Assunto: As vitaminas e o valor nutricional dos alimentos.
Justificativa: A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde.
Sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.
O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado.
Objetivos:• Desenvolver hábitos mis saudáveis de alimentação;
• Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
• Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
• Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontradas.
Desenvolvimento:
1ª etapa: Conversa informal sobre o tipo de alimentação dos alunos e uma breve avaliação em grupo do que é uma alimentação saudável.
Juntos elaboraremos um cartaz com figuras de alimentos saudáveis.
2ª etapa: Leitura do livro- Amanda no país das vitaminas; Comparação entre as informações do livro e sua própria alimentação diária.
Utilizando a história do livro desenvolveremos diversas atividades no diferentes componentes curriculares, como:
*Língua Portuguesa
• Leitura e escrita;
• Pontuação (apenas introdução);
• Produção de frases e pequenos textos;
*Matemática• Situações- problema envolvendo alimentos e passagens do livro;
• Identificação de números através do valor nutritivo dos alimentos;
• Adição e subtração
• Elaboração do quadro de vitaminas
• Jogos
*Ciências• Diferenciar e reconhecer frutas, verduras e legumes;
• Conhecer o valor nutricional dos alimentos ;
• Discriminar alimentos de origem animal e vegetal;
• O que são vitaminas
• Tipos de vitaminas
• As deficiências e doenças causadas pela falta de determinadas vitaminas
• A importância das vitaminas em diferentes épocas da vida do ser humano: criança, homem, mulher, gestante.
• Alimentos que previnem doenças
*História e Geografia• Conhecer a realidade de pessoas que não tem condições e ter uma boa alimentação devido a problemas sociais.
*Artes• Confecção de alimentos com materiais diversos
• Pintura e colagem
• Confecção de cartazes
• Produção e elementos que decorarão a sala para a Feira Cultural
• Músicas sobre alimentação
*Inglês
• Identificar a pronúncia e a escrita de nomes de alimentos;
Observação: As atividades contendo as propostas acima relacionadas serão confeccionadas e entregues no decorrer do projeto de acordo com o desenvolvimento e envolvimento dos alunos.
3ª etapa: Confecção de três livrinhos de receitas:
• Frutas
• Verduras
• Legumes
Estes livrinhos serão compostos por receitas práticas e com o valor nutricional dos alimentos que as compõem.
Confecção da caixinha da saúde.
Esta caixinha conterá sugestões de alimentos que previnem ou auxiliam na cura de doenças através de seus componentes nutricionais.
4ª etapa:A sala será divididas em grupos e individualmente os alunos farão pequenas pesquisas sobre vitaminas e trarão cartazes que ficarão expostos no dia da apresentação.
Será enviado aos pais um informativo com orientações para a realização deste trabalho.
5ª etapa:
Os alunos deverão criar um “super-herói” das vitaminas. O mesmo deverá ser criado a partir de um alimento e para sua confecção deverão ser utilizados materiais recicláveis. Todos os heróis terão uma plaquinha que indicará seus poderes como:
• Valor nutritivo
• Para que serve?
• Se ajuda a prevenir alguma doença
• Nome
Pondo a mão na massa:
Aulas de culinária:
• Lanches saudáveis
• Sucos saudáveis
• Saladas coloridas
• Um refeição saudável
As aulas serão realizadas alternadamente e cada aula será registrada de forma escrita por cada aluno e através de fotos para que façamos mural do trajeto do projeto para expor no dia da apresentação.
Avaliação
A avaliação contará além da participação e empenho durante o decorrer do projeto, com notas isoladas de acordo com o conteúdo desenvolvido. Exemplo:
Uma atividade que envolve apenas situações problemas contará como instrumento de avaliação somente no componente curricular correspondente a este conteúdo, neste caso, Matemática.
Para cada componente curricular serão escolhidas duas atividades e uma nota de participação.
Apresentação
1- Apresentação do livro base do trabalho e porque escolhemos este tema
2- O que são vitaminas
3- Para que servem as vitaminas
4- Divisão das vitaminas
5- Como e onde encontramos as vitaminas
6- Necessidades vitamínicas de acordo com a pessoa (faixa etária estilo de vida, doenças etc)
7- Dicas de uma alimentação saudável
Lembrancinhas:
Para os alunos:
• Um porta recados de biscuit em forma de alimento (fruta ou legume);
• Um caderninho de receitas;
Para os visitantes:
• Um folheto informativo sobre vitaminas e alimentação;
• Um calendário decorado com diversos alimentos;
Materiais de apoio que serão utilizados pelos alunos:
• Livro:Amanda no país das vitaminas
• Coleções: No Reino da Frutolândia
No Reino da Hortolândia
Sequência das informações abaixo:
Vitamina - Onde é encontrada - Funções no organismo
A fígado de aves e animais, cenoura, brócolis, escarola
problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais
A vitamina A combate radicais livres,
atua na formação dos ossos, pele, funções da retina
B1 cereais, carnes, verduras, levedo de cervejaberibéri
atua no metabolismo energético dos açúcares
B2leites, carnes, verdurasinflamações na língua, anemias, seborréiaatua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso
B3
ou PPervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígadoinsônia, dor de
cabeça, dermatite, diarréia, depressãomanutenção da pele, proteção do
fígado, regula a taxa de colesterol no sangueB5fígado, cogumelos, milho,
abacate, ovos, leite, vegetaisfadigas, cãibras musculares,
insôniametabolismo de proteínas, gorduras e açúcares
B6carnes, frutas, verduras e cereais
seborréia,
anemia, distúrbios de crescimentocrescimento, proteção celular,
metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios
B12fígado, carnes
anemia perniciosaformação de hemácias e multiplicação celular
C laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola,morango, brócolis, melão, mangaescorbuto
A vitamina C atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino
D óleo de peixe, fígado, gema de ovos
raquitismo e osteoporoseregulação do cálcio do sangue e dos ossos
E verduras, azeite e vegetais
dificuldades
visuais e alterações neurológicasprevine o dano celular, a formação de
radicais livres e doenças cardiovasculares, regenera tecidos
H noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integraleczemas,
exaustão,
dores musculares, dermatitemetabolismo de gordurasKfígado e
verdurasdesnutrição, má função do fígado, problemas intestinaisatua na
coagulação do sangue, previne osteoporose
M ou B9 cogumelos, hortaliças verdesanemia megaloblástica,
doenças do tubo neural.metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos
Achei muito interessante estas dicas que encontrei na Internet...Para buscar uma alimentação saudável e sustentável na escola, os pais podem seguir algumas dicas básicas:
• Dar exemplo em casa.
• Cobrar da escola a mesma excelência na cantina que exigem na qualidade do ensino.
• Visitar a cantina da escola ou informar-se sobre as medidas sanitárias tomadas para garantir aos alunos um lanche sem riscos.
• Observar as condições higiênico-sanitárias dos alimentos.
• Conhecer o cardápio e os preços.
• Pressionar pelo banimento das gorduras trans, as mais prejudiciais à saúde.
• Cuidar para que o filho coma sem exageros de três em três horas, o que acelera o metabolismo e é mais saudável.
• Recomendar aos filhos um balanceamento entre os alimentos industrializados e os naturais.
• Ensinar os filhos a lerem os rótulos de embalagens na escolha dos produtos industrializados a serem consumidos.
•
Mandar a criança para a aula com café da manhã tomado; além de ter um
melhor aproveitamento, ela sentirá menos fome e vai comer moderadamente
no intervalo.
• Controlar os gastos dos filhos na cantina.
•Incentivar jovens e crianças a optar por alimentos com menos embalagens e produzidos na região.
• Ensinar as separar os rejeitos antes de jogar no lixo, para separar o resíduo orgânico do reciclável.
• Orientar a lavar as mãos antes de qualquer refeição, mas sem largar torneiras abertas por muito tempo.
• Orientar a reduzir o uso de materiais descartáveis.Para os pequenos que levam lanche...
•
Negociar com a criança a montagem da lancheira, isso a desperta para a
nutrição balanceada e para a escolha de alimentos saudáveis e
sustentáveis.
• Lancheiras devem estar sempre limpas, lavadas com detergente biodegradável e cujos resíduos não sejam poluentes.
• Ter o mesmo cuidado com as garrafas térmicas, que devem ser lavadas como mamadeiras, usando escovas que alcancem o fundo.
•
Os alimentos mais indicados são frutas, frutas secas, sucos de frutas,
barras de cereais, pães integrais, sanduíche de queijo branco e água
de coco.
• Mandar frutas inteiras e já lavadas. Não cortar ou
descascar para evitar o processo de oxidação que escurece as frutas,
como maçãs, peras e bananas.
• Preferir bolos e bolachas
simples e menos calóricos, com o mínimo possível de gorduras saturadas e
sem gordura trans.• Bolos recheados e com cobertura têm mais risco de
contaminação, sobretudo em dias quentes.
• Bolachas recheadas têm mais gordura, e muitas vezes têm gordura trans.
•
Cuidado com frituras, salgadinhos industrializados, refrigerantes,
sucos artificiais, balas, pirulitos, chicletes. Além de baixo valor
nutricional, contêm gorduras em excesso, e deixam mais lixo proveniente
das embalagens.
Assunto: As vitaminas e o valor nutricional dos alimentos.
Justificativa: A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde.
Sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.
O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado.
Objetivos:• Desenvolver hábitos mis saudáveis de alimentação;
• Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
• Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
• Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontradas.
