MATERNAL - projeto Aprender Brincando

MATERNAL - projeto Aprender Brincando

Sugestão enviada pela professora Maria Helena do RS:


Objetivos:
.promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
.propiciar um ambiente ludico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psiquicos, fisicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
.criar um ambiente prazeroso de afeto e segurança;
.promover contatos com a linguagem oral e musical;
.propicar um ambiente onde as crianças possam desenvolver sua autonomia de forma saudavel e feliz;
.promover o desenvolvimento de vinculos afetivos;
.auxiliar os alunos ao uso do banheiro de forma lúdica e prazerosa, para que sintam segurança e tranquilidade no abandono das fraldas;
.proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação.
.promover o desenvolvimento da expressão corporal.

Objetivos de aprendizagem
..recepcionar as crianças e responsáveis em um ambiente alegre;
..estabelecer vinculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
..desenvolver a autonomia durante as refeições, na escolha dos brinquedos que lhe agradam e no uso do banheiro;
..interessar-se por leituras de histórias;
..apresentar procedimentos de contato com os livros;
..desenvolver a linguagem oral e corporal;
..realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes materiais gráficos;
..ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias;
..desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
..estabelecer relação entre os objetos e seus usos;
..participar de atividades de movimento corporal (levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr, etc);
..participar de narrações de historias com gestos e mimicas, iniciando a dramatização;
..participar de brincadeiras diversas com corda elástica, bamboles, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas, etc;
..recriar os cantos de brinquedos e brincadeiras, estimulando a criatividade, o ludico  e o faz de conta;
..propiciar um ambiente onde as crianças possam desenvolver sua autonomia de forma saudável e feliz;
..desenvolver o gosto pela leitura e estimular a participação dos pais, através da sacola literaria;
..realizar atividades de artes plasticas experimentando diferentes materiais de pintura, colagem e papeis;

Conteudos
>>socio-afetivos
.integração
.socialização
.comunicação
.auto-estima
.autonomia
.identidade
.faz de conta

>.musica
.canções variadas;
.batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
.exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
.participação em situações que integram musica, movimento e cançao;
.perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.

>>movimento
.equilibrio e coordenação
.arrastar-se
.engatinhar
.andar
.rolar
.correr
.saltar
.conhecer o proprio corpo
.expressão de sensações e ritmos corporais;
.exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
.exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
.abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
.brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.

>>artes visuais
.exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc;
.exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc.;
.observação e identificação de imagens diversas.

>>linguagem oral e escrita
.manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
.narração de historias;
.estimulação da fala.

>>natureza e sociedade
.conhecimento do corpo
.manuseio de sucatas

>>matemática
.conhecer e explorar formas geométricas
.tamanho
.noções espaciais.

Procedimentos / atividades


·                     Histórias narradas.
·                     Teatros de fantoches e dedoches.
·                     Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
·                     Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
·                     Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, chute, etc;
·                     Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
·                     Cantos de brinquedos e brincadeiras (casinha, leitura, beleza, mercadinho, música);
·                     Cantinho de percepção visual (com tules coloridos, bambolê de fitas e CDs coloridos pendurados).
·                     Brincar com boneco de EVA articulado;
·                     Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
·                     CD de músicas de vários ritmos;
·                     DVD musical;
·                     Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
·                     Brinquedoteca, sala de leitura, pracinha e pátio;
·                     Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel atômico, giz,etc.
·                     Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
·                     Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
·                     Brincar com fantasias;
·                     Atividades com as famílias: sacola literária;
·                     Saco surpresa;
·                     Técnica do espelho;
·                     Brincadeira do carinho.

**projeto inserido na Pasta Maternal em documento de word

MATERNAL - projeto Aprender Brincando

Sugestão enviada pela professora Maria Helena do RS:


Objetivos:
.promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
.propiciar um ambiente ludico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psiquicos, fisicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
.criar um ambiente prazeroso de afeto e segurança;
.promover contatos com a linguagem oral e musical;
.propicar um ambiente onde as crianças possam desenvolver sua autonomia de forma saudavel e feliz;
.promover o desenvolvimento de vinculos afetivos;
.auxiliar os alunos ao uso do banheiro de forma lúdica e prazerosa, para que sintam segurança e tranquilidade no abandono das fraldas;
.proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação.
.promover o desenvolvimento da expressão corporal.

Objetivos de aprendizagem
..recepcionar as crianças e responsáveis em um ambiente alegre;
..estabelecer vinculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação;
..desenvolver a autonomia durante as refeições, na escolha dos brinquedos que lhe agradam e no uso do banheiro;
..interessar-se por leituras de histórias;
..apresentar procedimentos de contato com os livros;
..desenvolver a linguagem oral e corporal;
..realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes materiais gráficos;
..ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias;
..desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
..estabelecer relação entre os objetos e seus usos;
..participar de atividades de movimento corporal (levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr, etc);
..participar de narrações de historias com gestos e mimicas, iniciando a dramatização;
..participar de brincadeiras diversas com corda elástica, bamboles, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas, etc;
..recriar os cantos de brinquedos e brincadeiras, estimulando a criatividade, o ludico  e o faz de conta;
..propiciar um ambiente onde as crianças possam desenvolver sua autonomia de forma saudável e feliz;
..desenvolver o gosto pela leitura e estimular a participação dos pais, através da sacola literaria;
..realizar atividades de artes plasticas experimentando diferentes materiais de pintura, colagem e papeis;

Conteudos
>>socio-afetivos
.integração
.socialização
.comunicação
.auto-estima
.autonomia
.identidade
.faz de conta

>.musica
.canções variadas;
.batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
.exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
.participação em situações que integram musica, movimento e cançao;
.perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.

>>movimento
.equilibrio e coordenação
.arrastar-se
.engatinhar
.andar
.rolar
.correr
.saltar
.conhecer o proprio corpo
.expressão de sensações e ritmos corporais;
.exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
.exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
.abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
.brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.

>>artes visuais
.exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc;
.exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc.;
.observação e identificação de imagens diversas.

>>linguagem oral e escrita
.manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
.narração de historias;
.estimulação da fala.

>>natureza e sociedade
.conhecimento do corpo
.manuseio de sucatas

>>matemática
.conhecer e explorar formas geométricas
.tamanho
.noções espaciais.

Procedimentos / atividades


·                     Histórias narradas.
·                     Teatros de fantoches e dedoches.
·                     Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
·                     Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
·                     Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, chute, etc;
·                     Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
·                     Cantos de brinquedos e brincadeiras (casinha, leitura, beleza, mercadinho, música);
·                     Cantinho de percepção visual (com tules coloridos, bambolê de fitas e CDs coloridos pendurados).
·                     Brincar com boneco de EVA articulado;
·                     Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
·                     CD de músicas de vários ritmos;
·                     DVD musical;
·                     Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
·                     Brinquedoteca, sala de leitura, pracinha e pátio;
·                     Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel atômico, giz,etc.
·                     Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
·                     Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
·                     Brincar com fantasias;
·                     Atividades com as famílias: sacola literária;
·                     Saco surpresa;
·                     Técnica do espelho;
·                     Brincadeira do carinho.

**projeto inserido na Pasta Maternal em documento de word

Nenhum comentário:

Postar um comentário