A
música é um meio de expressão de ideias e sentimentos, mas também uma
forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Desde muito cedo, a
música adquire grande importância na vida de uma criança. Você com
certeza deve lembrar de alguma música que tenha marcado sua infância e,
junto com essa lembrança, deve recordar as sensações que acompanharam
tal execução. Além de sensações, através da experiência musical são
desenvolvidas capacidades que serão importantes durante o crescimento
infantil.
Em
condições normais, os órgãos responsáveis pela audição começam a se
desenvolver no período de gestação e somente por volta dos onze anos de
idade é que o sistema funcional auditivo fica completamente maduro, por
isso a estimulação auditiva na infância tem papel fundamental. Sabe-se
que os bebês reagem a sons dentro do útero materno e que a música, desde
que apropriadamente escolhida, pode acalmar os recém-nascidos.
Vale
ressaltar a importância não apenas da música tocada através de um
aparelho, mas também o contato estabelecido entre a mãe e o bebê. Assim,
cantar, murmurar ou assobiar fornecem elementos sonoros e também
afetivos, através da intensidade do som, inflexão da voz, entonação,
contato de olho e contato corporal, que serão importantes para a
evolução do bebê no sentido auditivo, linguístico, emocional e
cognitivo.
Isso
ocorre também durante todo o desenvolvimento infantil, pois através da
música e de suas características peculiares, tais como ritmos variados e
estrutura de texto diferenciada, muitas vezes com utilização de rimas, a
criança vai desenvolvendo aspectos de sua percepção auditiva, que serão
importantes para a evolução geral de sua comunicação, favorecendo
também a sua integração social.
Quando
estão cantando, as crianças trabalham sua concentração, memorização,
consciência corporal e coordenação motora, principalmente porque,
juntamente com o cantar, ocorre com frequência o desejo ou a sugestão
para mexer o corpo acompanhando o ritmo e criando novas formas de dança e
expressão corporal.
Contudo,
não se deve esperar que apenas a escola estimule a criança. Deve-se, ao
contrário, oferecer a ela um leque variado de experiências musicais
para que perceba diferenças entre estilos, letras, velocidades e ritmos
(trabalhando assim a atenção e a discriminação auditiva) e permitir que
faça escolhas e sugira repetições, o que geralmente a criança pequena
faz com frequência, como forma de aprendizagem e recurso de memorização
(desta forma ela estará trabalhando a memória auditiva).
No
setor linguístico percebemos a possibilidade de estimular a criança a
ampliar seu vocabulário, uma vez que, através da música, ela se sente
motivada a descobrir o significado de novas palavras que depois
incorpora a seu repertório.
Todos
esses benefícios são estendidos não só à linguagem falada, mas também à
escrita, na medida em que boa percepção, bom vocabulário e conhecimento
de estruturas de texto são elementos importantes para ser bom leitor e
bom escritor.
E
então, você já está pensando em alguma música para cantar junto com seu
filho? O importante é respeitar interesses individuais e também
específicos de cada fase do desenvolvimento; assim, crianças pequenas
podem mostrar maior interesse por temas relacionados a super-heróis,
seres mágicos, animais, ou assuntos como amizade, medo etc.
Finalmente,
quero lembrar que ouvir música não deve ser uma atividade imposta e sim
realizada com prazer, pois somente assim os benefícios serão obtidos de
forma natural, como sempre deve ocorrer na relação entre pais e filhos.
Dica: CD´s infantis Palavra Cantada
O
selo Palavra Cantada traz a dupla musical formada pelos
instrumentistas, cantores, compositores e produtores Paulo Tatit e
Sandra Peres, especializados em música infantil. Quatro dos oito
trabalhos já lançados pela dupla, ganhou o prêmio Sharp de melhor álbum
infantil.
Discografia
- "Canções de Ninar" (1994) - que revolucionou o gênero com canções inéditas.
- "Canções de Brincar" (1996) - com composições da dupla em parceria com Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e Edith Derdyk. Entre elas, os sucessos Sopa e Ora Bolas, ouvidas em pré-escolas de todo o país.
- "Cantigas de Roda" (1996) - deu uma roupagem atual às cantigas tradicionais da música brasileira.
- "Canções Curiosas" (1998) - um trabalho requintado de música, poesia e humor.
- Em 1999 foram produzidos dois álbuns de música com narração de histórias: "Mil Pássaros" em parceria com a escritora Ruth Rocha e "Noite Feliz", com histórias de Cândido de Alencar.
- (2001) CD-Livro - "Canções do Brasil - o Brasil cantado por suas crianças" - projeto que envolveu pesquisa e gravação de músicas infantis pelos 26 estados do país. Interpretadas por crianças locais, essas músicas ressaltaram as peculiaridades culturais de cada região.
- "Meu Neném" (2003) - álbum com composições próprias e do músico kalimbista Décio Gioielli, para crianças na faixa de 0 a 3 anos.
*Dra. Tânia Regina Bello
A
música é um meio de expressão de ideias e sentimentos, mas também uma
forma de linguagem muito apreciada pelas pessoas. Desde muito cedo, a
música adquire grande importância na vida de uma criança. Você com
certeza deve lembrar de alguma música que tenha marcado sua infância e,
junto com essa lembrança, deve recordar as sensações que acompanharam
tal execução. Além de sensações, através da experiência musical são
desenvolvidas capacidades que serão importantes durante o crescimento
infantil.
Em
condições normais, os órgãos responsáveis pela audição começam a se
desenvolver no período de gestação e somente por volta dos onze anos de
idade é que o sistema funcional auditivo fica completamente maduro, por
isso a estimulação auditiva na infância tem papel fundamental. Sabe-se
que os bebês reagem a sons dentro do útero materno e que a música, desde
que apropriadamente escolhida, pode acalmar os recém-nascidos.
Vale
ressaltar a importância não apenas da música tocada através de um
aparelho, mas também o contato estabelecido entre a mãe e o bebê. Assim,
cantar, murmurar ou assobiar fornecem elementos sonoros e também
afetivos, através da intensidade do som, inflexão da voz, entonação,
contato de olho e contato corporal, que serão importantes para a
evolução do bebê no sentido auditivo, linguístico, emocional e
cognitivo.
Isso
ocorre também durante todo o desenvolvimento infantil, pois através da
música e de suas características peculiares, tais como ritmos variados e
estrutura de texto diferenciada, muitas vezes com utilização de rimas, a
criança vai desenvolvendo aspectos de sua percepção auditiva, que serão
importantes para a evolução geral de sua comunicação, favorecendo
também a sua integração social.
Quando
estão cantando, as crianças trabalham sua concentração, memorização,
consciência corporal e coordenação motora, principalmente porque,
juntamente com o cantar, ocorre com frequência o desejo ou a sugestão
para mexer o corpo acompanhando o ritmo e criando novas formas de dança e
expressão corporal.
Contudo,
não se deve esperar que apenas a escola estimule a criança. Deve-se, ao
contrário, oferecer a ela um leque variado de experiências musicais
para que perceba diferenças entre estilos, letras, velocidades e ritmos
(trabalhando assim a atenção e a discriminação auditiva) e permitir que
faça escolhas e sugira repetições, o que geralmente a criança pequena
faz com frequência, como forma de aprendizagem e recurso de memorização
(desta forma ela estará trabalhando a memória auditiva).
No
setor linguístico percebemos a possibilidade de estimular a criança a
ampliar seu vocabulário, uma vez que, através da música, ela se sente
motivada a descobrir o significado de novas palavras que depois
incorpora a seu repertório.
Todos
esses benefícios são estendidos não só à linguagem falada, mas também à
escrita, na medida em que boa percepção, bom vocabulário e conhecimento
de estruturas de texto são elementos importantes para ser bom leitor e
bom escritor.
E
então, você já está pensando em alguma música para cantar junto com seu
filho? O importante é respeitar interesses individuais e também
específicos de cada fase do desenvolvimento; assim, crianças pequenas
podem mostrar maior interesse por temas relacionados a super-heróis,
seres mágicos, animais, ou assuntos como amizade, medo etc.
Finalmente,
quero lembrar que ouvir música não deve ser uma atividade imposta e sim
realizada com prazer, pois somente assim os benefícios serão obtidos de
forma natural, como sempre deve ocorrer na relação entre pais e filhos.
Dica: CD´s infantis Palavra Cantada
O
selo Palavra Cantada traz a dupla musical formada pelos
instrumentistas, cantores, compositores e produtores Paulo Tatit e
Sandra Peres, especializados em música infantil. Quatro dos oito
trabalhos já lançados pela dupla, ganhou o prêmio Sharp de melhor álbum
infantil.
Discografia
- "Canções de Ninar" (1994) - que revolucionou o gênero com canções inéditas.
- "Canções de Brincar" (1996) - com composições da dupla em parceria com Arnaldo Antunes, Luiz Tatit e Edith Derdyk. Entre elas, os sucessos Sopa e Ora Bolas, ouvidas em pré-escolas de todo o país.
- "Cantigas de Roda" (1996) - deu uma roupagem atual às cantigas tradicionais da música brasileira.
- "Canções Curiosas" (1998) - um trabalho requintado de música, poesia e humor.
- Em 1999 foram produzidos dois álbuns de música com narração de histórias: "Mil Pássaros" em parceria com a escritora Ruth Rocha e "Noite Feliz", com histórias de Cândido de Alencar.
- (2001) CD-Livro - "Canções do Brasil - o Brasil cantado por suas crianças" - projeto que envolveu pesquisa e gravação de músicas infantis pelos 26 estados do país. Interpretadas por crianças locais, essas músicas ressaltaram as peculiaridades culturais de cada região.
- "Meu Neném" (2003) - álbum com composições próprias e do músico kalimbista Décio Gioielli, para crianças na faixa de 0 a 3 anos.
*Dra. Tânia Regina Bello
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