PROJETO RELEITURAS - A VISÃO INFANTIL DAS TELAS DE ROMERO BRITTO
Elaborado pela Professora: Daniele Mendonça
"A arte é muito importante para não ser compartilhada"
Romero Britto
Justificativa
O desenvolvimento pleno do ser humano
apresenta direta relação entre o conhecimento e a compreensão que este
venha a ter do mundo das artes, uma vez que só o ser humano é capaz de
produzir cultura, deixar legado histórico e cultural para outras
gerações.
Entendemos o quão importante e
necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o
conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser
humano em produzir sua própria história, transmitir aprendizado,
costumes e principalmente compartilhar saberes. De acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica 1997:
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.
Com esse entendimento é que sugerimos o Projeto Releituras – a visão infantil das telas de Romero Britto. Romero Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana calor, otimismo e amor”.
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.
Com esse entendimento é que sugerimos o Projeto Releituras – a visão infantil das telas de Romero Britto. Romero Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana calor, otimismo e amor”.
Objetivo Geral
Despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes a partir da releitura das obras do artista plástico Romero Brito.
Objetivos Específicos
Conhecer a biografia de Romero Britto.
Fazer leitura de imagem.
Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
Identificar cores primárias e secundárias.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Perceber traços da natureza em suas obras.
Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.
Fazer leitura de imagem.
Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
Identificar cores primárias e secundárias.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Perceber traços da natureza em suas obras.
Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.
Desenvolvimento
Ver cronograma das atividades.
Recursos Materiais
TV, DVD
Máquina fotográfica/filmadora
Xerox coloridas de algumas telas do autor Romero Britto: borboleta, peixe, gato, cachorro, flor, bola.
Xerox preta e branca de algumas telas do autor (outras)
Fita gomada
Tinta guache, lápis de cor, giz de cera
Papel 40kg diversas cores
Cartolina colorida
Retalhos de EVA
Revistas para recorte
Cola branca
Pincel de maior espessura
Tesoura
Papel crepom diversas cores
Caixas de papelão médias
Culminância
Exposição de Arte – Releituras da
Obra de Romero Britto na visão das crianças da Educação Infantil.
Apresentação do vídeo mostrando as atividades realizadas pelas crianças
durante o projeto.
Avaliação
A avaliação do Projeto deverá ser
realizada durante todo o processo e transcorrer das atividades e com as
construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas e
seu desenvolvimento.
Referências
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. La imaginación y el arte en la infância. Madrid: Akal, 2009.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. La imaginación y el arte en la infância. Madrid: Akal, 2009.
Algumas telas do autor em preto e branco para as crianças trabalharem.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Projeto Releituras. A visão infantil da obra do autor Romero Britto.
Sugestões das Etapas do Projeto
Roda de Conversa (todos juntos no grupo).
Quem é Romero Britto? Apresentar às crianças, imagens (telas) e vídeo no Data Show sobre a vida e algumas telas do autor. Ex: “borboleta”, “peixe”, “cachorro”, “flor”, “bola”, outras. Prática: Desenho livre; criar um desenho a partir da obra de Romero Britto.
Roda de Conversa (em sala de aula). Exposição de telas do autor.
Fazer leitura de imagem de algumas telas do autor. Observar, trabalhar conceitos de formas e cores e o desenvolvimento da oralidade (na sala de aula). Prática: Pintar com lápis de cor as telas em preto e branco do autor em folha de papel A4.
Técnica: Mosaico.
Fazer releitura da obra “Peixe” (ou outra a escolha do professor). Prática: usando a técnica Mosaico. Usar pedacinhos de EVA coloridos.
Estudo das cores primárias e secundárias.
Assistir ao vídeo: Doki Descobre as Cores (Discovery Kids). Formar outras cores usando tinta guache. Prática: Pintar telas em preto e branco (xerox papel A4) do autor Romero Britto tendo as telas coloridas como referência.
Roda de Conversa: Memória da aula anterior. Relembrando autor e Projeto
Colorir com giz de cera, uma tela em preto e branco do autor em Papel A4, colar no papelão e construir um quebra-cabeça.
Releitura da Obra do autor Romero Britto.
Realizar com as crianças trabalho de releitura de uma obra do autor. Sugestão: “Flor”. Professor: selecionar materiais com antecedência. Materiais: telas, pincel (individual) e tinta guache várias cores.
Organização e seleção de Materiais para a Exposição.
Junto com as crianças, selecionar e organizar os desenhos que serão apresentados no dia da Exposição de Arte na escola. Também expor material nas salas para visitação de outros colegas.
Visitação às salas de aula. Mini exposição.
Momento de visitação dos colegas de outras turminhas. Cada sala visita a sala dos outros colegas. Apreciação e registro. (foto, filmagem)
Exposição de Arte:
Finalizar Projeto com uma linda Exposição de Arte para toda a escola e pais dos alunos, e vídeo com fotos.
PROJETO RELEITURAS - A VISÃO INFANTIL DAS TELAS DE ROMERO BRITTO
Elaborado pela Professora: Daniele Mendonça
"A arte é muito importante para não ser compartilhada"
Romero Britto
Justificativa
O desenvolvimento pleno do ser humano
apresenta direta relação entre o conhecimento e a compreensão que este
venha a ter do mundo das artes, uma vez que só o ser humano é capaz de
produzir cultura, deixar legado histórico e cultural para outras
gerações.
Entendemos o quão importante e
necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o
conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser
humano em produzir sua própria história, transmitir aprendizado,
costumes e principalmente compartilhar saberes. De acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica 1997:
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.
Com esse entendimento é que sugerimos o Projeto Releituras – a visão infantil das telas de Romero Britto. Romero Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana calor, otimismo e amor”.
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.
Com esse entendimento é que sugerimos o Projeto Releituras – a visão infantil das telas de Romero Britto. Romero Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana calor, otimismo e amor”.
Objetivo Geral
Despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes a partir da releitura das obras do artista plástico Romero Brito.
Objetivos Específicos
Conhecer a biografia de Romero Britto.
Fazer leitura de imagem.
Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
Identificar cores primárias e secundárias.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Perceber traços da natureza em suas obras.
Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.
Fazer leitura de imagem.
Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
Identificar cores primárias e secundárias.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Perceber traços da natureza em suas obras.
Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.
Desenvolvimento
Ver cronograma das atividades.
Recursos Materiais
TV, DVD
Máquina fotográfica/filmadora
Xerox coloridas de algumas telas do autor Romero Britto: borboleta, peixe, gato, cachorro, flor, bola.
Xerox preta e branca de algumas telas do autor (outras)
Fita gomada
Tinta guache, lápis de cor, giz de cera
Papel 40kg diversas cores
Cartolina colorida
Retalhos de EVA
Revistas para recorte
Cola branca
Pincel de maior espessura
Tesoura
Papel crepom diversas cores
Caixas de papelão médias
Culminância
Exposição de Arte – Releituras da
Obra de Romero Britto na visão das crianças da Educação Infantil.
Apresentação do vídeo mostrando as atividades realizadas pelas crianças
durante o projeto.
Avaliação
A avaliação do Projeto deverá ser
realizada durante todo o processo e transcorrer das atividades e com as
construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas e
seu desenvolvimento.
Referências
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. La imaginación y el arte en la infância. Madrid: Akal, 2009.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. La imaginación y el arte en la infância. Madrid: Akal, 2009.
Algumas telas do autor em preto e branco para as crianças trabalharem.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
Projeto Releituras. A visão infantil da obra do autor Romero Britto.
Sugestões das Etapas do Projeto
Roda de Conversa (todos juntos no grupo).
Quem é Romero Britto? Apresentar às crianças, imagens (telas) e vídeo no Data Show sobre a vida e algumas telas do autor. Ex: “borboleta”, “peixe”, “cachorro”, “flor”, “bola”, outras. Prática: Desenho livre; criar um desenho a partir da obra de Romero Britto.
Roda de Conversa (em sala de aula). Exposição de telas do autor.
Fazer leitura de imagem de algumas telas do autor. Observar, trabalhar conceitos de formas e cores e o desenvolvimento da oralidade (na sala de aula). Prática: Pintar com lápis de cor as telas em preto e branco do autor em folha de papel A4.
Técnica: Mosaico.
Fazer releitura da obra “Peixe” (ou outra a escolha do professor). Prática: usando a técnica Mosaico. Usar pedacinhos de EVA coloridos.
Estudo das cores primárias e secundárias.
Assistir ao vídeo: Doki Descobre as Cores (Discovery Kids). Formar outras cores usando tinta guache. Prática: Pintar telas em preto e branco (xerox papel A4) do autor Romero Britto tendo as telas coloridas como referência.
Roda de Conversa: Memória da aula anterior. Relembrando autor e Projeto
Colorir com giz de cera, uma tela em preto e branco do autor em Papel A4, colar no papelão e construir um quebra-cabeça.
Releitura da Obra do autor Romero Britto.
Realizar com as crianças trabalho de releitura de uma obra do autor. Sugestão: “Flor”. Professor: selecionar materiais com antecedência. Materiais: telas, pincel (individual) e tinta guache várias cores.
Organização e seleção de Materiais para a Exposição.
Junto com as crianças, selecionar e organizar os desenhos que serão apresentados no dia da Exposição de Arte na escola. Também expor material nas salas para visitação de outros colegas.
Visitação às salas de aula. Mini exposição.
Momento de visitação dos colegas de outras turminhas. Cada sala visita a sala dos outros colegas. Apreciação e registro. (foto, filmagem)
Exposição de Arte:
Finalizar Projeto com uma linda Exposição de Arte para toda a escola e pais dos alunos, e vídeo com fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário