diagnostica consegui elaborar uma estratégia para retomada de conteúdos e assim prosseguir como ponto de partida visando o que os alunos precisavam aprender naquele momento.

É assim precisamos sempre observar o termômetro da turma como estão e como precisam avançar.

A partir daí o professor tem um norte uma base para dar início as diferentes estratégias e planos para que as crianças possam avançar de forma gradativa e com sucesso.

O que diz a BNCC quanto as Avaliação diagnóstica

Portanto de acordo com a Base Nacional Comum Curricular os métodos de diagnóstico inicial e o processo de avaliação devem ser diversificados e comprometidas com aprendizagem ativa dos alunos como princípios básicos:

  • os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes;
  • o conteúdo a ser ensinado e sua natureza;
  • a variação de estratégias e o levantamento de múltiplas hipóteses didáticas.

A partir desse ponto podemos desenvolver em sala de aula um levantamento dos conhecimentos e o mapeamento das experiências que eles as crianças já sabem.

Sobretudo vale também verificar o que as crianças já sabem para favorecer uma escolha de estratégias didáticas que permita professor a investigar e construir os conhecimentos novos.

Esse processo deve ser realizado de forma de escrita e leitura dos conteúdos de matemática e língua portuguesa.

Veja como imprimir estes dois modelos de Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir

Atenção: para salvar estes recursos em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão no DRIVE DO GOOGLE

Para imprimir direto do COMPUTADOR basta clicar na imagem com o botão direito do mouse em cima da imagem, selecione a opção “salvar como”.

Entretanto, no CELULAR clique na imagem desejada, mantendo o dedo em cima da imagem até que apareça a opção “salvar imagem”. As imagens serão salvas no local que estiver configurado para salvar no seu celular.

No SAFARI DO IPHONE é necessário clicar uma vez, e clicar novamente e segurar. Depois arraste a imagem para cima e clique em salvar imagem

ATENÇÃO! PARA SALVAR EM ALTA RESOLUÇÃO, É NECESSÁRIO CLICAR NA IMAGEM

Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir

.

Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir

Para fazer o DOWNLOAD em PDF clique AQUI


Dinâmica volta às aulas pipoca

 

Uma das aulas mais incríveis que as crianças gostam é essa Dinâmica volta às aulas pipoca.

No início do ano letivo a Dinâmica volta às aulas pipoca é uma das áreas mais incríveis que eu já fiz.

Sobretudo em destaque além das 30 perguntas que a dinâmica voltas aulas possui t acompanha uma imagem de uma pipoca com a boca grande onde a criança ao ler a pergunta e responder para sala ela poderá colocar dentro da “boca da pipoca”.

Além disso outra ideia também que pode ser puxada é o kit pipocando que acompanha quatro atividades já vou pesquisar são, uma brincadeira com letra inicial relacionada a imagem e a leitura do pipoca operou a de Rubem Alves adaptada para as crianças pequenas.

Assim ela fica muito mais divertida de forma que as crianças aprendem brincando.

Pra finalizar também deixei o modelo de lembrancinha aqui pra ser entregue ao final da aula e também deixar a sugestão para que as crianças façam um dia diferente como cineminha distribuindo pipocas para deixar um momento bem aconchegante e diferente.

Partiu fazer uma aula inesquecível?

Veja como imprimir Dinâmica volta às aulas pipoca

Atenção: para salvar estes recursos da Dinâmica volta às aulas pipoca em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão no DRIVE DO GOOGLE

Para baixar em PDF clique AQUI

.

Dinâmica volta às aulas pipoca
Dinâmica volta às aulas pipoca

 

Uma das aulas mais incríveis que as crianças gostam é essa Dinâmica volta às aulas pipoca.

No início do ano letivo a Dinâmica volta às aulas pipoca é uma das áreas mais incríveis que eu já fiz.

Sobretudo em destaque além das 30 perguntas que a dinâmica voltas aulas possui t acompanha uma imagem de uma pipoca com a boca grande onde a criança ao ler a pergunta e responder para sala ela poderá colocar dentro da “boca da pipoca”.

Além disso outra ideia também que pode ser puxada é o kit pipocando que acompanha quatro atividades já vou pesquisar são, uma brincadeira com letra inicial relacionada a imagem e a leitura do pipoca operou a de Rubem Alves adaptada para as crianças pequenas.

Assim ela fica muito mais divertida de forma que as crianças aprendem brincando.

Pra finalizar também deixei o modelo de lembrancinha aqui pra ser entregue ao final da aula e também deixar a sugestão para que as crianças façam um dia diferente como cineminha distribuindo pipocas para deixar um momento bem aconchegante e diferente.

Partiu fazer uma aula inesquecível?

Veja como imprimir Dinâmica volta às aulas pipoca

Atenção: para salvar estes recursos da Dinâmica volta às aulas pipoca em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão no DRIVE DO GOOGLE

Para baixar em PDF clique AQUI

.

Dinâmica volta às aulas pipoca
Dinâmica volta às aulas pipoca