Desenvolvimento:
1ª etapa: Conversa informal sobre o tipo de alimentação dos alunos e uma breve avaliação em grupo do que é uma alimentação saudável.
Juntos elaboraremos um cartaz com figuras de alimentos saudáveis.
2ª etapa: Leitura do livro- Amanda no país das vitaminas; Comparação entre as informações do livro e sua própria alimentação diária.
Utilizando a história do livro desenvolveremos diversas atividades no diferentes componentes curriculares, como:
*Língua Portuguesa
• Leitura e escrita;
• Pontuação (apenas introdução);
• Produção de frases e pequenos textos;
*Matemática• Situações- problema envolvendo alimentos e passagens do livro;
• Identificação de números através do valor nutritivo dos alimentos;
• Adição e subtração
• Elaboração do quadro de vitaminas
• Jogos
*Ciências• Diferenciar e reconhecer frutas, verduras e legumes;
• Conhecer o valor nutricional dos alimentos ;
• Discriminar alimentos de origem animal e vegetal;
• O que são vitaminas
• Tipos de vitaminas
• As deficiências e doenças causadas pela falta de determinadas vitaminas
• A importância das vitaminas em diferentes épocas da vida do ser humano: criança, homem, mulher, gestante.
• Alimentos que previnem doenças
*História e Geografia• Conhecer a realidade de pessoas que não tem condições e ter uma boa alimentação devido a problemas sociais.
*Artes• Confecção de alimentos com materiais diversos
• Pintura e colagem
• Confecção de cartazes
• Produção e elementos que decorarão a sala para a Feira Cultural
• Músicas sobre alimentação
*Inglês
• Identificar a pronúncia e a escrita de nomes de alimentos;
Observação: As atividades contendo as propostas acima relacionadas serão confeccionadas e entregues no decorrer do projeto de acordo com o desenvolvimento e envolvimento dos alunos.
3ª etapa: Confecção de três livrinhos de receitas:
• Frutas
• Verduras
• Legumes
Estes livrinhos serão compostos por receitas práticas e com o valor nutricional dos alimentos que as compõem.
Confecção da caixinha da saúde.
Esta caixinha conterá sugestões de alimentos que previnem ou auxiliam na cura de doenças através de seus componentes nutricionais.
4ª etapa:A sala será divididas em grupos e individualmente os alunos farão pequenas pesquisas sobre vitaminas e trarão cartazes que ficarão expostos no dia da apresentação.
Será enviado aos pais um informativo com orientações para a realização deste trabalho.
5ª etapa:
Os alunos deverão criar um “super-herói” das vitaminas. O mesmo deverá ser criado a partir de um alimento e para sua confecção deverão ser utilizados materiais recicláveis. Todos os heróis terão uma plaquinha que indicará seus poderes como:
• Valor nutritivo
• Para que serve?
• Se ajuda a prevenir alguma doença
• Nome
Pondo a mão na massa:
Aulas de culinária:
• Lanches saudáveis
• Sucos saudáveis
• Saladas coloridas
• Um refeição saudável
As aulas serão realizadas alternadamente e cada aula será registrada de forma escrita por cada aluno e através de fotos para que façamos mural do trajeto do projeto para expor no dia da apresentação.
Avaliação
A avaliação contará além da participação e empenho durante o decorrer do projeto, com notas isoladas de acordo com o conteúdo desenvolvido. Exemplo:
Uma atividade que envolve apenas situações problemas contará como instrumento de avaliação somente no componente curricular correspondente a este conteúdo, neste caso, Matemática.
Para cada componente curricular serão escolhidas duas atividades e uma nota de participação.
Apresentação
1- Apresentação do livro base do trabalho e porque escolhemos este tema
2- O que são vitaminas
3- Para que servem as vitaminas
4- Divisão das vitaminas
5- Como e onde encontramos as vitaminas
6- Necessidades vitamínicas de acordo com a pessoa (faixa etária estilo de vida, doenças etc)
7- Dicas de uma alimentação saudável
Lembrancinhas:
Para os alunos:
• Um porta recados de biscuit em forma de alimento (fruta ou legume);
• Um caderninho de receitas;
Para os visitantes:
• Um folheto informativo sobre vitaminas e alimentação;
• Um calendário decorado com diversos alimentos;
Materiais de apoio que serão utilizados pelos alunos:
• Livro:Amanda no país das vitaminas
• Coleções: No Reino da Frutolândia
No Reino da Hortolândia
Sequência das informações abaixo:
Vitamina - Onde é encontrada - Funções no organismo
A fígado de aves e animais, cenoura, brócolis, escarola
problemas de visão, secura da pele, diminuição de glóbulos vermelhos, formação de cálculos renais
A vitamina A combate radicais livres,
atua na formação dos ossos, pele, funções da retina
B1 cereais, carnes, verduras, levedo de cervejaberibéri
atua no metabolismo energético dos açúcares
B2leites, carnes, verdurasinflamações na língua, anemias, seborréiaatua no metabolismo de enzimas, proteção no sistema nervoso
B3
ou PPervilha, amendoim, fava, peixe, feijão, fígadoinsônia, dor de
cabeça, dermatite, diarréia, depressãomanutenção da pele, proteção do
fígado, regula a taxa de colesterol no sangueB5fígado, cogumelos, milho,
abacate, ovos, leite, vegetaisfadigas, cãibras musculares,
insôniametabolismo de proteínas, gorduras e açúcares
B6carnes, frutas, verduras e cereais
seborréia,
anemia, distúrbios de crescimentocrescimento, proteção celular,
metabolismo de gorduras e proteínas, produção de hormônios
B12fígado, carnes
anemia perniciosaformação de hemácias e multiplicação celular
C laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola,morango, brócolis, melão, mangaescorbuto
A vitamina C atua no fortalecimento de sistema imunológico, combate radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo intestino
D óleo de peixe, fígado, gema de ovos
raquitismo e osteoporoseregulação do cálcio do sangue e dos ossos
E verduras, azeite e vegetais
dificuldades
visuais e alterações neurológicasprevine o dano celular, a formação de
radicais livres e doenças cardiovasculares, regenera tecidos
H noz, amêndoa, castanha, lêvedo de cerveja, leite, gema de ovo, arroz integraleczemas,
exaustão,
dores musculares, dermatitemetabolismo de gordurasKfígado e
verdurasdesnutrição, má função do fígado, problemas intestinaisatua na
coagulação do sangue, previne osteoporose
M ou B9 cogumelos, hortaliças verdesanemia megaloblástica,
doenças do tubo neural.metabolismo dos aminoácidos, formação das hemácias e tecidos nervosos
Achei muito interessante estas dicas que encontrei na Internet...Para buscar uma alimentação saudável e sustentável na escola, os pais podem seguir algumas dicas básicas:
• Dar exemplo em casa.
• Cobrar da escola a mesma excelência na cantina que exigem na qualidade do ensino.
• Visitar a cantina da escola ou informar-se sobre as medidas sanitárias tomadas para garantir aos alunos um lanche sem riscos.
• Observar as condições higiênico-sanitárias dos alimentos.
• Conhecer o cardápio e os preços.
• Pressionar pelo banimento das gorduras trans, as mais prejudiciais à saúde.
• Cuidar para que o filho coma sem exageros de três em três horas, o que acelera o metabolismo e é mais saudável.
• Recomendar aos filhos um balanceamento entre os alimentos industrializados e os naturais.
• Ensinar os filhos a lerem os rótulos de embalagens na escolha dos produtos industrializados a serem consumidos.
•
Mandar a criança para a aula com café da manhã tomado; além de ter um
melhor aproveitamento, ela sentirá menos fome e vai comer moderadamente
no intervalo.
• Controlar os gastos dos filhos na cantina.
•Incentivar jovens e crianças a optar por alimentos com menos embalagens e produzidos na região.
• Ensinar as separar os rejeitos antes de jogar no lixo, para separar o resíduo orgânico do reciclável.
• Orientar a lavar as mãos antes de qualquer refeição, mas sem largar torneiras abertas por muito tempo.
• Orientar a reduzir o uso de materiais descartáveis.Para os pequenos que levam lanche...
•
Negociar com a criança a montagem da lancheira, isso a desperta para a
nutrição balanceada e para a escolha de alimentos saudáveis e
sustentáveis.
• Lancheiras devem estar sempre limpas, lavadas com detergente biodegradável e cujos resíduos não sejam poluentes.
• Ter o mesmo cuidado com as garrafas térmicas, que devem ser lavadas como mamadeiras, usando escovas que alcancem o fundo.
•
Os alimentos mais indicados são frutas, frutas secas, sucos de frutas,
barras de cereais, pães integrais, sanduíche de queijo branco e água
de coco.
• Mandar frutas inteiras e já lavadas. Não cortar ou
descascar para evitar o processo de oxidação que escurece as frutas,
como maçãs, peras e bananas.
• Preferir bolos e bolachas
simples e menos calóricos, com o mínimo possível de gorduras saturadas e
sem gordura trans.• Bolos recheados e com cobertura têm mais risco de
contaminação, sobretudo em dias quentes.
• Bolachas recheadas têm mais gordura, e muitas vezes têm gordura trans.
•
Cuidado com frituras, salgadinhos industrializados, refrigerantes,
sucos artificiais, balas, pirulitos, chicletes. Além de baixo valor
nutricional, contêm gorduras em excesso, e deixam mais lixo proveniente
das embalagens.
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