Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Jogar bingo com diferentes variações;
· Realizar operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão;
· Desenvolver raciocínio lógico matemático;
· Aprimorar sua rapidez nos cálculos;
· Aperfeiçoar a leitura e a escrita de números;
· Registrar as atividades realizadas;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
· Realizar operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão;
· Desenvolver raciocínio lógico matemático;
· Aprimorar sua rapidez nos cálculos;
· Aperfeiçoar a leitura e a escrita de números;
· Registrar as atividades realizadas;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para
a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas
algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois
é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se
relacionarem com os colegas.
Estratégias e recursos da aula
Informações ao professor
Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,
na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas
pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a
nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:
Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de set. 2013.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 01 de set. 2013.
A partir do trabalho com bingos matemáticos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo números e operações:
Professor, no ensino da Matemática estamos sempre preocupados como o aluno irá absorver o conteúdo e, dessa forma, muitas vezes os meios tradicionais de ensino se mostram insuficientes no processo da aprendizagem. O “Jogo Matemático”, quando bem elaborado juntamente com o contexto Matemático, se torna uma ótima ferramenta na assimilação e construção do conhecimento. Além da mudança na rotina de sala de aula e do interesse que esse método pode despertar no aluno, o jogo auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo, senso cooperativo e socialização do aluno.
Professor, apresentaremos diferentes maneiras de se trabalhar com o bingo matemático na sala de aula, buscando abordar as operações e outros conceitos matemáticos, bem como a utilização desse jogo nos primeiros anos (1º, 2º e 3º) do Ensino Fundamental.
As orientações abaixo, não são estanques ou fechadas em cada ano de ensino, mas sim, sugestões de se trabalhar com alguns conceitos matemáticos. Dessa forma um bingo de multiplicação disposto nessa aula no 3º ano, poderia, por exemplo, ser trabalhado em uma turma de 2º ano, caso esse conteúdo fosse abordado.
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.
Em seguida, vá sorteando os números e peça para os alunos circularem com o lápis ou colocarem um marcador em cima do número (exemplo: feijões). Sempre que um número for sorteado, registre-o na lousa para os alunos compararem o número no quadro com o da cartela.
Professor, à medida que for trabalhando com os conceitos de adição e subtração, o jogo do bingo pode ser adaptado para contribuir nesse processo de aprendizagem.
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno. Em seguida, escreva uma operação de cada vez na lousa ou se preferir fale/dite as operações para os alunos.
Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-los na cartela, se preferirem, eles poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.
Professor, outra forma de jogar, seria, ao invés de se registrar os números na cartela, seria registrá-los por extenso. Dessa maneira o aluno escutaria o número (bingo 1) ou a operação (bingo 2) e verificaria por meio da leitura por extenso, se há esse número em sua cartela.
Professor, os jogos acima trabalhados no 1º ano, poderão também ser realizados no 2º ano com o nível de dificuldade um pouco mais elevado.
No bingo por extenso, pense em operações em que os resultados sejam números que os alunos geralmente ficam em dúvidas no momento da escrita.
Exemplo:
18+25= quarenta e três
30+24= cinquenta e quatro
30+35= sessenta e cinco
Professor, em uma turma de 2º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem os numerais, as operações de adição e de subtração sem reagrupamento, antecessor e sucessor, ordem numérica, dezenas e unidades.
Material:
Modo de jogar:
Enfim, professor, crie diferentes desafios para os alunos resolverem.
Professor, disponibilize cartelas originais de bingo para cada aluno.
Realize o sorteio dos números e peça para os alunos marcarem circulando com o lápis os números que obtiverem, a fim de preencherem toda cartela.
Se preferir, um aluno poderá ser o sorteador do bingo, enquanto você registra na lousa os números sorteados. Dessa maneira, você acompanhará mais de perto os alunos tiverem maiores dificuldades.
Após o bingo, sugerimos a seguinte atividade de registro no caderno de Matemática.
Professor, em uma turma de 3º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) centenas, dezenas e unidades, pares e ímpares e outros conceitos matemáticos.
Materiais:
A cada ficha sorteada, os alunos devem procurar em sua cartela a operação que corresponde ao resultado sorteado e marcar com o lápis ou outro marcador. Por exemplo: se a ficha sorteada for 10, os alunos irão procurar as seguintes operações:
Cante operações que deverão ser calculadas e em seguida assinaladas as respostas. Faça cálculos que tenham operações de adição com parcelas iguais. Por exemplo: 10+10+10; 2+2+2+2+2+2; 23+23+23+23.
Professor, é muito importante após os jogos os alunos registrarem a atividade vivenciada. Abaixo, listamos algumas formas do que se registrar, a partir de um bingo.
Professor, elabore para os alunos resolverem, atividades que contemplem os conteúdos já trabalhados, por exemplo:
Professor
não se esqueça de pedir que os alunos registrem sua opinião sobre a
atividade, inclusive possíveis dificuldades encontradas. Faça indagações
que possibilitem compreender como foi jogar com o colega e o que
acharam mais difícil e mais fácil.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:
Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de set. 2013.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 01 de set. 2013.
A partir do trabalho com bingos matemáticos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo números e operações:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012. p. 28.
Professor, no ensino da Matemática estamos sempre preocupados como o aluno irá absorver o conteúdo e, dessa forma, muitas vezes os meios tradicionais de ensino se mostram insuficientes no processo da aprendizagem. O “Jogo Matemático”, quando bem elaborado juntamente com o contexto Matemático, se torna uma ótima ferramenta na assimilação e construção do conhecimento. Além da mudança na rotina de sala de aula e do interesse que esse método pode despertar no aluno, o jogo auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo, senso cooperativo e socialização do aluno.
Professor, apresentaremos diferentes maneiras de se trabalhar com o bingo matemático na sala de aula, buscando abordar as operações e outros conceitos matemáticos, bem como a utilização desse jogo nos primeiros anos (1º, 2º e 3º) do Ensino Fundamental.
As orientações abaixo, não são estanques ou fechadas em cada ano de ensino, mas sim, sugestões de se trabalhar com alguns conceitos matemáticos. Dessa forma um bingo de multiplicação disposto nessa aula no 3º ano, poderia, por exemplo, ser trabalhado em uma turma de 2º ano, caso esse conteúdo fosse abordado.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma turma de 1º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem os numerais e também as operações simples de adição e de subtração. Geralmente os alunos desse ano de ensino devem reconhecer os numerais de 0 a 99.1 - BINGO DOS NÚMEROS
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.
Fonte: Imagem da própria autora.
Em seguida, vá sorteando os números e peça para os alunos circularem com o lápis ou colocarem um marcador em cima do número (exemplo: feijões). Sempre que um número for sorteado, registre-o na lousa para os alunos compararem o número no quadro com o da cartela.
Variação:
Se preferir, providencie uma cartela em branco para cada aluno e estipule até qual número vai o bingo. Peça para registrarem os números que quiserem na cartela, conforme o limite estipulado.Professor, à medida que for trabalhando com os conceitos de adição e subtração, o jogo do bingo pode ser adaptado para contribuir nesse processo de aprendizagem.
2 - BINGO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno. Em seguida, escreva uma operação de cada vez na lousa ou se preferir fale/dite as operações para os alunos.
2+2
6-1
4+3
8-5
Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-los na cartela, se preferirem, eles poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.
3 - BINGO POR EXTENSO
Professor, outra forma de jogar, seria, ao invés de se registrar os números na cartela, seria registrá-los por extenso. Dessa maneira o aluno escutaria o número (bingo 1) ou a operação (bingo 2) e verificaria por meio da leitura por extenso, se há esse número em sua cartela.
Fonte: Imagem da própria autora.
Variação:
Se preferir, entregue uma cartela em branco com mais espaço para cada aluno e peça para os alunos registrarem por extenso os números ou os resultados das operações.Professor, os jogos acima trabalhados no 1º ano, poderão também ser realizados no 2º ano com o nível de dificuldade um pouco mais elevado.
