EDUCAÇÃO INFANTIL - explorando números e quantidades


EDUCAÇÃO INFANTIL - explorando números e quantidades

Providencie embalagens vazias e limpas, jornais e revistas em que apareçam números. Deixe os alunos manusearem livremente. Pergunte: "Vocês viram os números que aparecem nesta embalagem de leite?" "E nesta revista". "Quem viu números em mais algum lugar? Mostre."
Depois, aproveite para fazer coletivamente um cartaz para cada situação. Nos cartazes escreva: numeros em embalagens e rótulos, números em jornais e números em revistas. Pendure os cartazes em um varal ou fize-os em um mural. O registro incidental facilita a memorização e a identificação do traçado dos números e da sequência numérica.

Construa com os alunos cartões com números de 1 a 5:
.Explore a brincadeira Responda sem falar:
Combine com os alunos que você irá fazer perguntas e eles deverão responder mostrando um dos cartões. Elabore questões que envolvam contagens de 1 a 5. Quantas pernas tem o cachorro? Quantas asas tem o galo?

.Mostre um dos cartões para a turma (por exemplo, o cartão do 4) e peça aos alunos um número maior que aquele que você está mostrando (nesse caso os oalunos deverão mostrar o cartão do 5.
Se o seu pedido for um número menor que o 4, trabalhe com os alunos as diferentes escolhas que podem ser feitas.

Brinque com os alunos de Formando grupos. A sala deve ser previamente preparada com 4 bolas semelhantes, 4 lápis semelhantes, 4 flores num vaso, etc. Converse com os alunos "Vamos contar juntos até 4, um, dois, três, quatro". "Agora vamos contar até 4 levantando os dedos: um, dois, três, quatro". Mantendo os 4 dedos levantados peça: "Observem na sala onde podemos encontrar um grupo de 4 coisas iguais. Quem encontrar diz o que é". Brinque de forma semelhante com grupos de 5 e 6 elementos.

Aproveite o trabalho com quantidades para explorar com os alunos o jogo da memória. Construa de 6 a 10 pares de cartas. Uma carta com um conjunto de 3 elementos, por exemplo, formará par com a carta que tem o numeral 3.
Trabalhe inicialmente com as figuras viradas para cima. Quando os alunos dominarem melhor o  jogo, pode-se trabalhar com as cartelas viradas para baixo.

Confeccione dinheiro de brincadeira com os alunos. Explore inicialmente situações de identificação das quantias 1 rea, 2 reais e 5 reais pelo número e pela cor da cédula.
Pergunte aos alunos "QUal o valor da nota verde?""Onde aparece o número que representa o valor da nota?" "Onde aparecem o número 1 e a palavra um na nota de 1 real?" "Em que lugar da nota aparece escrita a palavra real?"
Com as notas confeccionadas, crie situações envolvendo a ideia de juntar da adição.
Por exemplo, quanto dá se juntarmos 1 real com 1 real. Levante uma nota de 1 real em cada mão enquanto pergunta.

EDUCAÇÃO INFANTIL - explorando números e quantidades

Providencie embalagens vazias e limpas, jornais e revistas em que apareçam números. Deixe os alunos manusearem livremente. Pergunte: "Vocês viram os números que aparecem nesta embalagem de leite?" "E nesta revista". "Quem viu números em mais algum lugar? Mostre."
Depois, aproveite para fazer coletivamente um cartaz para cada situação. Nos cartazes escreva: numeros em embalagens e rótulos, números em jornais e números em revistas. Pendure os cartazes em um varal ou fize-os em um mural. O registro incidental facilita a memorização e a identificação do traçado dos números e da sequência numérica.

Construa com os alunos cartões com números de 1 a 5:
.Explore a brincadeira Responda sem falar:
Combine com os alunos que você irá fazer perguntas e eles deverão responder mostrando um dos cartões. Elabore questões que envolvam contagens de 1 a 5. Quantas pernas tem o cachorro? Quantas asas tem o galo?

.Mostre um dos cartões para a turma (por exemplo, o cartão do 4) e peça aos alunos um número maior que aquele que você está mostrando (nesse caso os oalunos deverão mostrar o cartão do 5.
Se o seu pedido for um número menor que o 4, trabalhe com os alunos as diferentes escolhas que podem ser feitas.

Brinque com os alunos de Formando grupos. A sala deve ser previamente preparada com 4 bolas semelhantes, 4 lápis semelhantes, 4 flores num vaso, etc. Converse com os alunos "Vamos contar juntos até 4, um, dois, três, quatro". "Agora vamos contar até 4 levantando os dedos: um, dois, três, quatro". Mantendo os 4 dedos levantados peça: "Observem na sala onde podemos encontrar um grupo de 4 coisas iguais. Quem encontrar diz o que é". Brinque de forma semelhante com grupos de 5 e 6 elementos.

Aproveite o trabalho com quantidades para explorar com os alunos o jogo da memória. Construa de 6 a 10 pares de cartas. Uma carta com um conjunto de 3 elementos, por exemplo, formará par com a carta que tem o numeral 3.
Trabalhe inicialmente com as figuras viradas para cima. Quando os alunos dominarem melhor o  jogo, pode-se trabalhar com as cartelas viradas para baixo.

Confeccione dinheiro de brincadeira com os alunos. Explore inicialmente situações de identificação das quantias 1 rea, 2 reais e 5 reais pelo número e pela cor da cédula.
Pergunte aos alunos "QUal o valor da nota verde?""Onde aparece o número que representa o valor da nota?" "Onde aparecem o número 1 e a palavra um na nota de 1 real?" "Em que lugar da nota aparece escrita a palavra real?"
Com as notas confeccionadas, crie situações envolvendo a ideia de juntar da adição.
Por exemplo, quanto dá se juntarmos 1 real com 1 real. Levante uma nota de 1 real em cada mão enquanto pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário