Projeto em cada casa um conto



PROJETO EM CADA CASA UM CONTO
Justificativa:
As histórias estão sempre presentes no cotidiano das pessoas, através delas as crianças podem viajar por caminhos que geralmente não iriam. Os contos exercem uma função significativa na imaginação dos pequenos, além de proporcionar um valor cultural a cada um. A leitura é o principal foco no sucesso do aluno, sem a leitura o aluno não transfere seus gostos e nem compartilha da diversão que as rodas, as brincadeiras e o prazer de ler compreendem em sala de aula ou fora dela.
Objetivo Geral:
- Desvendar o prazer pela leitura aos alunos que ainda não se apropriaram do sistema de leitura alfabética
Objetivos Específicos:
- Estimular a participação dos alunos não leitores em situações de leitura compartilhada em sala de aula.
- Desenvolver parcerias com os pais dos alunos não leitores, a fim de estimulá-los a incentivar seus filhos no hábito da leitura, para que possam interagi igualmente com os demais colegas em sala de aula.
Publico Alvo:
·         Alunos do 3º do Ensino Fundamental
·         Quatro famílias da comunidade
Duração do Projeto:
De outubro a Dezembro de 2015
Desenvolvimento das Ações:
·         Reunião com núcleo gestor para apresentação do projeto
·         Realizar atividades de leitura e explicação do projeto em sala de aula
·         Fazer seleção de boas obras (livros) para apresentar aos pais
·         Organizar a rotina de visitação na residência dos alunos que não conseguem ler
·         Ler em sala de aula com antecedência todas as histórias que serão apresentadas nas residências.
·         Preparar os alunos para as visitas
·         Fazer roda de conversa após cada visita para analisar as ações já desenvolvidas
·         Organizar cenário da contação de história como: tapete de leitura, avental, livros, e tarjetas de interpretação oral.
·         Montar o cenário ao chegar à residência e conversar com a família sobre como o projeto acontecerá
Indicações de rotina:

        As visitas realizadas nas residências dos alunos propõe um contato mais direto com os pais, para que entendam a importância de colaborar com o sucesso e crescimento educativo do seu filho dentro da escola. Após a leitura na casa do aluno, serão propostas intervenções de leitura com a participação da família, com perguntas simples: Título da história, personagens, tempo em que se passa, assunto principal, parte que  mais gostou etc. Neste momento o professor junto com a direção da escola, tentará mostrar a família, que essas ações são as que os seus filhos participam em sala de aula, e que a  leitura é o principal objetivo deste trabalho.
Entende-se, portanto, que a partir desta ação, os pais possam ajudar seus filhos na leitura, já que viram de perto outros coleguinhas lendo fluentemente. E que o prazer de contar histórias, deve acontecer primeiro em casa e estender-se fora dela.
Jocermay Elias

Professora do 3º ano do Ensino Fundamental.

Fotos das visitas:




Ficha de acompanhamento do Projeto



PROJETO EM CADA CASA UM CONTO
Justificativa:
As histórias estão sempre presentes no cotidiano das pessoas, através delas as crianças podem viajar por caminhos que geralmente não iriam. Os contos exercem uma função significativa na imaginação dos pequenos, além de proporcionar um valor cultural a cada um. A leitura é o principal foco no sucesso do aluno, sem a leitura o aluno não transfere seus gostos e nem compartilha da diversão que as rodas, as brincadeiras e o prazer de ler compreendem em sala de aula ou fora dela.
Objetivo Geral:
- Desvendar o prazer pela leitura aos alunos que ainda não se apropriaram do sistema de leitura alfabética
Objetivos Específicos:
- Estimular a participação dos alunos não leitores em situações de leitura compartilhada em sala de aula.
- Desenvolver parcerias com os pais dos alunos não leitores, a fim de estimulá-los a incentivar seus filhos no hábito da leitura, para que possam interagi igualmente com os demais colegas em sala de aula.
Publico Alvo:
·         Alunos do 3º do Ensino Fundamental
·         Quatro famílias da comunidade
Duração do Projeto:
De outubro a Dezembro de 2015
Desenvolvimento das Ações:
·         Reunião com núcleo gestor para apresentação do projeto
·         Realizar atividades de leitura e explicação do projeto em sala de aula
·         Fazer seleção de boas obras (livros) para apresentar aos pais
·         Organizar a rotina de visitação na residência dos alunos que não conseguem ler
·         Ler em sala de aula com antecedência todas as histórias que serão apresentadas nas residências.
·         Preparar os alunos para as visitas
·         Fazer roda de conversa após cada visita para analisar as ações já desenvolvidas
·         Organizar cenário da contação de história como: tapete de leitura, avental, livros, e tarjetas de interpretação oral.
·         Montar o cenário ao chegar à residência e conversar com a família sobre como o projeto acontecerá
Indicações de rotina:

        As visitas realizadas nas residências dos alunos propõe um contato mais direto com os pais, para que entendam a importância de colaborar com o sucesso e crescimento educativo do seu filho dentro da escola. Após a leitura na casa do aluno, serão propostas intervenções de leitura com a participação da família, com perguntas simples: Título da história, personagens, tempo em que se passa, assunto principal, parte que  mais gostou etc. Neste momento o professor junto com a direção da escola, tentará mostrar a família, que essas ações são as que os seus filhos participam em sala de aula, e que a  leitura é o principal objetivo deste trabalho.
Entende-se, portanto, que a partir desta ação, os pais possam ajudar seus filhos na leitura, já que viram de perto outros coleguinhas lendo fluentemente. E que o prazer de contar histórias, deve acontecer primeiro em casa e estender-se fora dela.
Jocermay Elias

Professora do 3º ano do Ensino Fundamental.

Fotos das visitas:




Ficha de acompanhamento do Projeto


Nenhum comentário:

Postar um comentário