Projeto - Todo Dia é Dia de Índio



Projeto - Todo Dia é Dia de Índio

Público alvo: 
Educação Infantil

Área: 
Natureza e Sociedade

Justificativa: 
Tendo em vista a indicação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN) de que as crianças conheçam e valorizem a pluralidade de etnias, culturas e crenças, este projeto possibilita o resgate de nossas raízes por meio de atividades que permitem
o conhecimento da cultura indígena, seus valores e costumes adotados em nossos hábitos cotidianos e a importância do respeito à natureza e à diversidade.

Objetivos:
- Conhecer como vivem os índios atualmente;
- Conhecer os hábitos e costumes indígenas que incorporamos em nossa alimentação;
- Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil;
- Reconhecer a relação índio/natureza;
- Conhecer lendas indígenas;
- Identificar a importância do respeito ao meio ambiente;
- Conhecer e valorizar diferentes etnias, culturas e crenças.

Desenvolvimento:
Atividade 1
1º momento: Converse com a turma sobre os índios: o que sabem, o que já ouviram falar, como os imaginam. Permita que as crianças se expressem livremente, para que você possa identificar a percepção delas acerca de aspectos indígenas.

2º momento: Dialogue com a turma sobre os costumes indígenas e quais destes costumes são próprios dessa etnia e quais foram incorporados à cultura desse povo. O vídeo “Índios no Brasil - costumes, cultura”, pode auxiliá-los na descrição de tais aspectos.

Apresente imagens para as crianças, a fim de que elas percebam os costumes indígenas.

3º momento: Em seguida, solicite às crianças que descrevam, através de desenhos, duas formas de se vestir dos índios da atualidade. Proponha a apresentação dos desenhos produzidos e
exponha-os na sala de aula.

4º momento: Proponha a criação de pinturas da habitação dos índios. Oferte papel A10 e tintas guache à turma.

Atividade 2
1º momento: Solicite que as crianças realizem uma pesquisa em casa a partir da seguinte pergunta:
- Quais as contribuições do povo indígena para nossa culinária? (Represente as respostas através de imagens).

2º momento: Em sala de aula, socialize as imagens e proponha a criação de um mural sobre as contribuições do povo indígena na nossa culinária.


3º momento: Anteriormente, providencie polpas de frutas que aprendemos a ingerir com os índios e proponha à turma uma degustação (polpa de açaí, graviola, caju, etc.).

Atividade 3
1º momento: Apresente o vídeo “Nossos índios Nossas Histórias”, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=64MISgBIr9A
Em seguida, questione à turma sobre como é a relação dos índios com a natureza apresentada no vídeo.

2º momento: Proponha às crianças a criação de uma maquete representando a aldeia dos índios Bororo, mostrada no vídeo. Realize um passeio investigativo pelo pátio da escola, à procura de materiais que possam ser usados na confecção da maquete. Oferte à turma isopor, massinhas

para modelar, revistas usadas, canetinhas, tintas e o material encontrado no pátio para a confecção da maquete.
Socialize a maquete produzida e exponha junto à comunidade escolar.

Atividade 4
Sugere-se a realização de uma mostra cultural em que serão apresentados aos
pais/responsáveis e à comunidade escolar os trabalhos produzidos durante o andamento do projeto e a degustação dos sucos das frutas que aprendemos a consumir com o povo indígena.
Registre a exposição através de fotos.

Materiais:
- Papel ofício A10;
- Papel Kraft;
- Papel cartão de diversas cores;
- Revistas usadas;
- Tela 22X16 para pintura;
- Canetinhas;
- Tintas guache;
- Cola;
- Tesoura;
- Datashow.

Avaliação: A avaliação deve ser realizada através da observação diária dos estudantes. Deve ser observado envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do
grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o desenvolvimento do projeto e a criação do mural produzido com as atividades dos alunos: desenhos, pinturas, cartazes, maquete e apresentação na mostra cultural.

Referências:
BRASIL / Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.



Projeto - Todo Dia é Dia de Índio

Público alvo: 
Educação Infantil

Área: 
Natureza e Sociedade

Justificativa: 
Tendo em vista a indicação do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN) de que as crianças conheçam e valorizem a pluralidade de etnias, culturas e crenças, este projeto possibilita o resgate de nossas raízes por meio de atividades que permitem
o conhecimento da cultura indígena, seus valores e costumes adotados em nossos hábitos cotidianos e a importância do respeito à natureza e à diversidade.

Objetivos:
- Conhecer como vivem os índios atualmente;
- Conhecer os hábitos e costumes indígenas que incorporamos em nossa alimentação;
- Refletir e valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil;
- Reconhecer a relação índio/natureza;
- Conhecer lendas indígenas;
- Identificar a importância do respeito ao meio ambiente;
- Conhecer e valorizar diferentes etnias, culturas e crenças.

Desenvolvimento:
Atividade 1
1º momento: Converse com a turma sobre os índios: o que sabem, o que já ouviram falar, como os imaginam. Permita que as crianças se expressem livremente, para que você possa identificar a percepção delas acerca de aspectos indígenas.

2º momento: Dialogue com a turma sobre os costumes indígenas e quais destes costumes são próprios dessa etnia e quais foram incorporados à cultura desse povo. O vídeo “Índios no Brasil - costumes, cultura”, pode auxiliá-los na descrição de tais aspectos.

Apresente imagens para as crianças, a fim de que elas percebam os costumes indígenas.

3º momento: Em seguida, solicite às crianças que descrevam, através de desenhos, duas formas de se vestir dos índios da atualidade. Proponha a apresentação dos desenhos produzidos e
exponha-os na sala de aula.

4º momento: Proponha a criação de pinturas da habitação dos índios. Oferte papel A10 e tintas guache à turma.

Atividade 2
1º momento: Solicite que as crianças realizem uma pesquisa em casa a partir da seguinte pergunta:
- Quais as contribuições do povo indígena para nossa culinária? (Represente as respostas através de imagens).

2º momento: Em sala de aula, socialize as imagens e proponha a criação de um mural sobre as contribuições do povo indígena na nossa culinária.


3º momento: Anteriormente, providencie polpas de frutas que aprendemos a ingerir com os índios e proponha à turma uma degustação (polpa de açaí, graviola, caju, etc.).

Atividade 3
1º momento: Apresente o vídeo “Nossos índios Nossas Histórias”, disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=64MISgBIr9A
Em seguida, questione à turma sobre como é a relação dos índios com a natureza apresentada no vídeo.

2º momento: Proponha às crianças a criação de uma maquete representando a aldeia dos índios Bororo, mostrada no vídeo. Realize um passeio investigativo pelo pátio da escola, à procura de materiais que possam ser usados na confecção da maquete. Oferte à turma isopor, massinhas

para modelar, revistas usadas, canetinhas, tintas e o material encontrado no pátio para a confecção da maquete.
Socialize a maquete produzida e exponha junto à comunidade escolar.

Atividade 4
Sugere-se a realização de uma mostra cultural em que serão apresentados aos
pais/responsáveis e à comunidade escolar os trabalhos produzidos durante o andamento do projeto e a degustação dos sucos das frutas que aprendemos a consumir com o povo indígena.
Registre a exposição através de fotos.

Materiais:
- Papel ofício A10;
- Papel Kraft;
- Papel cartão de diversas cores;
- Revistas usadas;
- Tela 22X16 para pintura;
- Canetinhas;
- Tintas guache;
- Cola;
- Tesoura;
- Datashow.

Avaliação: A avaliação deve ser realizada através da observação diária dos estudantes. Deve ser observado envolvimento, interesse, participação, comprometimento, respeito aos colegas do
grupo e compreensão do assunto tratado. Também serão consideradas as manifestações apresentadas durante o desenvolvimento do projeto e a criação do mural produzido com as atividades dos alunos: desenhos, pinturas, cartazes, maquete e apresentação na mostra cultural.

Referências:
BRASIL / Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996.

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