Estratégias na sala de aula para crianças Déficit de atenção ou TDAH
Uma
criança com Déficit de atenção ou TDAH, pode apresentar também
dificuldades de aprendizagem, déficits de percepção visual, auditiva, na
sua capacidade para responder, na sua memória, na sua organização
espacial, na sua lateralidade, sua capacidade de análise e síntese, etc.
Estas áreas influem no desempenho na leitura, e da escrita, portanto
algumas estratégias devem ser adotadas em sala de aula para que esta
criança obtenha o interesse em participar das ações escolares e
consequentemente seja motivada a estudar.
1- Incrementar a imediata correlação entre prêmios e consequências.
2- Quando não se comporta adequadamente na sala de aula,
recomenda-se que se dê um tempo para meditar sobre o que fez (time out).
3- Aconselha-se supervisão nos recreios e horários livres.
4- Tentar evitar críticas e “sermões”. É preferível chamar-lhe a
atenção de uma forma prudente e calma quando ela não tiver se
comportando corretamente.
5- Reforçar seu comportamento positivo com cumprimentos, reconhecimentos, etc.
6- Sentá-la próximo da professora ou de algum colega que possa ser visto como um líder positivo.
7- Firmar um “contrato de comportamento positivo” com ela, incluindo aquelas condutas que estão ao seu alcance.
8- Motiva-la quando consegue reprimir um impulso, por exemplo, na
sala de aula, quando consegue levantar a mão para responder ao invés de
responder impulsivamente.
9- Orientar a atenção da criança que tem Déficit de atenção para a
tarefa que será iniciada. É importante ajuda-la a descobrir e selecionar
a informação mais importante, organizá-la e sistematizá-la.
10- É necessário dar a ela regras consistentes sobre o que deve fazer;
as instruções devem ser parceladas. Em alguns casos é conveniente
enumerar as instruções para que seja mais fácil para elas segui-las.
11- As rotinas de trabalho devem ser claras. Devem ser evitadas, na medida do possível, variações imprevistas.
12- Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
13- Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
14- Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com seus períodos de atenção.
15- Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores de modo que elas possam completá-los.
16- Entregar os trabalhos um de cada vez.
17- Reduzir a quantidade de deveres de casa.
18- Dar instruções tanto orais como escritas.
19- Estabelecer sinais secretos entre a criança e o professor para poder fazê-lo notar quando está começando a se distrair.
20- É importante que estas crianças que têm Déficit de atenção ou TDAH
estejam em ambientes de trabalho motivadores, com tarefas que sejam
significativas para elas. Deve-se atrair o seu interesse e apresentar a
ela tarefas que sejam desafiantes. Existia a crença que seria
conveniente que crianças com Déficit de atenção ou TDAH estivessem em
ambientes de trabalhos com poucos estímulos porque tudo lhes chamava a
atenção; no entanto, agora se sabe que é importante proporcionar-lhes
uma estimulação adequada, num ambiente que seja estimulante para estas
crianças.
Estratégias na sala de aula para crianças Déficit de atenção ou TDAH
Uma
criança com Déficit de atenção ou TDAH, pode apresentar também
dificuldades de aprendizagem, déficits de percepção visual, auditiva, na
sua capacidade para responder, na sua memória, na sua organização
espacial, na sua lateralidade, sua capacidade de análise e síntese, etc.
Estas áreas influem no desempenho na leitura, e da escrita, portanto
algumas estratégias devem ser adotadas em sala de aula para que esta
criança obtenha o interesse em participar das ações escolares e
consequentemente seja motivada a estudar.
1- Incrementar a imediata correlação entre prêmios e consequências.
2- Quando não se comporta adequadamente na sala de aula,
recomenda-se que se dê um tempo para meditar sobre o que fez (time out).
3- Aconselha-se supervisão nos recreios e horários livres.
4- Tentar evitar críticas e “sermões”. É preferível chamar-lhe a
atenção de uma forma prudente e calma quando ela não tiver se
comportando corretamente.
5- Reforçar seu comportamento positivo com cumprimentos, reconhecimentos, etc.
6- Sentá-la próximo da professora ou de algum colega que possa ser visto como um líder positivo.
7- Firmar um “contrato de comportamento positivo” com ela, incluindo aquelas condutas que estão ao seu alcance.
8- Motiva-la quando consegue reprimir um impulso, por exemplo, na
sala de aula, quando consegue levantar a mão para responder ao invés de
responder impulsivamente.
9- Orientar a atenção da criança que tem Déficit de atenção para a
tarefa que será iniciada. É importante ajuda-la a descobrir e selecionar
a informação mais importante, organizá-la e sistematizá-la.
10- É necessário dar a ela regras consistentes sobre o que deve fazer;
as instruções devem ser parceladas. Em alguns casos é conveniente
enumerar as instruções para que seja mais fácil para elas segui-las.
11- As rotinas de trabalho devem ser claras. Devem ser evitadas, na medida do possível, variações imprevistas.
12- Não é conveniente fazer atividades com limites de tempo. Isto pode favorecer condutas impulsivas.
13- Permitir um tempo extra para completar seus trabalhos.
14- Encurtar períodos de trabalho de modo a coincidirem com seus períodos de atenção.
15- Dividir os trabalhos que lhes sejam dados em partes menores de modo que elas possam completá-los.
16- Entregar os trabalhos um de cada vez.
17- Reduzir a quantidade de deveres de casa.
18- Dar instruções tanto orais como escritas.
19- Estabelecer sinais secretos entre a criança e o professor para poder fazê-lo notar quando está começando a se distrair.
20- É importante que estas crianças que têm Déficit de atenção ou TDAH
estejam em ambientes de trabalho motivadores, com tarefas que sejam
significativas para elas. Deve-se atrair o seu interesse e apresentar a
ela tarefas que sejam desafiantes. Existia a crença que seria
conveniente que crianças com Déficit de atenção ou TDAH estivessem em
ambientes de trabalhos com poucos estímulos porque tudo lhes chamava a
atenção; no entanto, agora se sabe que é importante proporcionar-lhes
uma estimulação adequada, num ambiente que seja estimulante para estas
crianças.
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