Plano de aula: Os dez sacizinhos

Plano de aula
Livro: Os Dez Sacizinhos
(Tatiana Belink)

Série: Educação infantil e 1° ano do ensino fundamental

Tempo previsto: 2 dias

Eixos: Leitura e Oralidade/Números e Operações

Direitos de Aprendizagem:
- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor e crianças;
- Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
- Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram em suas diferentes funções: indicador da quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade);
- Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
- Desenvolver competências de comunicação, inteiração e criatividade;
- Reconhecer Mito do Folclore Brasileiro através de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas e criativas;
- Desenvolver habilidades de escuta através de histórias, despertando o gosto pela leitura;
- Observar e identificar o personagem como um dos Mitos do nosso Folclore;
- Desenvolver:
1 - Linguagem oral, a interpretação e a produção de texto através do reconto e ilustração;
2 - Rimas, sonoridade, sílabas;
3 - Contagem, a sequência numérica, a adição e subtração através de cenas da história de maneira prazerosa e criativa.

Procedimentos Metodológicos

Introdução:
Este livro não conta a história de um saci, mas, de dez sacizinhos aprendendo a contar.
Mostrar o livro, capa, falar sobre a autora:

Tatiana Belink foi uma escritora que nasceu em um país longe daqui, na Rússia mas, aos 10 anos de idade veio morar no Brasil. Tatiana escreveu mais de 200 livros e sempre gostou muito de escrever para crianças. Ela morreu bem velhinha aos 94 anos de idade.

Livro: Os dez sacizinhos
Autora: Tatiana Belink
Ilustrações: Roberto Weigand
Editora Paulinas
Série Estação Criança
Sinopse:
Aqui está uma brincadeira matemática de subtrair sacis. Entre versos e estrofes, dez graciosos sacizinhos vão desaparecendo, um a um, em diversos acidentes, como ingestão de comida estragada, jejum exagerado, quebra de regras... Prêmios: Altamente Recomendável FNLIJ - Categoria Criança (1998) FNLIJ - Melhor ilustração (1998) Prêmio Jabuti (1999).

1 - Antes da leitura: (Antecipação)
- Sobre o que vocês acham que a história falará?
- Como será este personagem?
- O que ele faz?
- Será que eles são diferentes uns dos outros?

2 - Durante a leitura:
- Apresentar o livro para as crianças: Quem conhece um Saci? Quem sabe o que é um Saci?
- Leitura do livro.

3 - Após a leitura: (Visualização)
- Como eram os personagens da história?
- O que eles faziam?
- O que aconteceu com eles?
- Você gostou do final da história?
- Alguém já conhecia esses personagem? Como ele é? O que ele faz?
- De que a história fala?
- Quantos eram os sacizinhos?
- O que aconteceu com eles?
- Como eles sumiam?
- O que aconteceu no final da história?
- Qual a parte da história você mais gostou?

4 - Reconto da história:
- Com participação dos alunos (ir mostrando as ilustrações do livro e deixar que as crianças contem com suas palavras o que se lembram da história).

5 - Ilustração:
- Desenhar a parte da história que mais gostou.

6 - Receita para pegar Saci: O único jeito de capturar essa criatura é com garrafa de vidro, rolha, peneira e tinta vermelha. Quando um Saci está para aparecer, ouve-se um assobio misterioso e longo. Ele se aproxima geralmente no meio de um rodamoinho. É necessário jogar a peneira sobre ele e colocar a garrafa sob a peneira, para o Saci entrar. Daí é só tampar o recipiente com a rolha e marcar nela uma cruz com a tinta vermelha. Mas é preciso cuidado para não deixá-lo escapar, ou ele tentará se vingar de você...

Português

1 - Trabalhando palavras do texto: trabalhar com palavras mais fáceis para as crianças - mostrar fichas com as palavras e as crianças deverão identificá-las através da leitura, registrar no caderno:
SACI       DEZ       BISCOITO      FOGO

2 - Listar outras palavras que comecem como as escritas acima: deixar que as crianças falem, registrar no quadro e caderno.

3 - Identificando rimas: algumas palavras rimam, quer dizer, terminam com o mesmo som. Que palavras terminam com sons iguais? Falar as palavras para as crianças tentarem identificar. Listar no quadro para as crianças registrarem nos cadernos.

Matemática

1 - Numerais (oral):
- São quantos sacizinhos?
- Quantos iam saindo de cada vez?
- Quantos ficaram?

2 - Escrita dos numerais:
- Números e nomes com letra cursiva (registro no caderno).

3 - Probleminhas:
- Eram 2 sacizinhos, 2 chegaram para o almoço. Quantos ficaram?
- Eram 3 sacizinhos na fila, chegou mais 1. Quantos ficaram?
- Eram 5 sacizinhos na fila, 3 sairam para passear. Quantos ficaram?
- Eram 4 sacizinhos, 3 sairam para viajar. Quantos ficaram?

Avaliação:
- Contínua e processual.



JOGO

SACI NA GARRAFA
Contagem de 1 a 10 e os 10 sacizinhos

Objetivos:
- Perceber que a matemática também está presente na história;
- Realizar a sequência numérica de 1 até 10;
- Aprimorar a ideia de subtração e adição através da história;

Duração das atividades:
- 50 minutos;

Conhecimentos prévios:
- Escrita de numeração até 10;

Estratégias e recursos:
- Dividir a turma em grupos. Cada criança receberá uma cartela com 10 sacizinhos. Cada jogador deverá jogar o dado e colocar na garrafa a quantidade de Sacis correspondentes ao número sorteado no dado. Vence aquele grupo que todos colocarem todos os Sacis na garrafa.





