Plano de Aula 2º Ano: As Letras do Alfabeto

 

Plano de Aula para disciplina de Língua Portuguesa – 2º Ano do Ensino Fundamental

UNIDADE TEMÁTICA

  • Letras do Alfabeto

OBJETOS DE CONHECIMENTO

  • Apropriação do sistema alfabético de escrita

HABILIDADES BNCC

  • (EF02LP30) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • (EF02LP31) Recitar o alfabeto na ordem das letras.
  • (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
  • (EF02LP05) Interpretar o sentido de aspectos não linguísticos (paralinguísticos) da fala, como olhar, riso, gestos, movimentos de cabeça (de concordância ou discordância).
  • (EF02LP16) Reconhecer o tema de textos, com base em títulos, legendas, imagens, pistas gráficas.
    (EF02LP17) Deduzir o significado de palavras desconhecidas ou pouco familiares, com base no contexto da frase ou do texto.
    (EF02LP18) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais, em ilustração de história em quadrinhos ou tira.

Disciplina: Português
Conteúdo: Reconhecimento do alfabeto
Ano de Ensino: 2º ano
Tema: As letras do alfabeto

Objetivo: Explorar o alfabeto.

Material:  Folha, alfabetário, lápis e borracha.

Conhecimento prévio:  Para a realização dessa atividade, é necessário que os (as) alunos (as) saibam o que é o ALFABETO, o som da pronúncia das letras e o reconheçam como essencial para a composição das palavras e comunicação entre os seres humanos.

Atividade motivacional: Converse com os alunos a respeito do alfabeto (o que é, quais são as letras, quais os sons, a importância para a leitura e escrita das palavras e a utilização enquanto meio de comunicação). Assim, você poderá verificar o conhecimento prévio da sua turma, no geral.

Encaminhamento metodológico: Durante a conversa, organize a turma em círculo, no chão, e converse com eles sobre a construção do alfabeto, seu significado e proponha uma atividade em que possam se expressar de forma que percebam a utilização das letras em todas as palavras ditas. Nesse momento, cada criança pode voltar ao seu lugar.

Entregue uma folha sulfite para colarem no caderno com as seguintes questões:

– Escreva seu nome:
– Nome dos seus pais:
– O nome do seu professor:
– O nome da sua escola:
– O nome de um amigo:

  • Acompanhe nas mesas o desenvolvimento de cada criança e depois que todos terminarem a atividade, realize uma exposição oral em que cada criança irá ler o que escreveu.
  • Se desejar, podem-se trabalhar as vogais e as consoantes. Para isso, conte de forma lúdica a história do alfabeto, do livro “Alfabeto dos Pingos” e/ou uma história da sua própria imaginação. Você também pode inventar uma história, professor. Depois, construam um livro, sobre a história contada, uma maquete, confeccionem um castelo, as fadas, etc.

Segue sugestão de história:

HISTÓRIA: A MAGIA DO ALFABETO

Autores: ELIARDO FRANÇA, MARY FRANÇA da Editora Ática.

NO CASTELO ENCANTADO DA FADA ROSA MORAVAM TODAS AS LETRAS DO ALFABETO. VIVIAM FELIZES E BRINCAVAM MUITO.
UM BELO DIA, A FADA AZUL DO CASTELO DOS NÚMEROS CONVIDOU AS LETRAS PARA UMA FESTA, MAS A FADA ROSA NÃO DEIXOU ELAS IREM PORQUE IRIA CHOVER.
ALGUMAS SAÍRAM ESCONDIDAS E FORAM À FESTA, E OUTRAS FICARAM (AS VOGAIS). QUANDO VOLTAVAM PARA O CASTELO, CAIU UMA TEMPESTADE COM RAIOS E TROVÕES. UM RAIO ACERTOU A LETRA H E ELA FICOU MUDA, AS OUTRAS LETRAS FICARAM MUITO ASSUSTADAS E COM MEDO.
AO CHEGAREM NO CASTELO, LEVARAM UMA BRONCA DA FADA ROSA QUE LHES DEU UM CASTIGO: NUNCA MAIS TERIAM SOM PRÓPRIO, SEMPRE TERIAM QUE TER UMA VOGAL ACOMPANHANDO-AS. E ASSIM FOI QUE SURGIRAM AS VOGAIS E AS CONSOANTES.

