EDUCAÇÃO INFANTIL - medidas
Medindo com o palmo
Peça aos alunos que realizem algumas atividades usando o palmo:
.peça a cada aluno que contorne o palmo (mão aberta com os dedos bem separados), em uma folha de papel. Se os alunos tiverem dificuldades em contornar o próprio palmo, peça que trabalhem em duplas,cada um faz o contorno do palmo do colega.
.Depois, pela que comparem os desenhos entre si. Isso os fará descobrir que nem todos tem o mesmo tamanho de palmo. Peça ainda, que descubram quem da turma tem o palmo maior e quem tem o palmo menor.
.Solicite que meçam, por exemplo, a largura da carteira ou da mesa, a altura do ivro, etc. Depois, pela aos alunos que comparem com seus colegas as medições realizadas para ver se a medida encontrada é a mesma.
Medindo com o pé
Peça aos alunos que realizem algumas atividades usando o pé.
.solicite a cada aluno que contorne o pé em uma folha de papel. Se os alunos tiverem dificuldades em contornar o proprio pé, peça que trabalhem em duplas: cada um faz o contorno do pé do colega.
.Depois peça que comparem os desenhos, isso os fará descobrir que nem todos tem o mesmo tamanho de pé. Solicite ainda, que descubram quem da turma tem o pé maior e quem tem o pé menor.
.Solicite que meçam, por exemplo, a largura da sala de aula, o comprimento da quadra de esportes, etc. Depois peça que comparem com seus colegas as medições realizadas, para ver se a medida encontrada é a mesma.
Medindo com azulejos
Dentro das possibilidades do espaço físico da escola, se houver uma parede azulejada, meça com os alunos a altura de cada colega da sala. Outra possibilidade é desenhar azulejos com cerca de 15cm x 15 cm em folhas de papel pardo ou similar para depois fixa-las em uma parede, permitindo assim, que os alunos comparem suas alturas.
Construa uma tabela para registrar a altura (em azulejos) dos alunos.
Analise com os alunos a tabela e faça com que observem as diferenças nos regitros, concluindo: quem é o mais alto da sala, quantos azulejos ele mede de altura, quem é o mais baixo da sala, quantos azulejos ele mede de altura, as crianças que tem a mesma altura.
A atividade de medida de altura em azulejos pode ser repetida 2 ou 3 vezes por ano para que os alunos percebam o quanto cresceram.
Peça aos alunos que realizem algumas atividades usando o palmo:
.peça a cada aluno que contorne o palmo (mão aberta com os dedos bem separados), em uma folha de papel. Se os alunos tiverem dificuldades em contornar o próprio palmo, peça que trabalhem em duplas,cada um faz o contorno do palmo do colega.
.Depois, pela que comparem os desenhos entre si. Isso os fará descobrir que nem todos tem o mesmo tamanho de palmo. Peça ainda, que descubram quem da turma tem o palmo maior e quem tem o palmo menor.
.Solicite que meçam, por exemplo, a largura da carteira ou da mesa, a altura do ivro, etc. Depois, pela aos alunos que comparem com seus colegas as medições realizadas para ver se a medida encontrada é a mesma.
Medindo com o pé
Peça aos alunos que realizem algumas atividades usando o pé.
.solicite a cada aluno que contorne o pé em uma folha de papel. Se os alunos tiverem dificuldades em contornar o proprio pé, peça que trabalhem em duplas: cada um faz o contorno do pé do colega.
.Depois peça que comparem os desenhos, isso os fará descobrir que nem todos tem o mesmo tamanho de pé. Solicite ainda, que descubram quem da turma tem o pé maior e quem tem o pé menor.
.Solicite que meçam, por exemplo, a largura da sala de aula, o comprimento da quadra de esportes, etc. Depois peça que comparem com seus colegas as medições realizadas, para ver se a medida encontrada é a mesma.
Medindo com azulejos
Dentro das possibilidades do espaço físico da escola, se houver uma parede azulejada, meça com os alunos a altura de cada colega da sala. Outra possibilidade é desenhar azulejos com cerca de 15cm x 15 cm em folhas de papel pardo ou similar para depois fixa-las em uma parede, permitindo assim, que os alunos comparem suas alturas.
Construa uma tabela para registrar a altura (em azulejos) dos alunos.
Analise com os alunos a tabela e faça com que observem as diferenças nos regitros, concluindo: quem é o mais alto da sala, quantos azulejos ele mede de altura, quem é o mais baixo da sala, quantos azulejos ele mede de altura, as crianças que tem a mesma altura.
A atividade de medida de altura em azulejos pode ser repetida 2 ou 3 vezes por ano para que os alunos percebam o quanto cresceram.
EDUCAÇÃO INFANTIL - medidas
Medindo com o palmo
Peça aos alunos que realizem algumas atividades usando o palmo:
.peça a cada aluno que contorne o palmo (mão aberta com os dedos bem separados), em uma folha de papel. Se os alunos tiverem dificuldades em contornar o próprio palmo, peça que trabalhem em duplas,cada um faz o contorno do palmo do colega.
.Depois, pela que comparem os desenhos entre si. Isso os fará descobrir que nem todos tem o mesmo tamanho de palmo. Peça ainda, que descubram quem da turma tem o palmo maior e quem tem o palmo menor.
.Solicite que meçam, por exemplo, a largura da carteira ou da mesa, a altura do ivro, etc. Depois, pela aos alunos que comparem com seus colegas as medições realizadas para ver se a medida encontrada é a mesma.
Medindo com o pé
Peça aos alunos que realizem algumas atividades usando o pé.
.solicite a cada aluno que contorne o pé em uma folha de papel. Se os alunos tiverem dificuldades em contornar o proprio pé, peça que trabalhem em duplas: cada um faz o contorno do pé do colega.
.Depois peça que comparem os desenhos, isso os fará descobrir que nem todos tem o mesmo tamanho de pé. Solicite ainda, que descubram quem da turma tem o pé maior e quem tem o pé menor.
.Solicite que meçam, por exemplo, a largura da sala de aula, o comprimento da quadra de esportes, etc. Depois peça que comparem com seus colegas as medições realizadas, para ver se a medida encontrada é a mesma.
Medindo com azulejos
Dentro das possibilidades do espaço físico da escola, se houver uma parede azulejada, meça com os alunos a altura de cada colega da sala. Outra possibilidade é desenhar azulejos com cerca de 15cm x 15 cm em folhas de papel pardo ou similar para depois fixa-las em uma parede, permitindo assim, que os alunos comparem suas alturas.
Construa uma tabela para registrar a altura (em azulejos) dos alunos.
Analise com os alunos a tabela e faça com que observem as diferenças nos regitros, concluindo: quem é o mais alto da sala, quantos azulejos ele mede de altura, quem é o mais baixo da sala, quantos azulejos ele mede de altura, as crianças que tem a mesma altura.
A atividade de medida de altura em azulejos pode ser repetida 2 ou 3 vezes por ano para que os alunos percebam o quanto cresceram.
Peça aos alunos que realizem algumas atividades usando o palmo:
.peça a cada aluno que contorne o palmo (mão aberta com os dedos bem separados), em uma folha de papel. Se os alunos tiverem dificuldades em contornar o próprio palmo, peça que trabalhem em duplas,cada um faz o contorno do palmo do colega.
.Depois, pela que comparem os desenhos entre si. Isso os fará descobrir que nem todos tem o mesmo tamanho de palmo. Peça ainda, que descubram quem da turma tem o palmo maior e quem tem o palmo menor.
.Solicite que meçam, por exemplo, a largura da carteira ou da mesa, a altura do ivro, etc. Depois, pela aos alunos que comparem com seus colegas as medições realizadas para ver se a medida encontrada é a mesma.
Medindo com o pé
Peça aos alunos que realizem algumas atividades usando o pé.
.solicite a cada aluno que contorne o pé em uma folha de papel. Se os alunos tiverem dificuldades em contornar o proprio pé, peça que trabalhem em duplas: cada um faz o contorno do pé do colega.
.Depois peça que comparem os desenhos, isso os fará descobrir que nem todos tem o mesmo tamanho de pé. Solicite ainda, que descubram quem da turma tem o pé maior e quem tem o pé menor.
.Solicite que meçam, por exemplo, a largura da sala de aula, o comprimento da quadra de esportes, etc. Depois peça que comparem com seus colegas as medições realizadas, para ver se a medida encontrada é a mesma.
Medindo com azulejos
Dentro das possibilidades do espaço físico da escola, se houver uma parede azulejada, meça com os alunos a altura de cada colega da sala. Outra possibilidade é desenhar azulejos com cerca de 15cm x 15 cm em folhas de papel pardo ou similar para depois fixa-las em uma parede, permitindo assim, que os alunos comparem suas alturas.
Construa uma tabela para registrar a altura (em azulejos) dos alunos.
Analise com os alunos a tabela e faça com que observem as diferenças nos regitros, concluindo: quem é o mais alto da sala, quantos azulejos ele mede de altura, quem é o mais baixo da sala, quantos azulejos ele mede de altura, as crianças que tem a mesma altura.
A atividade de medida de altura em azulejos pode ser repetida 2 ou 3 vezes por ano para que os alunos percebam o quanto cresceram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário