EDUCAÇÃO INFANTIL - explorando números e quantidades
Depois, aproveite para fazer coletivamente um cartaz para cada situação. Nos cartazes escreva: numeros em embalagens e rótulos, números em jornais e números em revistas. Pendure os cartazes em um varal ou fize-os em um mural. O registro incidental facilita a memorização e a identificação do traçado dos números e da sequência numérica.
Construa com os alunos cartões com números de 1 a 5:
.Explore a brincadeira Responda sem falar:
Combine com os alunos que você irá fazer perguntas e eles deverão responder mostrando um dos cartões. Elabore questões que envolvam contagens de 1 a 5. Quantas pernas tem o cachorro? Quantas asas tem o galo?
.Mostre um dos cartões para a turma (por exemplo, o cartão do 4) e peça aos alunos um número maior que aquele que você está mostrando (nesse caso os oalunos deverão mostrar o cartão do 5.
Se o seu pedido for um número menor que o 4, trabalhe com os alunos as diferentes escolhas que podem ser feitas.
Brinque com os alunos de Formando grupos. A sala deve ser previamente preparada com 4 bolas semelhantes, 4 lápis semelhantes, 4 flores num vaso, etc. Converse com os alunos "Vamos contar juntos até 4, um, dois, três, quatro". "Agora vamos contar até 4 levantando os dedos: um, dois, três, quatro". Mantendo os 4 dedos levantados peça: "Observem na sala onde podemos encontrar um grupo de 4 coisas iguais. Quem encontrar diz o que é". Brinque de forma semelhante com grupos de 5 e 6 elementos.
Aproveite o trabalho com quantidades para explorar com os alunos o jogo da memória. Construa de 6 a 10 pares de cartas. Uma carta com um conjunto de 3 elementos, por exemplo, formará par com a carta que tem o numeral 3.
Trabalhe inicialmente com as figuras viradas para cima. Quando os alunos dominarem melhor o jogo, pode-se trabalhar com as cartelas viradas para baixo.
Confeccione dinheiro de brincadeira com os alunos. Explore inicialmente situações de identificação das quantias 1 rea, 2 reais e 5 reais pelo número e pela cor da cédula.
Pergunte aos alunos "QUal o valor da nota verde?""Onde aparece o número que representa o valor da nota?" "Onde aparecem o número 1 e a palavra um na nota de 1 real?" "Em que lugar da nota aparece escrita a palavra real?"
Com as notas confeccionadas, crie situações envolvendo a ideia de juntar da adição.
Por exemplo, quanto dá se juntarmos 1 real com 1 real. Levante uma nota de 1 real em cada mão enquanto pergunta.
EDUCAÇÃO INFANTIL - explorando números e quantidades
Depois, aproveite para fazer coletivamente um cartaz para cada situação. Nos cartazes escreva: numeros em embalagens e rótulos, números em jornais e números em revistas. Pendure os cartazes em um varal ou fize-os em um mural. O registro incidental facilita a memorização e a identificação do traçado dos números e da sequência numérica.
Construa com os alunos cartões com números de 1 a 5:
.Explore a brincadeira Responda sem falar:
Combine com os alunos que você irá fazer perguntas e eles deverão responder mostrando um dos cartões. Elabore questões que envolvam contagens de 1 a 5. Quantas pernas tem o cachorro? Quantas asas tem o galo?
.Mostre um dos cartões para a turma (por exemplo, o cartão do 4) e peça aos alunos um número maior que aquele que você está mostrando (nesse caso os oalunos deverão mostrar o cartão do 5.
Se o seu pedido for um número menor que o 4, trabalhe com os alunos as diferentes escolhas que podem ser feitas.
Brinque com os alunos de Formando grupos. A sala deve ser previamente preparada com 4 bolas semelhantes, 4 lápis semelhantes, 4 flores num vaso, etc. Converse com os alunos "Vamos contar juntos até 4, um, dois, três, quatro". "Agora vamos contar até 4 levantando os dedos: um, dois, três, quatro". Mantendo os 4 dedos levantados peça: "Observem na sala onde podemos encontrar um grupo de 4 coisas iguais. Quem encontrar diz o que é". Brinque de forma semelhante com grupos de 5 e 6 elementos.
Aproveite o trabalho com quantidades para explorar com os alunos o jogo da memória. Construa de 6 a 10 pares de cartas. Uma carta com um conjunto de 3 elementos, por exemplo, formará par com a carta que tem o numeral 3.
Trabalhe inicialmente com as figuras viradas para cima. Quando os alunos dominarem melhor o jogo, pode-se trabalhar com as cartelas viradas para baixo.
Confeccione dinheiro de brincadeira com os alunos. Explore inicialmente situações de identificação das quantias 1 rea, 2 reais e 5 reais pelo número e pela cor da cédula.
Pergunte aos alunos "QUal o valor da nota verde?""Onde aparece o número que representa o valor da nota?" "Onde aparecem o número 1 e a palavra um na nota de 1 real?" "Em que lugar da nota aparece escrita a palavra real?"
Com as notas confeccionadas, crie situações envolvendo a ideia de juntar da adição.
Por exemplo, quanto dá se juntarmos 1 real com 1 real. Levante uma nota de 1 real em cada mão enquanto pergunta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário