Material necessário:
• 10 caixas de giz de lousa vazias (ou outras 10 caixas de
tamanho similar)
• Bolas de papel-jornal amassado
• Cola
Como fazer:
• Colocam-se as caixas no chão com as aberturas para cima.
Marca-se uma linha de onde cada jogador irá jogar sua bola.
Cada aluno poderá jogar a bola de papel-jornal uma única vez.
• Retire as tampas das 10 caixas e cole-as em disposição
triangular, como mostra a ilustração. No interior das caixas,
marque o número de pontos conforme a indicação
• Peça que os alunos amassem uma folha de jornal para
formar uma bolinha. Em seguida, peça que embrulhem a
bolinha com outra folha de jornal, de forma que fique bem
redondinha. Ajude-os a usar fita adesiva para fixar as folhas
e deixar a bola mais firme. (As atividades de modelação
para obter formas arredondadas são importantes no
desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.
Como jogar:
• Se acertar, deverá retirar a bola da caixinha em que caiu e
verificar quantos pontos conseguiu. Em seguida, anotará os
pontos obtidos, na frente do seu nome, em uma tabela.
• Veja abaixo um exemplo de cartaz com tabela para o registro
dos pontos que cada aluno obteve. Pode-se explorar o registro
usando símbolo (bolinha) em conjunto com a escrita do
numeral, que pode ser feita pelo aluno ou pelo(a) professor(a).
• Quando os alunos já dominarem a idéia de adição, pode-se
trabalhar com o lançamento de 2 ou 3 bolas de jornal
amassado e com o registro da adição dos pontos obtidos
em uma tabela similar à apresentada.
• Pode-se também adaptar as regras
para trabalhar com uma pilha de
latas de refrigerante, que deverão
ser derrubadas por uma bola
feita de pano e meia.
* SUGESTÃO
Se forem crianças maiores, o professor poderá trabalhar com as crianças,
o algoritmo da multiplicação, jogando duas bolinhas e multiplicando os
números que sairem.
Material necessário:
• 10 caixas de giz de lousa vazias (ou outras 10 caixas de
tamanho similar)
• Bolas de papel-jornal amassado
• Cola
Como fazer:
• Colocam-se as caixas no chão com as aberturas para cima.
Marca-se uma linha de onde cada jogador irá jogar sua bola.
Cada aluno poderá jogar a bola de papel-jornal uma única vez.
• Retire as tampas das 10 caixas e cole-as em disposição
triangular, como mostra a ilustração. No interior das caixas,
marque o número de pontos conforme a indicação
• Peça que os alunos amassem uma folha de jornal para
formar uma bolinha. Em seguida, peça que embrulhem a
bolinha com outra folha de jornal, de forma que fique bem
redondinha. Ajude-os a usar fita adesiva para fixar as folhas
e deixar a bola mais firme. (As atividades de modelação
para obter formas arredondadas são importantes no
desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas.
Como jogar:
• Se acertar, deverá retirar a bola da caixinha em que caiu e
verificar quantos pontos conseguiu. Em seguida, anotará os
pontos obtidos, na frente do seu nome, em uma tabela.
• Veja abaixo um exemplo de cartaz com tabela para o registro
dos pontos que cada aluno obteve. Pode-se explorar o registro
usando símbolo (bolinha) em conjunto com a escrita do
numeral, que pode ser feita pelo aluno ou pelo(a) professor(a).
• Quando os alunos já dominarem a idéia de adição, pode-se
trabalhar com o lançamento de 2 ou 3 bolas de jornal
amassado e com o registro da adição dos pontos obtidos
em uma tabela similar à apresentada.
• Pode-se também adaptar as regras
para trabalhar com uma pilha de
latas de refrigerante, que deverão
ser derrubadas por uma bola
feita de pano e meia.
* SUGESTÃO
Se forem crianças maiores, o professor poderá trabalhar com as crianças,
o algoritmo da multiplicação, jogando duas bolinhas e multiplicando os
números que sairem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário