Livro: O aniversário do Seu Alfabeto

Livro: O aniversário do Seu Alfabeto

Comecei esse ano trabalhando o livro do Seu Alfabeto.
Cheia de ideias, ainda não consegui terminar.
Segue umas sugestões:

  1. Explorar a capa do livro, destacando o nome do autor e do ilustrador.
  2. Contar a história. Preferi contar a história sem destacar a parte do S e do R dobrado e também sem dar destaque para o M antes de P e B. Então fiz uma adaptação da história para minha turma.
  3. Propor que as crianças façam a ilustração de uma parte da história.
  4. Distribuir para as crianças a letra inicial do nome delas para a colagem no caderno e que elas completem o restante do primeiro nome. Elas poderão desenhar algo que comece com a letra do nome delas.
  5. Trabalhar com o baralho “Quem trouxe?” sobre os presentes que o Seu Alfabeto ganhou.
 
No início trabalho com o baralho todo na minha mão. Apresento a primeira carta e falo:

"EU SOU O SENHOR ALFABETO.
QUEM TROUXE O RELÓGIO?"

 
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA R."
 
E eu mostro a próxima carta.
 
 
 
Aí eu digo:
"QUEM TROUXE O NAVIO?"
 
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA N."
 
Segue a sequência até chegar na última carta do baralho.
Nesse momento aproveito para trabalhar a rima.
 

No início o baralho deve ser usado para que as crianças conheçam as letras e qual é a inicial de cada objeto, então as cartas são apresentadas na sequência. Depois elas poderão ser usadas na rodinha e cada criança segura uma carta. A criança que está com a carta na mão desafia as outras a descobrirem quem deu o presente desenhado na carta. Segue assim até fechar o ciclo.
 
Clique AQUI para download do baralho.
 
 
Já apresentei outro baralho no blog nesse link.
- Encontrei um link com uma trilha do Seu Alfabeto bem interessante:
http://primeiroencanto.blogspot.com.br/2010/04/jogo-do-seu-alfabeto.html






Livro: O aniversário do Seu Alfabeto

Comecei esse ano trabalhando o livro do Seu Alfabeto.
Cheia de ideias, ainda não consegui terminar.
Segue umas sugestões:

  1. Explorar a capa do livro, destacando o nome do autor e do ilustrador.
  2. Contar a história. Preferi contar a história sem destacar a parte do S e do R dobrado e também sem dar destaque para o M antes de P e B. Então fiz uma adaptação da história para minha turma.
  3. Propor que as crianças façam a ilustração de uma parte da história.
  4. Distribuir para as crianças a letra inicial do nome delas para a colagem no caderno e que elas completem o restante do primeiro nome. Elas poderão desenhar algo que comece com a letra do nome delas.
  5. Trabalhar com o baralho “Quem trouxe?” sobre os presentes que o Seu Alfabeto ganhou.
 
No início trabalho com o baralho todo na minha mão. Apresento a primeira carta e falo:

"EU SOU O SENHOR ALFABETO.
QUEM TROUXE O RELÓGIO?"

 
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA R."
 
E eu mostro a próxima carta.
 
 
 
Aí eu digo:
"QUEM TROUXE O NAVIO?"
 
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA N."
 
Segue a sequência até chegar na última carta do baralho.
Nesse momento aproveito para trabalhar a rima.
 

No início o baralho deve ser usado para que as crianças conheçam as letras e qual é a inicial de cada objeto, então as cartas são apresentadas na sequência. Depois elas poderão ser usadas na rodinha e cada criança segura uma carta. A criança que está com a carta na mão desafia as outras a descobrirem quem deu o presente desenhado na carta. Segue assim até fechar o ciclo.
 
Clique AQUI para download do baralho.
 
 
Já apresentei outro baralho no blog nesse link.
- Encontrei um link com uma trilha do Seu Alfabeto bem interessante:
http://primeiroencanto.blogspot.com.br/2010/04/jogo-do-seu-alfabeto.html







Nenhum comentário:

Postar um comentário