A Páscoa é uma das datas mais importantes que as crianças celebram.
Podemos prepará-los para vivenciar a essência deste momento através de
atividades e jogos da Páscoa para bebês, pré-escolares, jardins de
infância e creches.
Este feriado, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, é
considerado um dos mais importantes feriados cristãos. Marca o fim da
Semana Santa, que começa no domingo de Ramos e continua até o domingo
seguinte.
Esta publicação contém muitas sugestões educativas, divertidas e
criativas para trabalhar com crianças. Cada um deles tem objetivos
específicos destinados a desenvolver uma ou mais habilidades: linguagem,
raciocínio lógico-matemático, conhecimentos naturalistas, espaciais e
musicais.
Podemos começar com uma sequência que irá inicializar um novo momento
sobre a data comemorativa da páscoa. e Nós do alfakis.org pensamos em
vocês a cada momento.
A Páscoa é uma das datas mais importantes que as crianças celebram.
Podemos prepará-los para vivenciar a essência deste momento através de
atividades e jogos da Páscoa para bebês, pré-escolares, jardins de
infância e creches.
Este feriado, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, é
considerado um dos mais importantes feriados cristãos. Marca o fim da
Semana Santa, que começa no domingo de Ramos e continua até o domingo
seguinte.
Esta publicação contém muitas sugestões educativas, divertidas e
criativas para trabalhar com crianças. Cada um deles tem objetivos
específicos destinados a desenvolver uma ou mais habilidades: linguagem,
raciocínio lógico-matemático, conhecimentos naturalistas, espaciais e
musicais.
Podemos começar com uma sequência que irá inicializar um novo momento
sobre a data comemorativa da páscoa. e Nós do alfakis.org pensamos em
vocês a cada momento.
O dia da escola é celebrado em 15 de março. E sabemos que a escola é a instituição de maior mérito educacional que existe.
Na escola aprendemos a por em prática vários dos principais conceitos
para viver em nossa sociedade, assim como começamos a desenvolver
características únicas de senso crítico.
A escola exerce seu papel no desenvolvimento e aprendizado de cada um que por ela passa. É
na escola que temos o primeiro local de convivência social fora do
ambiente familiar e proporciona um espaço onde desde crianças começa-se a
assimilar hábitos diários como: a dividir as coisas, se relacionar, a
escutar, a se manifestar e a formar seus próprios valores e costumes
respeitando o ambiente em que se encontra.
Atividades para trabalhar o tema dia da escola
As
atividades pedagógicas para trabalhar em sala de aula com temas
diferenciados como temas e datas comemorativas, são indispensáveis para
um bom desenvolvimento coletivo e comunicativo desde a infância.
Hoje em dia sabe-se que, devem ser incentivadas cada atividade de
forma incisiva e convincente. pois vivemos uma era tecnológica em que as
crianças têm acesso a aparelhos eletrônicos desde cedo, e isso se não
trabalhado com muita criatividade pode retirar toda e qualquer desejo da
criança aprender em sala de aula assim prejudicando o seu
desenvolvimento.
A tecnologia não pode ser considerada uma vilã, já que existem muitas
atividades educativas que podem ser trabalhadas com as crianças, porém,
raramente o celular ou tablet é usado com esse propósito, já que, com a
correria do dia a dia, os aparelhos eletrônicos são entregues as
crianças como uma distração para seus pais ou responsáveis realizam
outras atividades que precisam de uma maior atenção dos mesmos.
Este jogo contribui para que as crianças exercitem a atenção e
concentração, fazendo também o auxílio no processo de aprendizado como
um todo independentemente do tema do jogo.
Durante a primeira fase da criança, essa que compreende dos zero aos
seis anos, a criança tem sua maior parte de desenvolvimento de seu
cérebro e funções cognitivas.
Muitos estudos apontam que quando ocorre o aumento da capacidade de
memória também somos capazes de melhorar outras capacidades como as
habilidades que temos de comunicação, conscientização, autoconfiança, e
as habilidades sociais de estar. Uma grande habilidade para se
desenvolver é a concentração pois a ajuda que ela proporcionará na
aprendizagem futura é notável.
Benefícios que podemos associar aos jogos de memória
Com todas as coisas e tecnologias que estão ao alcance de todos no
mundo de hoje, a capacidade que temos de nos conectar a várias
plataformas, e fazer muitas tarefas ao mesmo tempo com finalidades
diferentes, torna fundamental que tenhamos muitas e simultâneas maneiras
de compartilhar, aprender, estimular e crescer, e isso pode ser
alcançado desde o primeiro momento na infância por meio de jogos de
memória educacionalmente consistentes e claros.
Podemos citar como vantagens dos jogos da memória:
O dia da escola é celebrado em 15 de março. E sabemos que a escola é a instituição de maior mérito educacional que existe.
Na escola aprendemos a por em prática vários dos principais conceitos
para viver em nossa sociedade, assim como começamos a desenvolver
características únicas de senso crítico.
A escola exerce seu papel no desenvolvimento e aprendizado de cada um que por ela passa. É
na escola que temos o primeiro local de convivência social fora do
ambiente familiar e proporciona um espaço onde desde crianças começa-se a
assimilar hábitos diários como: a dividir as coisas, se relacionar, a
escutar, a se manifestar e a formar seus próprios valores e costumes
respeitando o ambiente em que se encontra.
Atividades para trabalhar o tema dia da escola
As
atividades pedagógicas para trabalhar em sala de aula com temas
diferenciados como temas e datas comemorativas, são indispensáveis para
um bom desenvolvimento coletivo e comunicativo desde a infância.
Hoje em dia sabe-se que, devem ser incentivadas cada atividade de
forma incisiva e convincente. pois vivemos uma era tecnológica em que as
crianças têm acesso a aparelhos eletrônicos desde cedo, e isso se não
trabalhado com muita criatividade pode retirar toda e qualquer desejo da
criança aprender em sala de aula assim prejudicando o seu
desenvolvimento.
A tecnologia não pode ser considerada uma vilã, já que existem muitas
atividades educativas que podem ser trabalhadas com as crianças, porém,
raramente o celular ou tablet é usado com esse propósito, já que, com a
correria do dia a dia, os aparelhos eletrônicos são entregues as
crianças como uma distração para seus pais ou responsáveis realizam
outras atividades que precisam de uma maior atenção dos mesmos.
Este jogo contribui para que as crianças exercitem a atenção e
concentração, fazendo também o auxílio no processo de aprendizado como
um todo independentemente do tema do jogo.
Durante a primeira fase da criança, essa que compreende dos zero aos
seis anos, a criança tem sua maior parte de desenvolvimento de seu
cérebro e funções cognitivas.
Muitos estudos apontam que quando ocorre o aumento da capacidade de
memória também somos capazes de melhorar outras capacidades como as
habilidades que temos de comunicação, conscientização, autoconfiança, e
as habilidades sociais de estar. Uma grande habilidade para se
desenvolver é a concentração pois a ajuda que ela proporcionará na
aprendizagem futura é notável.
Benefícios que podemos associar aos jogos de memória
Com todas as coisas e tecnologias que estão ao alcance de todos no
mundo de hoje, a capacidade que temos de nos conectar a várias
plataformas, e fazer muitas tarefas ao mesmo tempo com finalidades
diferentes, torna fundamental que tenhamos muitas e simultâneas maneiras
de compartilhar, aprender, estimular e crescer, e isso pode ser
alcançado desde o primeiro momento na infância por meio de jogos de
memória educacionalmente consistentes e claros.
Podemos citar como vantagens dos jogos da memória:
São atividades desde a educação infantil para se trabalhar no dia do
circo até o terceiro ano, podendo então serem adaptadas para demais
séries caso aja necessidade. Nosso maior compromisso é exatamente em
facilitar o seu trabalho querido professor.
Podemos começar com as atividades para o dia do circo para a turma da
creche, são dezesseis páginas páginas de atividades para que possa ter a
sua aula uma grande brincadeira e assim pode também começar contando
sobre o dia do circo.
O Dia do Circo em 27 de março é um dia para celebrar as artes
circenses, uma das artes e passatempos mais tradicionais do país. A data
é uma referência ao aniversário de Piolin, o palhaço, que teve muito
sucesso na década de 1920 e foi apreciado pelos modernistas.
O Dia do Circo é celebrado em nosso país para honrar a arte circense,
uma forma de arte muito tradicional que se desenvolveu em nosso país no
século XIX. Este dia é comemorado em homenagem a Abelardo Pinto, que
ficou famoso como o palhaço Piolin. Sua carreira atingiu seu auge na
década de 1920.
Abelardo
Pinto nasceu em 27 de março de 1887 em Ribeirão Preto, São Paulo, de
uma família de pais de circo, e trabalhou no circo desde cedo. Ele se
tornou um palhaço em 1917 e cimentou sua carreira como um dos maiores
palhaços do Brasil.
O apelido Piolin foi dado a ele por um dos artistas de circo por
causa de suas características físicas, ou seja, suas pernas longas e
finas. Piolin em espanhol significa “corda ou barbante”.
Circo onde o palhaço Piolin se apresentava – Circo Alcebiades
O ponto alto de sua carreira veio quando ele trabalhou no Circo
Alcebiades no Largo do Paiçandu, em São Paulo. Lá, Piolin atraiu um
grande público e foi considerado um palhaço muito divertido, conhecido
por seus truques de malabarismo e por vários atos acrobáticos.
Piolin era tão famoso que o circo Arcebiades estava repleto de
pessoas que queriam vê-lo. Ele também foi admirado por destacados
representantes do modernismo brasileiro, como Mario de Andrade, Oswaldo de Andrade, Tarsila do Amaral. Outro público importante para Piolin foi Washington Ruiz, Presidente do Brasil de 1926 a 1930.
Em 1929, os modernistas decidiram homenagear Piolin organizando um
evento chamado “Banquete de Comedores de Homens”, e em 1972, por ocasião
do 50º aniversário da Semana de Arte Moderna,
uma nova homenagem foi organizada. Desde então, o dia 27 de março foi
designado Dia do Circo em homenagem a este grande artista de circo.
Origem do circo
O circo moderno, tal como o conhecemos, teve origem na Grã-Bretanha
em meados do século XVIII. Começou quando um ex-soldado chamado Philip
Astley abriu um centro para shows de cavalos com acrobacias e
malabaristas. O centro Astley criado foi em Londres e foi chamado de Royal Amphitheatre of Arts.
Por fim, os atos circenses de Astley espalharam-se por outras partes
da Europa, e o circo Astray fundado em Paris ficou conhecido como o Amphithéâtre Anglois no Brasil em meados do século XIX, e foi trazido à região por famílias.
Entretanto, é importante saber que a arte do circo, que visa entreter
o público como parte de um espetáculo, remonta aos tempos antigos e já
era praticada por pessoas como os gregos. O primeiro local para este tipo de apresentação foi criado na Roma antiga.
Este lugar foi chamado Circus Maximus, onde corridas de cavalos,
espetáculos de animais selvagens, lutas de gladiadores, etc.,
aconteceram. Com o colapso do Império Romano no século V, estas cenas desapareceram.
Atividades de circo para alunos da creche.
Com estas atividades nós do site alfakids.org oferecemos atividades para trabalhar as seguintes habilidades da BNCC.
(EI02CG05) – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais,
adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre
outros. (EI02EF09) – Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. (EI02ET07) – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
Com estas atividades nós do site alfakids.org oferecemos atividades para trabalhar as seguintes habilidades da BNCC.
(EI03CG05) – Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. (EI03TS02)
– Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem,
dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e
tridimensionais. (EI03EF09) – Levantar hipóteses em relação à
linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio
de escrita espontânea.
São atividades desde a educação infantil para se trabalhar no dia do
circo até o terceiro ano, podendo então serem adaptadas para demais
séries caso aja necessidade. Nosso maior compromisso é exatamente em
facilitar o seu trabalho querido professor.
Podemos começar com as atividades para o dia do circo para a turma da
creche, são dezesseis páginas páginas de atividades para que possa ter a
sua aula uma grande brincadeira e assim pode também começar contando
sobre o dia do circo.
O Dia do Circo em 27 de março é um dia para celebrar as artes
circenses, uma das artes e passatempos mais tradicionais do país. A data
é uma referência ao aniversário de Piolin, o palhaço, que teve muito
sucesso na década de 1920 e foi apreciado pelos modernistas.
O Dia do Circo é celebrado em nosso país para honrar a arte circense,
uma forma de arte muito tradicional que se desenvolveu em nosso país no
século XIX. Este dia é comemorado em homenagem a Abelardo Pinto, que
ficou famoso como o palhaço Piolin. Sua carreira atingiu seu auge na
década de 1920.
Abelardo
Pinto nasceu em 27 de março de 1887 em Ribeirão Preto, São Paulo, de
uma família de pais de circo, e trabalhou no circo desde cedo. Ele se
tornou um palhaço em 1917 e cimentou sua carreira como um dos maiores
palhaços do Brasil.
O apelido Piolin foi dado a ele por um dos artistas de circo por
causa de suas características físicas, ou seja, suas pernas longas e
finas. Piolin em espanhol significa “corda ou barbante”.
Circo onde o palhaço Piolin se apresentava – Circo Alcebiades
O ponto alto de sua carreira veio quando ele trabalhou no Circo
Alcebiades no Largo do Paiçandu, em São Paulo. Lá, Piolin atraiu um
grande público e foi considerado um palhaço muito divertido, conhecido
por seus truques de malabarismo e por vários atos acrobáticos.
Piolin era tão famoso que o circo Arcebiades estava repleto de
pessoas que queriam vê-lo. Ele também foi admirado por destacados
representantes do modernismo brasileiro, como Mario de Andrade, Oswaldo de Andrade, Tarsila do Amaral. Outro público importante para Piolin foi Washington Ruiz, Presidente do Brasil de 1926 a 1930.
Em 1929, os modernistas decidiram homenagear Piolin organizando um
evento chamado “Banquete de Comedores de Homens”, e em 1972, por ocasião
do 50º aniversário da Semana de Arte Moderna,
uma nova homenagem foi organizada. Desde então, o dia 27 de março foi
designado Dia do Circo em homenagem a este grande artista de circo.
Origem do circo
O circo moderno, tal como o conhecemos, teve origem na Grã-Bretanha
em meados do século XVIII. Começou quando um ex-soldado chamado Philip
Astley abriu um centro para shows de cavalos com acrobacias e
malabaristas. O centro Astley criado foi em Londres e foi chamado de Royal Amphitheatre of Arts.
Por fim, os atos circenses de Astley espalharam-se por outras partes
da Europa, e o circo Astray fundado em Paris ficou conhecido como o Amphithéâtre Anglois no Brasil em meados do século XIX, e foi trazido à região por famílias.
Entretanto, é importante saber que a arte do circo, que visa entreter
o público como parte de um espetáculo, remonta aos tempos antigos e já
era praticada por pessoas como os gregos. O primeiro local para este tipo de apresentação foi criado na Roma antiga.
Este lugar foi chamado Circus Maximus, onde corridas de cavalos,
espetáculos de animais selvagens, lutas de gladiadores, etc.,
aconteceram. Com o colapso do Império Romano no século V, estas cenas desapareceram.
Atividades de circo para alunos da creche.
Com estas atividades nós do site alfakids.org oferecemos atividades para trabalhar as seguintes habilidades da BNCC.
(EI02CG05) – Desenvolver progressivamente as habilidades manuais,
adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre
outros. (EI02EF09) – Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos. (EI02ET07) – Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
Com estas atividades nós do site alfakids.org oferecemos atividades para trabalhar as seguintes habilidades da BNCC.
(EI03CG05) – Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. (EI03TS02)
– Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem,
dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e
tridimensionais. (EI03EF09) – Levantar hipóteses em relação à
linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio
de escrita espontânea.
No Brasil, este dia pode ser comemorado em momentos diferentes. Para sermos mais exatos em três eventos comemorativos.
Dia Mundial da Família – 15/05
O primeiro é o Dia Internacional da Família, celebrado todos os anos
no dia 15 de maio. Este dia foi estabelecido pela Organização das Nações
Unidas e reflete a importância que a comunidade internacional atribui
às questões familiares e sua importância para o desenvolvimento e para a
criação de melhores condições de vida para todos.
Dia Nacional da Família – 08/12
O segundo dia de comemoração no Brasil é o Dia Nacional da Família, celebrado todos os anos no dia 8 de dezembro.
Em nosso país, esta data foi estabelecida por um decreto em 1968.
Muitos antigos relatam que esta data também foi escolhida por ser o dia
da Imaculada Conceição da Virgem Maria, um dia religioso no qual podemos
ter em mente que a família é um bem que deve ser cuidado.
Em algum momento este dia foi considerado um feriado religioso, mas
não é mais assim; em algumas cidades é considerado um dia opcional de
descanso.
Dia Nacional da Família na escola – 24/04
A terceira data comemorativa no Brasil foi enquadrada pelo Ministério
da Educação (MEC) como o Dia Nacional da Família na Escola, que é
comemorado todos os anos em 24 de abril em todas as escolas do país.
É um momento em que as escolas, juntamente com as famílias, reforçam a
importância destes dois aspectos para as crianças, lembrando-as da boa
convivência na família, relações com os outros, trabalho em equipe,
respeito, diálogo e outras relações necessárias que compõem o vínculo
familiar.
Dia da Família
Este dia é dedicado a honrar e lembrar a importância das
“instituições” familiares na vida humana, que ajudam a moldar a
educação, a cultura, a moral e a ética comuns a todos.
Uma família não consiste apenas de mãe e pai, mas também de todos
aqueles que se preocupam e protegem. Somente avós, mães solteiras, pais
solteiros, mães e mães ou pais e pais podem criar uma família. O
importante é quem cuida deles e os cria, não apenas quem, como dizem,
“os trouxe para o mundo”.
No Brasil, este dia pode ser comemorado em momentos diferentes. Para sermos mais exatos em três eventos comemorativos.
Dia Mundial da Família – 15/05
O primeiro é o Dia Internacional da Família, celebrado todos os anos
no dia 15 de maio. Este dia foi estabelecido pela Organização das Nações
Unidas e reflete a importância que a comunidade internacional atribui
às questões familiares e sua importância para o desenvolvimento e para a
criação de melhores condições de vida para todos.
Dia Nacional da Família – 08/12
O segundo dia de comemoração no Brasil é o Dia Nacional da Família, celebrado todos os anos no dia 8 de dezembro.
Em nosso país, esta data foi estabelecida por um decreto em 1968.
Muitos antigos relatam que esta data também foi escolhida por ser o dia
da Imaculada Conceição da Virgem Maria, um dia religioso no qual podemos
ter em mente que a família é um bem que deve ser cuidado.
Em algum momento este dia foi considerado um feriado religioso, mas
não é mais assim; em algumas cidades é considerado um dia opcional de
descanso.
Dia Nacional da Família na escola – 24/04
A terceira data comemorativa no Brasil foi enquadrada pelo Ministério
da Educação (MEC) como o Dia Nacional da Família na Escola, que é
comemorado todos os anos em 24 de abril em todas as escolas do país.
É um momento em que as escolas, juntamente com as famílias, reforçam a
importância destes dois aspectos para as crianças, lembrando-as da boa
convivência na família, relações com os outros, trabalho em equipe,
respeito, diálogo e outras relações necessárias que compõem o vínculo
familiar.
Dia da Família
Este dia é dedicado a honrar e lembrar a importância das
“instituições” familiares na vida humana, que ajudam a moldar a
educação, a cultura, a moral e a ética comuns a todos.
Uma família não consiste apenas de mãe e pai, mas também de todos
aqueles que se preocupam e protegem. Somente avós, mães solteiras, pais
solteiros, mães e mães ou pais e pais podem criar uma família. O
importante é quem cuida deles e os cria, não apenas quem, como dizem,
“os trouxe para o mundo”.
Nossa missão é introduzir a educação preventiva e tomar ações
educacionais com a comunidade escolar para divulgar os conselhos e
informações necessárias para desenvolver hábitos saudáveis para prevenir
e evitar doenças orais.
A prevenção é a melhor maneira de melhorar a qualidade de vida e o
bem-estar social, pois a saúde oral tem um impacto direto sobre o
bem-estar geral de uma pessoa.
Portanto, é importante fornecer orientação para que todas as crianças
possam compreender e se proteger de problemas desnecessários.
A maioria das crianças odeia obrigações e rotina. Afinal, eles estão
descobrindo um mundo totalmente novo e não querem estar presos a um
certo tempo e horário. Portanto, é necessária uma abordagem criativa da
higiene oral das crianças.
Independentemente da idade da criança, uma coisa é certa: a higiene
oral é essencial e deve começar antes do aparecimento dos primeiros
dentes. Isto é para garantir que nossos filhos cresçam com dentes
saudáveis e aprendam a higiene oral desde cedo.
Mas ao final do dia, como incorporar esse cuidado em nossa rotina
diária de uma forma que seja lúdica e divertida para as crianças? Abaixo
discutimos este tópico e damos algumas dicas de ouro sobre como tornar a
escovação de dentes mais divertida.
Nossa missão é introduzir a educação preventiva e tomar ações
educacionais com a comunidade escolar para divulgar os conselhos e
informações necessárias para desenvolver hábitos saudáveis para prevenir
e evitar doenças orais.
A prevenção é a melhor maneira de melhorar a qualidade de vida e o
bem-estar social, pois a saúde oral tem um impacto direto sobre o
bem-estar geral de uma pessoa.
Portanto, é importante fornecer orientação para que todas as crianças
possam compreender e se proteger de problemas desnecessários.
A maioria das crianças odeia obrigações e rotina. Afinal, eles estão
descobrindo um mundo totalmente novo e não querem estar presos a um
certo tempo e horário. Portanto, é necessária uma abordagem criativa da
higiene oral das crianças.
Independentemente da idade da criança, uma coisa é certa: a higiene
oral é essencial e deve começar antes do aparecimento dos primeiros
dentes. Isto é para garantir que nossos filhos cresçam com dentes
saudáveis e aprendam a higiene oral desde cedo.
Mas ao final do dia, como incorporar esse cuidado em nossa rotina
diária de uma forma que seja lúdica e divertida para as crianças? Abaixo
discutimos este tópico e damos algumas dicas de ouro sobre como tornar a
escovação de dentes mais divertida.
A finalidade da Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir é um termômetro de como as crianças estão no início do ano letivo.
Isso nada mais é do que um conhecimento prévio do que os alunos já
vem dos anos anteriores do que sabem, o que precisam ainda desenvolver e
aprender.
Desde início do ano letivo as escolas aplicam a diagnóstica bimestral ou semestral com conteúdos relacionados à ao que fui já estudado anteriormente.
Por isso é muito importante desde o começo do ano ter esse
conhecimento prévio para que o professor possa planejar os seus
conteúdos de acordo com o conhecimento da turma.
Eu mesma passei por uma experiência no ano passado com uma turma de
terceiro ano do ensnino fundamental 1, onde a maioria deles ainda não
estavam alfabetizados.
A partir do ponto inicial da diagnostica consegui elaborar uma
estratégia para retomada de conteúdos e assim prosseguir como ponto de
partida visando o que os alunos precisavam aprender naquele momento.
É assim precisamos sempre observar o termômetro da turma como estão e como precisam avançar.
A
partir daí o professor tem um norte uma base para dar início as
diferentes estratégias e planos para que as crianças possam avançar de
forma gradativa e com sucesso.
O que diz a BNCC quanto as Avaliação diagnóstica
Portanto de acordo com a Base Nacional Comum Curricular
os métodos de diagnóstico inicial e o processo de avaliação devem ser
diversificados e comprometidas com aprendizagem ativa dos alunos como
princípios básicos:
os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes;
o conteúdo a ser ensinado e sua natureza;
a variação de estratégias e o levantamento de múltiplas hipóteses didáticas.
A partir desse ponto podemos desenvolver em sala de aula um
levantamento dos conhecimentos e o mapeamento das experiências que eles
as crianças já sabem.
Sobretudo vale também verificar o que as crianças já sabem para
favorecer uma escolha de estratégias didáticas que permita professor a
investigar e construir os conhecimentos novos.
Esse processo deve ser realizado de forma de escrita e leitura dos conteúdos de matemática e língua portuguesa.
Veja como imprimir estes dois modelos de Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir
Atenção: para salvar estes recursos em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão no DRIVE DO GOOGLE
Para imprimir direto do COMPUTADOR basta clicar na imagem com o botão direito do mouse em cima da imagem, selecione a opção “salvar como”.
Entretanto, no CELULAR clique na imagem desejada,
mantendo o dedo em cima da imagem até que apareça a opção “salvar
imagem”. As imagens serão salvas no local que estiver configurado para
salvar no seu celular.
No SAFARI DO IPHONE é necessário clicar uma vez, e clicar novamente e segurar. Depois arraste a imagem para cima e clique em salvar imagem
ATENÇÃO! PARA SALVAR EM ALTA RESOLUÇÃO, É NECESSÁRIO CLICAR NA IMAGEM
A finalidade da Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir é um termômetro de como as crianças estão no início do ano letivo.
Isso nada mais é do que um conhecimento prévio do que os alunos já
vem dos anos anteriores do que sabem, o que precisam ainda desenvolver e
aprender.
Desde início do ano letivo as escolas aplicam a diagnóstica bimestral ou semestral com conteúdos relacionados à ao que fui já estudado anteriormente.
Por isso é muito importante desde o começo do ano ter esse
conhecimento prévio para que o professor possa planejar os seus
conteúdos de acordo com o conhecimento da turma.
Eu mesma passei por uma experiência no ano passado com uma turma de
terceiro ano do ensnino fundamental 1, onde a maioria deles ainda não
estavam alfabetizados.
A partir do ponto inicial da diagnostica consegui elaborar uma
estratégia para retomada de conteúdos e assim prosseguir como ponto de
partida visando o que os alunos precisavam aprender naquele momento.
É assim precisamos sempre observar o termômetro da turma como estão e como precisam avançar.
A
partir daí o professor tem um norte uma base para dar início as
diferentes estratégias e planos para que as crianças possam avançar de
forma gradativa e com sucesso.
O que diz a BNCC quanto as Avaliação diagnóstica
Portanto de acordo com a Base Nacional Comum Curricular
os métodos de diagnóstico inicial e o processo de avaliação devem ser
diversificados e comprometidas com aprendizagem ativa dos alunos como
princípios básicos:
os conhecimentos prévios e as experiências dos estudantes;
o conteúdo a ser ensinado e sua natureza;
a variação de estratégias e o levantamento de múltiplas hipóteses didáticas.
A partir desse ponto podemos desenvolver em sala de aula um
levantamento dos conhecimentos e o mapeamento das experiências que eles
as crianças já sabem.
Sobretudo vale também verificar o que as crianças já sabem para
favorecer uma escolha de estratégias didáticas que permita professor a
investigar e construir os conhecimentos novos.
Esse processo deve ser realizado de forma de escrita e leitura dos conteúdos de matemática e língua portuguesa.
Veja como imprimir estes dois modelos de Avaliação diagnóstica 2 ano para imprimir
Atenção: para salvar estes recursos em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão no DRIVE DO GOOGLE
Para imprimir direto do COMPUTADOR basta clicar na imagem com o botão direito do mouse em cima da imagem, selecione a opção “salvar como”.
Entretanto, no CELULAR clique na imagem desejada,
mantendo o dedo em cima da imagem até que apareça a opção “salvar
imagem”. As imagens serão salvas no local que estiver configurado para
salvar no seu celular.
No SAFARI DO IPHONE é necessário clicar uma vez, e clicar novamente e segurar. Depois arraste a imagem para cima e clique em salvar imagem
ATENÇÃO! PARA SALVAR EM ALTA RESOLUÇÃO, É NECESSÁRIO CLICAR NA IMAGEM
Uma das aulas mais incríveis que as crianças gostam é essa Dinâmica volta às aulas pipoca.
No início do ano letivo a Dinâmica volta às aulas pipoca é uma das áreas mais incríveis que eu já fiz.
Sobretudo em destaque além das 30 perguntas que a dinâmica voltas aulas
possui t acompanha uma imagem de uma pipoca com a boca grande onde a
criança ao ler a pergunta e responder para sala ela poderá colocar
dentro da “boca da pipoca”.
Além disso outra ideia também que pode ser puxada é o kit pipocando
que acompanha quatro atividades já vou pesquisar são, uma brincadeira
com letra inicial relacionada a imagem e a leitura do pipoca operou a de
Rubem Alves adaptada para as crianças pequenas.
Assim ela fica muito mais divertida de forma que as crianças aprendem brincando.
Pra finalizar também deixei o modelo de lembrancinha aqui pra ser
entregue ao final da aula e também deixar a sugestão para que as
crianças façam um dia diferente como cineminha distribuindo pipocas para
deixar um momento bem aconchegante e diferente.
Partiu fazer uma aula inesquecível?
Veja como imprimir Dinâmica volta às aulas pipoca
Atenção: para salvar estes recursos da Dinâmica volta às aulas pipoca em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão no DRIVE DO GOOGLE
Uma das aulas mais incríveis que as crianças gostam é essa Dinâmica volta às aulas pipoca.
No início do ano letivo a Dinâmica volta às aulas pipoca é uma das áreas mais incríveis que eu já fiz.
Sobretudo em destaque além das 30 perguntas que a dinâmica voltas aulas
possui t acompanha uma imagem de uma pipoca com a boca grande onde a
criança ao ler a pergunta e responder para sala ela poderá colocar
dentro da “boca da pipoca”.
Além disso outra ideia também que pode ser puxada é o kit pipocando
que acompanha quatro atividades já vou pesquisar são, uma brincadeira
com letra inicial relacionada a imagem e a leitura do pipoca operou a de
Rubem Alves adaptada para as crianças pequenas.
Assim ela fica muito mais divertida de forma que as crianças aprendem brincando.
Pra finalizar também deixei o modelo de lembrancinha aqui pra ser
entregue ao final da aula e também deixar a sugestão para que as
crianças façam um dia diferente como cineminha distribuindo pipocas para
deixar um momento bem aconchegante e diferente.
Partiu fazer uma aula inesquecível?
Veja como imprimir Dinâmica volta às aulas pipoca
Atenção: para salvar estes recursos da Dinâmica volta às aulas pipoca em PDF você deve estar logado no Gmail pois estão no DRIVE DO GOOGLE