Plano de aula
Livro: Os Dez Sacizinhos
(Tatiana Belink)

Série: Educação infantil e 1° ano do ensino fundamental

Tempo previsto: 2 dias

Eixos: Leitura e Oralidade/Números e Operações

Direitos de Aprendizagem:
- Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor e crianças;
- Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
- Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram em suas diferentes funções: indicador da quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade);
- Associar a denominação do número a sua respectiva representação simbólica;
- Desenvolver competências de comunicação, inteiração e criatividade;
- Reconhecer Mito do Folclore Brasileiro através de histórias, brincadeiras e atividades lúdicas e criativas;
- Desenvolver habilidades de escuta através de histórias, despertando o gosto pela leitura;
- Observar e identificar o personagem como um dos Mitos do nosso Folclore;
- Desenvolver:
1 - Linguagem oral, a interpretação e a produção de texto através do reconto e ilustração;
2 - Rimas, sonoridade, sílabas;
3 - Contagem, a sequência numérica, a adição e subtração através de cenas da história de maneira prazerosa e criativa.

Procedimentos Metodológicos

Introdução:
Este livro não conta a história de um saci, mas, de dez sacizinhos aprendendo a contar.
Mostrar o livro, capa, falar sobre a autora:

Tatiana Belink foi uma escritora que nasceu em um país longe daqui, na Rússia mas, aos 10 anos de idade veio morar no Brasil. Tatiana escreveu mais de 200 livros e sempre gostou muito de escrever para crianças. Ela morreu bem velhinha aos 94 anos de idade.

Livro: Os dez sacizinhos
Autora: Tatiana Belink
Ilustrações: Roberto Weigand
Editora Paulinas
Série Estação Criança
Sinopse:
Aqui está uma brincadeira matemática de subtrair sacis. Entre versos e estrofes, dez graciosos sacizinhos vão desaparecendo, um a um, em diversos acidentes, como ingestão de comida estragada, jejum exagerado, quebra de regras... Prêmios: Altamente Recomendável FNLIJ - Categoria Criança (1998) FNLIJ - Melhor ilustração (1998) Prêmio Jabuti (1999).

1 - Antes da leitura: (Antecipação)
- Sobre o que vocês acham que a história falará?
- Como será este personagem?
- O que ele faz?
- Será que eles são diferentes uns dos outros?

2 - Durante a leitura:
- Apresentar o livro para as crianças: Quem conhece um Saci? Quem sabe o que é um Saci?
- Leitura do livro.

3 - Após a leitura: (Visualização)
- Como eram os personagens da história?
- O que eles faziam?
- O que aconteceu com eles?
- Você gostou do final da história?
- Alguém já conhecia esses personagem? Como ele é? O que ele faz?
- De que a história fala?
- Quantos eram os sacizinhos?
- O que aconteceu com eles?
- Como eles sumiam?
- O que aconteceu no final da história?
- Qual a parte da história você mais gostou?

4 - Reconto da história:
- Com participação dos alunos (ir mostrando as ilustrações do livro e deixar que as crianças contem com suas palavras o que se lembram da história).

5 - Ilustração:
- Desenhar a parte da história que mais gostou.

6 - Receita para pegar Saci: O único jeito de capturar essa criatura é com garrafa de vidro, rolha, peneira e tinta vermelha. Quando um Saci está para aparecer, ouve-se um assobio misterioso e longo. Ele se aproxima geralmente no meio de um rodamoinho. É necessário jogar a peneira sobre ele e colocar a garrafa sob a peneira, para o Saci entrar. Daí é só tampar o recipiente com a rolha e marcar nela uma cruz com a tinta vermelha. Mas é preciso cuidado para não deixá-lo escapar, ou ele tentará se vingar de você...

Português

1 - Trabalhando palavras do texto: trabalhar com palavras mais fáceis para as crianças - mostrar fichas com as palavras e as crianças deverão identificá-las através da leitura, registrar no caderno:
SACI       DEZ       BISCOITO      FOGO

2 - Listar outras palavras que comecem como as escritas acima: deixar que as crianças falem, registrar no quadro e caderno.

3 - Identificando rimas: algumas palavras rimam, quer dizer, terminam com o mesmo som. Que palavras terminam com sons iguais? Falar as palavras para as crianças tentarem identificar. Listar no quadro para as crianças registrarem nos cadernos.

Matemática

1 - Numerais (oral):
- São quantos sacizinhos?
- Quantos iam saindo de cada vez?
- Quantos ficaram?

2 - Escrita dos numerais:
- Números e nomes com letra cursiva (registro no caderno).

3 - Probleminhas:
- Eram 2 sacizinhos, 2 chegaram para o almoço. Quantos ficaram?
- Eram 3 sacizinhos na fila, chegou mais 1. Quantos ficaram?
- Eram 5 sacizinhos na fila, 3 sairam para passear. Quantos ficaram?
- Eram 4 sacizinhos, 3 sairam para viajar. Quantos ficaram?

Avaliação:
- Contínua e processual.



JOGO

SACI NA GARRAFA
Contagem de 1 a 10 e os 10 sacizinhos

Objetivos:
- Perceber que a matemática também está presente na história;
- Realizar a sequência numérica de 1 até 10;
- Aprimorar a ideia de subtração e adição através da história;

Duração das atividades:
- 50 minutos;

Conhecimentos prévios:
- Escrita de numeração até 10;

Estratégias e recursos:
- Dividir a turma em grupos. Cada criança receberá uma cartela com 10 sacizinhos. Cada jogador deverá jogar o dado e colocar na garrafa a quantidade de Sacis correspondentes ao número sorteado no dado. Vence aquele grupo que todos colocarem todos os Sacis na garrafa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário