Livro: O aniversário do Seu Alfabeto
Cheia de ideias, ainda não consegui terminar.
Segue umas sugestões:
- Explorar a capa do livro, destacando o nome do autor e do ilustrador.
- Contar
a história. Preferi contar a história sem destacar a parte do S e do R
dobrado e também sem dar destaque para o M antes de P e B. Então fiz uma
adaptação da história para minha turma.
- Propor que as crianças façam a ilustração de uma parte da história.
- Distribuir
para as crianças a letra inicial do nome delas para a colagem no
caderno e que elas completem o restante do primeiro nome. Elas poderão
desenhar algo que comece com a letra do nome delas.
- Trabalhar com o baralho “Quem trouxe?” sobre os presentes que o Seu Alfabeto ganhou.
No início trabalho com o baralho todo na minha mão. Apresento a primeira carta e falo:
"EU SOU O SENHOR ALFABETO.
QUEM TROUXE O RELÓGIO?"
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA R."
E eu mostro a próxima carta.
Aí eu digo:
"QUEM TROUXE O NAVIO?"
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA N."
Segue a sequência até chegar na última carta do baralho.
Nesse momento aproveito para trabalhar a rima.
No início o baralho deve ser usado para que as crianças conheçam as letras e qual é a inicial de cada objeto, então as cartas são apresentadas na sequência. Depois elas poderão ser usadas na rodinha e cada criança segura uma carta. A criança que está com a carta na mão desafia as outras a descobrirem quem deu o presente desenhado na carta. Segue assim até fechar o ciclo.
Clique AQUI para download do baralho.
Já apresentei outro baralho no blog nesse link.
- Encontrei um link com uma trilha do Seu Alfabeto bem interessante:http://primeiroencanto.blogspot.com.br/2010/04/jogo-do-seu-alfabeto.html
Livro: O aniversário do Seu Alfabeto
Cheia de ideias, ainda não consegui terminar.
Segue umas sugestões:
- Explorar a capa do livro, destacando o nome do autor e do ilustrador.
- Contar
a história. Preferi contar a história sem destacar a parte do S e do R
dobrado e também sem dar destaque para o M antes de P e B. Então fiz uma
adaptação da história para minha turma.
- Propor que as crianças façam a ilustração de uma parte da história.
- Distribuir
para as crianças a letra inicial do nome delas para a colagem no
caderno e que elas completem o restante do primeiro nome. Elas poderão
desenhar algo que comece com a letra do nome delas.
- Trabalhar com o baralho “Quem trouxe?” sobre os presentes que o Seu Alfabeto ganhou.
No início trabalho com o baralho todo na minha mão. Apresento a primeira carta e falo:
"EU SOU O SENHOR ALFABETO.
QUEM TROUXE O RELÓGIO?"
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA R."
E eu mostro a próxima carta.
Aí eu digo:
"QUEM TROUXE O NAVIO?"
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA N."
Segue a sequência até chegar na última carta do baralho.
Nesse momento aproveito para trabalhar a rima.
No início o baralho deve ser usado para que as crianças conheçam as letras e qual é a inicial de cada objeto, então as cartas são apresentadas na sequência. Depois elas poderão ser usadas na rodinha e cada criança segura uma carta. A criança que está com a carta na mão desafia as outras a descobrirem quem deu o presente desenhado na carta. Segue assim até fechar o ciclo.
Clique AQUI para download do baralho.
Já apresentei outro baralho no blog nesse link.
- Encontrei um link com uma trilha do Seu Alfabeto bem interessante:http://primeiroencanto.blogspot.com.br/2010/04/jogo-do-seu-alfabeto.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário