VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA (PROJETO)
INCENTIVANDO A LEITURA FORA DO AMBIENTE ESCOLAR.
A Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental Ed. 119,
TROUXE AQUELA TRADICIONAL MALETA VIAJANTE, COMO UM ALIADO MUITO
IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E A INTERAÇÃO DA FAMÍLIA
COM O DIA A DIA ESCOLAR.
JÁ FOI CONSTATADO QUE a família tem uma forte influência sobre o hábito
da leitura, FOI DESENVOLVIDO UM projeto que, entre outras coisas, visa
fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o
que leu. Para tanto, após contato escrito com os pais, são
proporcionadas situações de leitura compartilhada entre eles, os demais
familiares e as próprias crianças.
Metodologia do trabalho
Em sala de aula, o livro é
mostrado com a dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno
perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das
atividades de escola. Nessa etapa do projeto, o objetivo é aproximar as
crianças do universo escrito e
dos portadores de escrita (livros), para que eles possam manuseá-los,
enquanto reparam na beleza das imagens, relacionam texto e ilustrações,
manifestam sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo
preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão
ler. Assim, os professores da instituição também acabam construindo o hábito de ouvir e
sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias e, em
consequência, também desenvolvem no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos próprios colegas de sala.
Em seguida, as crianças são estimuladas a levar para casa, sempre às
sextas-feiras e mediante sorteio, uma maleta que contém livros
paradidáticos e um caderno de registro, no qual são orientadas a
registrar e recontar a história lida, usando principalmente a escrita.
Nas segundas-feiras, além de devolver a maleta, os sorteados,
individualmente, apresentam sua criação aos colegas.
O PROFESSOR TAMBÉM PODERÁ ACRESCENTAR O RECONTO EM SALA DE AULA.
Etapas para a execução da atividade
De
posse da maleta, a criança escolhe um dos livros paradidáticos e um de
seus responsáveis, previamente orientado pela escola, faz a leitura para
ela. Ainda durante o fim de semana, eles conversam sobre a história, o
aluno a reconta com suas palavras e, com ajuda do responsável, faz o
registro dela no caderno apropriado.
Depois,
ainda em conjunto, ambos preenchem a ficha avaliativa, que vem anexada
atrás da folha do registro e, se possível, pedem para outro membro da
família fotografar o momento da leitura.
A imagem obtida também deve ser colada no registro. Na segunda-feira,
ao retornar às aulas, o aluno deve entregar a maleta e, então,
apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro familiar.
Tudo muito simples, mas muito interativo para os todos os envolvidos no
processo!
Modelo de bilhete
Para envolver os pais na atividade.
Modelo de Ficha de leitura e Acompanhamento
Modelo de maleta viajante, mala viajante ou sacola literária
VIAJANDO NA MAGIA DA LEITURA (PROJETO)
INCENTIVANDO A LEITURA FORA DO AMBIENTE ESCOLAR.
A Revista Guia Prático do Professor – Ensino Fundamental Ed. 119,
TROUXE AQUELA TRADICIONAL MALETA VIAJANTE, COMO UM ALIADO MUITO
IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E A INTERAÇÃO DA FAMÍLIA
COM O DIA A DIA ESCOLAR.
JÁ FOI CONSTATADO QUE a família tem uma forte influência sobre o hábito
da leitura, FOI DESENVOLVIDO UM projeto que, entre outras coisas, visa
fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o
que leu. Para tanto, após contato escrito com os pais, são
proporcionadas situações de leitura compartilhada entre eles, os demais
familiares e as próprias crianças.
Metodologia do trabalho
Em sala de aula, o livro é
mostrado com a dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno
perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das
atividades de escola. Nessa etapa do projeto, o objetivo é aproximar as
crianças do universo escrito e
dos portadores de escrita (livros), para que eles possam manuseá-los,
enquanto reparam na beleza das imagens, relacionam texto e ilustrações,
manifestam sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo
preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão
ler. Assim, os professores da instituição também acabam construindo o hábito de ouvir e
sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias e, em
consequência, também desenvolvem no aluno a facilidade de se expressar em público, inicialmente, perante aos próprios colegas de sala.
Em seguida, as crianças são estimuladas a levar para casa, sempre às
sextas-feiras e mediante sorteio, uma maleta que contém livros
paradidáticos e um caderno de registro, no qual são orientadas a
registrar e recontar a história lida, usando principalmente a escrita.
Nas segundas-feiras, além de devolver a maleta, os sorteados,
individualmente, apresentam sua criação aos colegas.
O PROFESSOR TAMBÉM PODERÁ ACRESCENTAR O RECONTO EM SALA DE AULA.
Etapas para a execução da atividade
De
posse da maleta, a criança escolhe um dos livros paradidáticos e um de
seus responsáveis, previamente orientado pela escola, faz a leitura para
ela. Ainda durante o fim de semana, eles conversam sobre a história, o
aluno a reconta com suas palavras e, com ajuda do responsável, faz o
registro dela no caderno apropriado.
Depois,
ainda em conjunto, ambos preenchem a ficha avaliativa, que vem anexada
atrás da folha do registro e, se possível, pedem para outro membro da
família fotografar o momento da leitura.
A imagem obtida também deve ser colada no registro. Na segunda-feira,
ao retornar às aulas, o aluno deve entregar a maleta e, então,
apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro familiar.
Tudo muito simples, mas muito interativo para os todos os envolvidos no
processo!
Modelo de bilhete
Para envolver os pais na atividade.
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