PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental CADEIA ALIMENTAR
PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental
CADEIA ALIMENTAR
ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza
CONTEÚDOS:
Cadeia alimentar
Animais vertebrados e invertebrados
Respiração dos animais
Habitat dos animais
OBJETIVOS:
Compreender o que é uma cadeia alimentar;
Conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar;
Compreender as relações alimentares entre produtores e consumidores de diferentes ordens;
Entender a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico de um ecossistema;
Refletir sobre a dependência dos seres vivos entre si e a consequência da extinção de espécies;
Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais vertebrados e invertebrados;
DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus alimentos.
Perguntas:
- O que os seres vivos precisam para viver?
Provavelmente responderão que necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de alimentação para sua sobrevivência. Depois questione:
- O que os seres vivos comem?
- Do que as plantas se alimentam?
- Quais são os principais alimentos consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros?
Questionar se eles conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Pergunte quais animais se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido.
Solicite que agrupem os cartões obedecendo aos seguintes critérios:
1- Produzem o próprio alimento.
2- Se alimentam de outros seres vivos.
3- Fazem decomposição dos alimentos.
Em seguida nomeie os agrupamentos em:
1) Produtores.
2) Consumidores.
3) Decompositores.
Para colar no caderno:
ESCOLA: ______________________________________
CIÊNCIAS DA NATUREZA
NOME: ___________________________________________ DATA: ____________
TURMA:______________ PROFESSORA: ________________
Aprendemos que CADEIA ALIMENTAR é uma sequencia de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. Agora, use seus conhecimentos e ilustre com recortes em papel uma cadeia alimentar.
Adaptado de:
Revista Nova Escola e Caderno do futuro
PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental CADEIA ALIMENTAR
PLANO DE AULA - 4º e 5º Ano Ensino Fundamental
CADEIA ALIMENTAR
ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza
CONTEÚDOS:
Cadeia alimentar
Animais vertebrados e invertebrados
Respiração dos animais
Habitat dos animais
OBJETIVOS:
Compreender o que é uma cadeia alimentar;
Conceituar e identificar produtores, consumidores e decompositores em uma cadeia alimentar;
Compreender as relações alimentares entre produtores e consumidores de diferentes ordens;
Entender a importância da cadeia alimentar para o equilíbrio ecológico de um ecossistema;
Refletir sobre a dependência dos seres vivos entre si e a consequência da extinção de espécies;
Proporcionar o conhecimento, conscientização, identificação dos animais vertebrados e invertebrados;
DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula em roda de conversa utilizando perguntas para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para verificar o que sabem sobre o tema “Cadeia Alimentar”. Estabeleça um diálogo a respeito da alimentação e relação entre os animais. O diálogo na roda de conversa é um espaço privilegiado de troca e deve ser sempre utilizado pelo professor, lembrando que é fundamental oferecer a oportunidade de participação para todos os alunos e valorizar a fala de cada um. A aula deverá ser desenvolvida, a partir dos conhecimentos prévios da turma, e ampliação das informações acerca da relação entre os animais e seus alimentos.
Perguntas:
- O que os seres vivos precisam para viver?
Provavelmente responderão que necessitam de água, sol, ar, comida, entre outros. Aproveite a oportunidade e intervenha com questionamentos para que os alunos percebam a necessidade de alimentação para sua sobrevivência. Depois questione:
- O que os seres vivos comem?
- Do que as plantas se alimentam?
- Quais são os principais alimentos consumidos pelos seres humanos? E pelos peixes? Pássaros?
Questionar se eles conhecem algum animal que produz o seu próprio alimento. Explique que somente as plantas conseguem produzir o seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Pergunte quais animais se alimentam de outros animais, e continue com questionamentos nesse sentido.
Solicite que agrupem os cartões obedecendo aos seguintes critérios:
1- Produzem o próprio alimento.
2- Se alimentam de outros seres vivos.
3- Fazem decomposição dos alimentos.
Em seguida nomeie os agrupamentos em:
1) Produtores.
2) Consumidores.
3) Decompositores.
Para colar no caderno:
ESCOLA: ______________________________________
CIÊNCIAS DA NATUREZA
NOME: ___________________________________________ DATA: ____________
TURMA:______________ PROFESSORA: ________________
Aprendemos que CADEIA ALIMENTAR é uma sequencia de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. Agora, use seus conhecimentos e ilustre com recortes em papel uma cadeia alimentar.
Adaptado de:
Revista Nova Escola e Caderno do futuro
Nenhum comentário:
Postar um comentário