- Veja o exemplo de operações para o 2º ano, no bingo das operações:
13+5
14-3
30-10
25+5
No bingo por extenso, pense em operações em que os resultados sejam números que os alunos geralmente ficam em dúvidas no momento da escrita.
Exemplo:
18+25= quarenta e três
30+24= cinquenta e quatro
30+35= sessenta e cinco
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma turma de 2º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem os numerais, as operações de adição e de subtração sem reagrupamento, antecessor e sucessor, ordem numérica, dezenas e unidades.
1 - BINGO MALUCO
Material:
· Uma cartela de bingo contendo 9 espaços em branco para cada aluno.
Fonte: Imagem da própria autora.
- 100 fichinhas numeradas de 0 a 99, se preferir faça de 100 a 199;
- Grãos de feijão ou outro marcador.
Modo de jogar:
- Peça para os alunos escolherem 9 números de 0 a 99 e escreverem na cartela.
- Avise os alunos que esse bingo é maluco, pela forma de pronunciar o numeral. Você poderá trabalhar da seguinte forma. Veja alguns exemplos:
- É o sucessor de 58.
- É o antecessor de 84.
- É formado por 6 dezenas e 2 unidades.
- É o resultado de 50+49.
- É o resultado de 41-10.
Enfim, professor, crie diferentes desafios para os alunos resolverem.
2 – BINGO CARTELA CHEIA
Professor, disponibilize cartelas originais de bingo para cada aluno.
Fonte: Sítio: "Mister festas". Disponível em:<http://www.misterfestas.com.br/Festas-Tematicas/Festa-Junina/cartela-de-bingo-100-folhas-204971___204971-SIT.html>. Acesso em: 18 de set. 2013.
Realize o sorteio dos números e peça para os alunos marcarem circulando com o lápis os números que obtiverem, a fim de preencherem toda cartela.
Variação:
Se preferir, um aluno poderá ser o sorteador do bingo, enquanto você registra na lousa os números sorteados. Dessa maneira, você acompanhará mais de perto os alunos tiverem maiores dificuldades.
Após o bingo, sugerimos a seguinte atividade de registro no caderno de Matemática.
1) Faça o que se pede:
- Colora a 1ª coluna de verde.
- Colora a 2ª coluna de laranja.
- Colora a 3ª coluna de azul.
- Colora a 4ª coluna de vermelho.
- Colora a 5ª coluna de amarelo.
Fonte:
Imagem da própria autora. Atividade do bingo realizada na turma do 2º
ano C em 2013, na Escola de Educação Básica da UFU. Professora: Mariane
2) Na sua cartela há algum número formado por dezenas exatas?________. Qual (is)? __________.
3) Existe na sua cartela algum número formado por dois algarismos iguais?________. Qual (is)? ___________.
4) Quais são os antecessores dos números da 1ª coluna?
5) Quais são os sucessores dos números da 2ª coluna?
6) Coloque os números da 3ª coluna em ordem crescente.
7) Coloque os números da 4ª coluna em ordem decrescente.
8) Escreva por extenso os números da 5ª coluna.
9) Quais são os números pares da sua cartela?
10) Quais são os números ímpares?
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma turma de 3º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) centenas, dezenas e unidades, pares e ímpares e outros conceitos matemáticos.
BINGO DAS 4 OPERAÇÕES
Materiais:
- Uma cartela para cada aluno contendo as 4 operações matemáticas.
Fonte: Imagem da própria autora.
- Fichas com as respostas das operações feitas nas cartelas.
Fonte: Imagem da própria autora.
A cada ficha sorteada, os alunos devem procurar em sua cartela a operação que corresponde ao resultado sorteado e marcar com o lápis ou outro marcador. Por exemplo: se a ficha sorteada for 10, os alunos irão procurar as seguintes operações:
- 2x5 ou 5x2
- 40-30
- 10+0
- 90/9
Variação1:
Se preferir, coloque o resultado na cartela e faça fichas com as operações.Variação 2:
Se optar, faça cartelas somente com um tipo de uma operação, para fixar o conteúdo. Exemplo: cartela somente com operações de multiplicação.Cante operações que deverão ser calculadas e em seguida assinaladas as respostas. Faça cálculos que tenham operações de adição com parcelas iguais. Por exemplo: 10+10+10; 2+2+2+2+2+2; 23+23+23+23.
Variação 3:
Faça cartelas e fichas somente com resultados. Assim, o jogo poderá ser realizado em duplas, da seguinte forma: a cada ficha sorteada, um aluno da dupla se encarregará de marcar os números sorteados que estão presentes na cartela, enquanto o outro integrante se encarregará de anotar numa folha de papel a parte, as operações correspondentes aos resultados sorteados. Em cada cantada a dupla deverá inverter as funções: quem marcou o número na primeira vez, deverá escrever operações na segunda e assim sucessivamente, a fim de demonstrarem seus conhecimentos e agilidade ao resolverem as operações. Porém, não se exclui a possibilidade dos alunos resolverem as operações em parcerias: resolvem as operações juntos e em seguida descobrem se têm a resposta em sua cartela e assinalam.Importante:
Professor, enquanto os alunos escrevem as operações observe a reação deles: angústia, apreensão, facilidade, dificuldade, rapidez, ou quaisquer outras demonstrações de emoção/sentimento. Este é um rico espaço para trabalhar nossas expectativas frente aos desafios propostos.REGISTRANDO A ATIVIDADE
Professor, é muito importante após os jogos os alunos registrarem a atividade vivenciada. Abaixo, listamos algumas formas do que se registrar, a partir de um bingo.
- Nome da atividade e os objetivos propostos.
- Colagem ou desenho da cartela de bingo que utilizou para jogar.
- Registro de alguma operação que foi cantada durante a realização do bingo. Nome da operação. Escrita por extenso dessa operação.
Professor, elabore para os alunos resolverem, atividades que contemplem os conteúdos já trabalhados, por exemplo:
- Escreva os números ditados e as operações escritas para cada um;
- Escreva o resultado de cada operação por extenso;
- Faça a prova real das operações;
- Escreva os números ditados em algarismo e por extenso;
- Circule os números pares;
- Sublinhe os números ímpares;
- Escreva o antecessor e o sucessor de todos os números ímpares;
- Registre as operações em que o resultado é um número par, dentre outros.
Recursos Complementares
Sugestões para professores:
Fonte: Sítio: "S bem". Disponível em: <http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/1546_806_ID.pdf>. Artigo: Utilizando o bingo para aprender e ensinar matemática. Acesso em: 18 de set. 2013.
Fonte: Sítio: "S bem". Disponível em: <http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/1546_806_ID.pdf>. Artigo: Utilizando o bingo para aprender e ensinar matemática. Acesso em: 18 de set. 2013.
Avaliação
Professor,
a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e
nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que faça registros
diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada
um, com relação a participação no jogo do bingo, o reconhecimento dos
números, a realização das operações, bem como conceitos abordados nos
bingos: antecessor e sucessor, par e ímpar, dezenas e unidades, dentre
outros conceitos matemáticos. Dessa forma, é possível, analisar o
rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que
efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir
conhecimentos sobre os conceitos matemáticos abordados, bem como as
dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades
sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as
atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas
ajudarão no processo de formação do aluno.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52175
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52175
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Jogar bingo com diferentes variações;
· Realizar operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão;
· Desenvolver raciocínio lógico matemático;
· Aprimorar sua rapidez nos cálculos;
· Aperfeiçoar a leitura e a escrita de números;
· Registrar as atividades realizadas;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
· Realizar operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação e divisão;
· Desenvolver raciocínio lógico matemático;
· Aprimorar sua rapidez nos cálculos;
· Aperfeiçoar a leitura e a escrita de números;
· Registrar as atividades realizadas;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – Três (3) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para
a realização desta aula é necessário que já tenham sido desenvolvidas
algumas estratégias de participação e de interação em sala de aula, pois
é importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se
relacionarem com os colegas.
Estratégias e recursos da aula
Informações ao professor
Professor, por meio deste Portal, pretendemos ir ao encontro do programa de formação docente proposto pelo MEC: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa,
na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as práticas
pedagógicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a
nossa formação docente.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:
Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de set. 2013.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 01 de set. 2013.
A partir do trabalho com bingos matemáticos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo números e operações:
Professor, no ensino da Matemática estamos sempre preocupados como o aluno irá absorver o conteúdo e, dessa forma, muitas vezes os meios tradicionais de ensino se mostram insuficientes no processo da aprendizagem. O “Jogo Matemático”, quando bem elaborado juntamente com o contexto Matemático, se torna uma ótima ferramenta na assimilação e construção do conhecimento. Além da mudança na rotina de sala de aula e do interesse que esse método pode despertar no aluno, o jogo auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo, senso cooperativo e socialização do aluno.
Professor, apresentaremos diferentes maneiras de se trabalhar com o bingo matemático na sala de aula, buscando abordar as operações e outros conceitos matemáticos, bem como a utilização desse jogo nos primeiros anos (1º, 2º e 3º) do Ensino Fundamental.
As orientações abaixo, não são estanques ou fechadas em cada ano de ensino, mas sim, sugestões de se trabalhar com alguns conceitos matemáticos. Dessa forma um bingo de multiplicação disposto nessa aula no 3º ano, poderia, por exemplo, ser trabalhado em uma turma de 2º ano, caso esse conteúdo fosse abordado.
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.
Em seguida, vá sorteando os números e peça para os alunos circularem com o lápis ou colocarem um marcador em cima do número (exemplo: feijões). Sempre que um número for sorteado, registre-o na lousa para os alunos compararem o número no quadro com o da cartela.
Professor, à medida que for trabalhando com os conceitos de adição e subtração, o jogo do bingo pode ser adaptado para contribuir nesse processo de aprendizagem.
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno. Em seguida, escreva uma operação de cada vez na lousa ou se preferir fale/dite as operações para os alunos.
Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-los na cartela, se preferirem, eles poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.
Professor, outra forma de jogar, seria, ao invés de se registrar os números na cartela, seria registrá-los por extenso. Dessa maneira o aluno escutaria o número (bingo 1) ou a operação (bingo 2) e verificaria por meio da leitura por extenso, se há esse número em sua cartela.
Professor, os jogos acima trabalhados no 1º ano, poderão também ser realizados no 2º ano com o nível de dificuldade um pouco mais elevado.
No bingo por extenso, pense em operações em que os resultados sejam números que os alunos geralmente ficam em dúvidas no momento da escrita.
Exemplo:
18+25= quarenta e três
30+24= cinquenta e quatro
30+35= sessenta e cinco
Professor, em uma turma de 2º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem os numerais, as operações de adição e de subtração sem reagrupamento, antecessor e sucessor, ordem numérica, dezenas e unidades.
Material:
Modo de jogar:
Enfim, professor, crie diferentes desafios para os alunos resolverem.
Professor, disponibilize cartelas originais de bingo para cada aluno.
Realize o sorteio dos números e peça para os alunos marcarem circulando com o lápis os números que obtiverem, a fim de preencherem toda cartela.
Se preferir, um aluno poderá ser o sorteador do bingo, enquanto você registra na lousa os números sorteados. Dessa maneira, você acompanhará mais de perto os alunos tiverem maiores dificuldades.
Após o bingo, sugerimos a seguinte atividade de registro no caderno de Matemática.
Professor, em uma turma de 3º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) centenas, dezenas e unidades, pares e ímpares e outros conceitos matemáticos.
Materiais:
A cada ficha sorteada, os alunos devem procurar em sua cartela a operação que corresponde ao resultado sorteado e marcar com o lápis ou outro marcador. Por exemplo: se a ficha sorteada for 10, os alunos irão procurar as seguintes operações:
Cante operações que deverão ser calculadas e em seguida assinaladas as respostas. Faça cálculos que tenham operações de adição com parcelas iguais. Por exemplo: 10+10+10; 2+2+2+2+2+2; 23+23+23+23.
Professor, é muito importante após os jogos os alunos registrarem a atividade vivenciada. Abaixo, listamos algumas formas do que se registrar, a partir de um bingo.
Professor, elabore para os alunos resolverem, atividades que contemplem os conteúdos já trabalhados, por exemplo:
Professor
não se esqueça de pedir que os alunos registrem sua opinião sobre a
atividade, inclusive possíveis dificuldades encontradas. Faça indagações
que possibilitem compreender como foi jogar com o colega e o que
acharam mais difícil e mais fácil.
O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informações acesse os sítios abaixo:
Sítio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 01 de set. 2013.
Sítio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 01 de set. 2013.
A partir do trabalho com bingos matemáticos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, dentro do eixo números e operações:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula: MEC, SEB, 2012. p. 28.
Professor, no ensino da Matemática estamos sempre preocupados como o aluno irá absorver o conteúdo e, dessa forma, muitas vezes os meios tradicionais de ensino se mostram insuficientes no processo da aprendizagem. O “Jogo Matemático”, quando bem elaborado juntamente com o contexto Matemático, se torna uma ótima ferramenta na assimilação e construção do conhecimento. Além da mudança na rotina de sala de aula e do interesse que esse método pode despertar no aluno, o jogo auxilia no desenvolvimento da autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo, senso cooperativo e socialização do aluno.
Professor, apresentaremos diferentes maneiras de se trabalhar com o bingo matemático na sala de aula, buscando abordar as operações e outros conceitos matemáticos, bem como a utilização desse jogo nos primeiros anos (1º, 2º e 3º) do Ensino Fundamental.
As orientações abaixo, não são estanques ou fechadas em cada ano de ensino, mas sim, sugestões de se trabalhar com alguns conceitos matemáticos. Dessa forma um bingo de multiplicação disposto nessa aula no 3º ano, poderia, por exemplo, ser trabalhado em uma turma de 2º ano, caso esse conteúdo fosse abordado.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma turma de 1º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem os numerais e também as operações simples de adição e de subtração. Geralmente os alunos desse ano de ensino devem reconhecer os numerais de 0 a 99.1 - BINGO DOS NÚMEROS
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno.
Fonte: Imagem da própria autora.
Em seguida, vá sorteando os números e peça para os alunos circularem com o lápis ou colocarem um marcador em cima do número (exemplo: feijões). Sempre que um número for sorteado, registre-o na lousa para os alunos compararem o número no quadro com o da cartela.
Variação:
Se preferir, providencie uma cartela em branco para cada aluno e estipule até qual número vai o bingo. Peça para registrarem os números que quiserem na cartela, conforme o limite estipulado.Professor, à medida que for trabalhando com os conceitos de adição e subtração, o jogo do bingo pode ser adaptado para contribuir nesse processo de aprendizagem.
2 - BINGO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO
Providencie uma cartela de bingo contendo 15 números para cada aluno. Em seguida, escreva uma operação de cada vez na lousa ou se preferir fale/dite as operações para os alunos.
2+2
6-1
4+3
8-5
Os alunos deverão fazer os cálculos mentais e quando encontrarem o valor deverão marcá-los na cartela, se preferirem, eles poderão anotar as operações no caderno, resolvê-las e depois marcarem na cartela.
3 - BINGO POR EXTENSO
Professor, outra forma de jogar, seria, ao invés de se registrar os números na cartela, seria registrá-los por extenso. Dessa maneira o aluno escutaria o número (bingo 1) ou a operação (bingo 2) e verificaria por meio da leitura por extenso, se há esse número em sua cartela.
Fonte: Imagem da própria autora.
Variação:
Se preferir, entregue uma cartela em branco com mais espaço para cada aluno e peça para os alunos registrarem por extenso os números ou os resultados das operações.Professor, os jogos acima trabalhados no 1º ano, poderão também ser realizados no 2º ano com o nível de dificuldade um pouco mais elevado.
- Veja o exemplo de operações para o 2º ano, no bingo das operações:
13+5
14-3
30-10
25+5
No bingo por extenso, pense em operações em que os resultados sejam números que os alunos geralmente ficam em dúvidas no momento da escrita.
Exemplo:
18+25= quarenta e três
30+24= cinquenta e quatro
30+35= sessenta e cinco
2ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma turma de 2º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem os numerais, as operações de adição e de subtração sem reagrupamento, antecessor e sucessor, ordem numérica, dezenas e unidades.
1 - BINGO MALUCO
Material:
· Uma cartela de bingo contendo 9 espaços em branco para cada aluno.
Fonte: Imagem da própria autora.
- 100 fichinhas numeradas de 0 a 99, se preferir faça de 100 a 199;
- Grãos de feijão ou outro marcador.
Modo de jogar:
- Peça para os alunos escolherem 9 números de 0 a 99 e escreverem na cartela.
- Avise os alunos que esse bingo é maluco, pela forma de pronunciar o numeral. Você poderá trabalhar da seguinte forma. Veja alguns exemplos:
- É o sucessor de 58.
- É o antecessor de 84.
- É formado por 6 dezenas e 2 unidades.
- É o resultado de 50+49.
- É o resultado de 41-10.
Enfim, professor, crie diferentes desafios para os alunos resolverem.
2 – BINGO CARTELA CHEIA
Professor, disponibilize cartelas originais de bingo para cada aluno.
Fonte: Sítio: "Mister festas". Disponível em:<http://www.misterfestas.com.br/Festas-Tematicas/Festa-Junina/cartela-de-bingo-100-folhas-204971___204971-SIT.html>. Acesso em: 18 de set. 2013.
Realize o sorteio dos números e peça para os alunos marcarem circulando com o lápis os números que obtiverem, a fim de preencherem toda cartela.
Variação:
Se preferir, um aluno poderá ser o sorteador do bingo, enquanto você registra na lousa os números sorteados. Dessa maneira, você acompanhará mais de perto os alunos tiverem maiores dificuldades.
Após o bingo, sugerimos a seguinte atividade de registro no caderno de Matemática.
1) Faça o que se pede:
- Colora a 1ª coluna de verde.
- Colora a 2ª coluna de laranja.
- Colora a 3ª coluna de azul.
- Colora a 4ª coluna de vermelho.
- Colora a 5ª coluna de amarelo.
Fonte:
Imagem da própria autora. Atividade do bingo realizada na turma do 2º
ano C em 2013, na Escola de Educação Básica da UFU. Professora: Mariane
2) Na sua cartela há algum número formado por dezenas exatas?________. Qual (is)? __________.
3) Existe na sua cartela algum número formado por dois algarismos iguais?________. Qual (is)? ___________.
4) Quais são os antecessores dos números da 1ª coluna?
5) Quais são os sucessores dos números da 2ª coluna?
6) Coloque os números da 3ª coluna em ordem crescente.
7) Coloque os números da 4ª coluna em ordem decrescente.
8) Escreva por extenso os números da 5ª coluna.
9) Quais são os números pares da sua cartela?
10) Quais são os números ímpares?
3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.
Professor, em uma turma de 3º ano, realize, por exemplo, bingos que levem os alunos a reconhecerem as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) centenas, dezenas e unidades, pares e ímpares e outros conceitos matemáticos.
BINGO DAS 4 OPERAÇÕES
Materiais:
- Uma cartela para cada aluno contendo as 4 operações matemáticas.
Fonte: Imagem da própria autora.
- Fichas com as respostas das operações feitas nas cartelas.
Fonte: Imagem da própria autora.
A cada ficha sorteada, os alunos devem procurar em sua cartela a operação que corresponde ao resultado sorteado e marcar com o lápis ou outro marcador. Por exemplo: se a ficha sorteada for 10, os alunos irão procurar as seguintes operações:
- 2x5 ou 5x2
- 40-30
- 10+0
- 90/9
Variação1:
Se preferir, coloque o resultado na cartela e faça fichas com as operações.Variação 2:
Se optar, faça cartelas somente com um tipo de uma operação, para fixar o conteúdo. Exemplo: cartela somente com operações de multiplicação.Cante operações que deverão ser calculadas e em seguida assinaladas as respostas. Faça cálculos que tenham operações de adição com parcelas iguais. Por exemplo: 10+10+10; 2+2+2+2+2+2; 23+23+23+23.
Variação 3:
Faça cartelas e fichas somente com resultados. Assim, o jogo poderá ser realizado em duplas, da seguinte forma: a cada ficha sorteada, um aluno da dupla se encarregará de marcar os números sorteados que estão presentes na cartela, enquanto o outro integrante se encarregará de anotar numa folha de papel a parte, as operações correspondentes aos resultados sorteados. Em cada cantada a dupla deverá inverter as funções: quem marcou o número na primeira vez, deverá escrever operações na segunda e assim sucessivamente, a fim de demonstrarem seus conhecimentos e agilidade ao resolverem as operações. Porém, não se exclui a possibilidade dos alunos resolverem as operações em parcerias: resolvem as operações juntos e em seguida descobrem se têm a resposta em sua cartela e assinalam.Importante:
Professor, enquanto os alunos escrevem as operações observe a reação deles: angústia, apreensão, facilidade, dificuldade, rapidez, ou quaisquer outras demonstrações de emoção/sentimento. Este é um rico espaço para trabalhar nossas expectativas frente aos desafios propostos.REGISTRANDO A ATIVIDADE
Professor, é muito importante após os jogos os alunos registrarem a atividade vivenciada. Abaixo, listamos algumas formas do que se registrar, a partir de um bingo.
- Nome da atividade e os objetivos propostos.
- Colagem ou desenho da cartela de bingo que utilizou para jogar.
- Registro de alguma operação que foi cantada durante a realização do bingo. Nome da operação. Escrita por extenso dessa operação.
Professor, elabore para os alunos resolverem, atividades que contemplem os conteúdos já trabalhados, por exemplo:
- Escreva os números ditados e as operações escritas para cada um;
- Escreva o resultado de cada operação por extenso;
- Faça a prova real das operações;
- Escreva os números ditados em algarismo e por extenso;
- Circule os números pares;
- Sublinhe os números ímpares;
- Escreva o antecessor e o sucessor de todos os números ímpares;
- Registre as operações em que o resultado é um número par, dentre outros.
Recursos Complementares
Sugestões para professores:
Fonte: Sítio: "S bem". Disponível em: <http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/1546_806_ID.pdf>. Artigo: Utilizando o bingo para aprender e ensinar matemática. Acesso em: 18 de set. 2013.
Fonte: Sítio: "S bem". Disponível em: <http://sbem.bruc.com.br/XIENEM/pdf/1546_806_ID.pdf>. Artigo: Utilizando o bingo para aprender e ensinar matemática. Acesso em: 18 de set. 2013.
Avaliação
Professor,
a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e
nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que faça registros
diários para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada
um, com relação a participação no jogo do bingo, o reconhecimento dos
números, a realização das operações, bem como conceitos abordados nos
bingos: antecessor e sucessor, par e ímpar, dezenas e unidades, dentre
outros conceitos matemáticos. Dessa forma, é possível, analisar o
rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que
efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir
conhecimentos sobre os conceitos matemáticos abordados, bem como as
dificuldades e êxitos apresentados durante a realização das atividades
sugeridas. Observe sempre as hipóteses dos alunos, verifique se as
atividades feitas por eles expressam avanços ou dificuldades, pois estas
ajudarão no processo de formação do aluno.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52175
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52175
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