 

Plano de Aula para disciplina de Língua Portuguesa – 2º Ano do Ensino Fundamental

UNIDADE TEMÁTICA

  • Letras do Alfabeto

OBJETOS DE CONHECIMENTO

  • Apropriação do sistema alfabético de escrita

HABILIDADES BNCC

  • (EF02LP30) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
  • (EF02LP31) Recitar o alfabeto na ordem das letras.
  • (EF02LP32) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
  • (EF02LP05) Interpretar o sentido de aspectos não linguísticos (paralinguísticos) da fala, como olhar, riso, gestos, movimentos de cabeça (de concordância ou discordância).
  • (EF02LP16) Reconhecer o tema de textos, com base em títulos, legendas, imagens, pistas gráficas.
    (EF02LP17) Deduzir o significado de palavras desconhecidas ou pouco familiares, com base no contexto da frase ou do texto.
    (EF02LP18) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais, em ilustração de história em quadrinhos ou tira.

Disciplina: Português
Conteúdo: Reconhecimento do alfabeto
Ano de Ensino: 2º ano
Tema: As letras do alfabeto

Objetivo: Explorar o alfabeto.

Material:  Folha, alfabetário, lápis e borracha.

Conhecimento prévio:  Para a realização dessa atividade, é necessário que os (as) alunos (as) saibam o que é o ALFABETO, o som da pronúncia das letras e o reconheçam como essencial para a composição das palavras e comunicação entre os seres humanos.

Atividade motivacional: Converse com os alunos a respeito do alfabeto (o que é, quais são as letras, quais os sons, a importância para a leitura e escrita das palavras e a utilização enquanto meio de comunicação). Assim, você poderá verificar o conhecimento prévio da sua turma, no geral.

Encaminhamento metodológico: Durante a conversa, organize a turma em círculo, no chão, e converse com eles sobre a construção do alfabeto, seu significado e proponha uma atividade em que possam se expressar de forma que percebam a utilização das letras em todas as palavras ditas. Nesse momento, cada criança pode voltar ao seu lugar.

Entregue uma folha sulfite para colarem no caderno com as seguintes questões:

– Escreva seu nome:
– Nome dos seus pais:
– O nome do seu professor:
– O nome da sua escola:
– O nome de um amigo:

  • Acompanhe nas mesas o desenvolvimento de cada criança e depois que todos terminarem a atividade, realize uma exposição oral em que cada criança irá ler o que escreveu.
  • Se desejar, podem-se trabalhar as vogais e as consoantes. Para isso, conte de forma lúdica a história do alfabeto, do livro “Alfabeto dos Pingos” e/ou uma história da sua própria imaginação. Você também pode inventar uma história, professor. Depois, construam um livro, sobre a história contada, uma maquete, confeccionem um castelo, as fadas, etc.

Segue sugestão de história:

HISTÓRIA: A MAGIA DO ALFABETO

Autores: ELIARDO FRANÇA, MARY FRANÇA da Editora Ática.

NO CASTELO ENCANTADO DA FADA ROSA MORAVAM TODAS AS LETRAS DO ALFABETO. VIVIAM FELIZES E BRINCAVAM MUITO.
UM BELO DIA, A FADA AZUL DO CASTELO DOS NÚMEROS CONVIDOU AS LETRAS PARA UMA FESTA, MAS A FADA ROSA NÃO DEIXOU ELAS IREM PORQUE IRIA CHOVER.
ALGUMAS SAÍRAM ESCONDIDAS E FORAM À FESTA, E OUTRAS FICARAM (AS VOGAIS). QUANDO VOLTAVAM PARA O CASTELO, CAIU UMA TEMPESTADE COM RAIOS E TROVÕES. UM RAIO ACERTOU A LETRA H E ELA FICOU MUDA, AS OUTRAS LETRAS FICARAM MUITO ASSUSTADAS E COM MEDO.
AO CHEGAREM NO CASTELO, LEVARAM UMA BRONCA DA FADA ROSA QUE LHES DEU UM CASTIGO: NUNCA MAIS TERIAM SOM PRÓPRIO, SEMPRE TERIAM QUE TER UMA VOGAL ACOMPANHANDO-AS. E ASSIM FOI QUE SURGIRAM AS VOGAIS E AS CONSOANTES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário