Retirei
essas atividades lúdicas do blog da Profª Gegê, e achei muito
proveitosas, vale a pena trabalhar com nossos alunos. Um beijão para
todos... e aguardo comentários!!! Joelma Couto.
SACO SURPRESA
ATIVIDADE
TRANSPORTANDO CONFETES
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Confetes, pratos e canudos
ATIVIDADEO
professor colocará em cada mesa 2 pratos, um com 10 confetes e outro
vazio, distribuirá entre as crianças os canudinhos, ao sinal do
professor as crianças deverão sugar os confetes com os canudinhos e
transportá-los para o outro prato, quem conseguir transportar mais
rápido todos os confetes ganhará a competição.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Coordenação;
- Atenção;
- Capacidade de sugar e segurar;
- Habilidade.
SACO SURPRESA
IDADE = De 6 a 8 anos
MATERIAL = Saco de pano, canetão preto, papel canson, contact e tesoura.
ATIVIDADE
O
professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm e dento deles
escrever em letras grandes os encontros consonantais: bl, br, cl, cr,
dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr,
ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e
colocá-los em um saco. O professor irá passar o saco e cada criança
deverá pegar um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou o
encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca um ponto, se erra
não marcará nada.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Aquisição de lingüagem.
OBSTÁCULOS COM GARRAFAS
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Garrafas de 2 litros de Coca-Cola, àgua, anelina, glitter.
ATIVIDADE
O
professor deverá pedir para cada aluno trazer de casa uma garrafa de
Coca-Cola, juntos encherão a garrafa de àgua, colocarão anelina e
glitter. As garrafas ficarão coloridas e brilhantes, servirá também para
trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo delas é fazer de
obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que quiser em
zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para que as
crianças possam passar por elas. Uma de cada vez elas deverão andar
desviando dos obstáculos, depois correrem, após isso o professor deve
formar duplas que irão correr de mãos dadas e por último formar um trem
que passará pelo mesmo caminho que fizeram ora sozinhos, ora
acompanhados.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Observação;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial.
OLHO MÁGICO
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Papel cartão, figuras de animais objetos, brinquedos, etc.
ATIVIDADE
A
professora deverá fazer um buraco bem pequeno no centro do papel
cartão, em seguida colocará a figura embaixo do papel cartão, deixando a
mostra só uma parte, as crianças tentarão adivinhar o que é o nome do
que está debaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a figura através
do buraco.
OBJETIVOS:
- Percepção visual;
- Coordenação visual e manual;
- Destreza manual;
- Observação;
- Imaginação;
- Fazer comparações;
- Reconhecimento de formas.
ORDENS CONTRÁRIAS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
condutor deve colocar as crianças enfileiradas na posição horizontal e
dar ordens para as crianças, porém as crianças devem fazer exatamente o
contrário que o condutor mandar, se alguma criança obedecer a ordem será
eliminada.
OBJETIVOS:
- Integração da sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Agilidade;
- Compreensão;
- Percepção auditiva.
PALAVRA CHAVE
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
professor deverá falar uma palavra chave, ele contará uma história,
todas as vezes que está palavra for dita as crianças deverão bater
palmas ou outro som a ser determinado pelo condutor.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Lingüagem oral.
PALAVRA SURPRESA
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
professor deve colocar um aluno para fora da sala. Os que permanecerem
vão escolher uma palavra (concreta ou abstrata), depois que todos
souberem qual é a palavra o aluno que estava fora da sala deve entrar e
fazer perguntas aos colegas para poder adivinhar qual a palavra
escolhida, porém, os alunos só poderão responder "sim ou não". O aluno
ganhará um ponto se acertar a palavra e retornará ao seu lugar se após 3
tentativas ele não descobrir a palavra secreta. OBS: Se a classe for
muito numerosa o aluno só poderá perguntar uma vez para cada aluno, mas
se a classe for pequena o professor deve conduzir o final das perguntas.
OBJETIVOS:
- Integração do grupo;
- Imaginação;
- Concentração;
- Habilidade em memorizar dados;
- Capacidade de dedução.
PALAVRAS AO VENTO
IDADE = A partir dos 9 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Um
aluno escreverá uma palavra bem lentamente no ar, os outros alunos
deverão descobrir que palavra ele escreveu. Quando ele terminar, cada
aluno na sua vez dirá o que ele escreveu, para cada aluno que acertar
marcará um ponto, se caso ninguém acertar, o aluno não passa a sua vez e
continua a escrever, mas se alguém acertar ele passará sua vez para o
próximo.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação.
PALAVRAS ESCONDIDAS
IDADE = 5 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra e que dentro dela contenha outra, por exemplo:
MAMÃO - MÃO
CARVALHO - ALHO
METALÚRGICO - METAL.
O
professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem, para os alunos
que acertarem 1 ponto, os que não conseguir pagarão uma prenda.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Análise.
PALAVRAS NA SEQÜÊNCIA
IDADE = 6 a 10 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As
crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem. Uma criança
falará o nome de um objeto, a seguinte fala o mesmo e acrescenta mais um
e assim consequentemente, elas não podem alterar a ordem da palavras e
nem repeti-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera
o fim para retornar.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Memorização;
- Percepção auditiva;
- Seqüência.
PALAVRAS PROIBIDAS
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
professor deve falar a classe quais são as palavras proibidas que será:
não, sim e porque. Vai escolher um aluno que vai ser interrogado pelos
demais colegas, que irão fazer perguntas que induzirá a criança
interrogada a falar as palavras proibidas, quando este errar deverá
pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.
OBJETIVOs
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
PARA QUE SERVE
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
professor deverá imaginar um objeto e fazer a seguinte pergunta: Este
objeto serve para pintar ? As crianças deverão tentar adivinhar dizendo
os objetos que lhe vier a mente: canetinha, lápis de cor, giz de cera,
pincel, etc. O professor deverá fazer várias perguntas, dificultando na
medida do possível. O aluno que acertar ganhará um ponto, vencerá o que
tiver mais pontos.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Imaginação;
- Lingüagem oral.
PASSAGEM PELOS VÃOS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Garrafas de plástico vazias e uma bola.
ATIVIDADE
O
condutor deverá colocar as garrafas de plástico a uma boa distância uma
da outra (dependendo da habilidade dos jogadores), em uma reta
paralela. Os jogadores deverão jogar a bola rastejando no chão e tentar
não atingir as garrafas de plástico, as crianças que conseguirem mais
vezes passar pelos vãos das garrafas ganharão o jogo.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Coordenação visomotora;
- Coordenação motora;
- Atenção;
- Orientação espacial;
- Precisão no arremesso.
Retirei
essas atividades lúdicas do blog da Profª Gegê, e achei muito
proveitosas, vale a pena trabalhar com nossos alunos. Um beijão para
todos... e aguardo comentários!!! Joelma Couto.
SACO SURPRESA
ATIVIDADE
TRANSPORTANDO CONFETES
IDADE = A partir dos 7 anos
MATERIAL = Confetes, pratos e canudos
ATIVIDADEO
professor colocará em cada mesa 2 pratos, um com 10 confetes e outro
vazio, distribuirá entre as crianças os canudinhos, ao sinal do
professor as crianças deverão sugar os confetes com os canudinhos e
transportá-los para o outro prato, quem conseguir transportar mais
rápido todos os confetes ganhará a competição.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Coordenação;
- Atenção;
- Capacidade de sugar e segurar;
- Habilidade.
SACO SURPRESA
IDADE = De 6 a 8 anos
MATERIAL = Saco de pano, canetão preto, papel canson, contact e tesoura.
ATIVIDADE
O
professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm e dento deles
escrever em letras grandes os encontros consonantais: bl, br, cl, cr,
dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr,
ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e
colocá-los em um saco. O professor irá passar o saco e cada criança
deverá pegar um cartão, ela deverá dizer uma palavra que tenha ou o
encontro consonantal ou o dígrafo. Se acertar marca um ponto, se erra
não marcará nada.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Percepção visual;
- Imaginação;
- Aquisição de lingüagem.
OBSTÁCULOS COM GARRAFAS
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Garrafas de 2 litros de Coca-Cola, àgua, anelina, glitter.
ATIVIDADE
O
professor deverá pedir para cada aluno trazer de casa uma garrafa de
Coca-Cola, juntos encherão a garrafa de àgua, colocarão anelina e
glitter. As garrafas ficarão coloridas e brilhantes, servirá também para
trabalhar cores com as crianças, mas o objetivo delas é fazer de
obstáculos. O professor colocará as garrafas na disposição que quiser em
zig-zag ou formando uma reta dando um espaço entre elas para que as
crianças possam passar por elas. Uma de cada vez elas deverão andar
desviando dos obstáculos, depois correrem, após isso o professor deve
formar duplas que irão correr de mãos dadas e por último formar um trem
que passará pelo mesmo caminho que fizeram ora sozinhos, ora
acompanhados.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Percepção visual;
- Observação;
- Atenção;
- Coordenação motora ampla;
- Orientação espacial.
OLHO MÁGICO
IDADE = A partir dos 3 anos
MATERIAL = Papel cartão, figuras de animais objetos, brinquedos, etc.
ATIVIDADE
A
professora deverá fazer um buraco bem pequeno no centro do papel
cartão, em seguida colocará a figura embaixo do papel cartão, deixando a
mostra só uma parte, as crianças tentarão adivinhar o que é o nome do
que está debaixo do papel, ou seja, conseguir adivinhar a figura através
do buraco.
OBJETIVOS:
- Percepção visual;
- Coordenação visual e manual;
- Destreza manual;
- Observação;
- Imaginação;
- Fazer comparações;
- Reconhecimento de formas.
ORDENS CONTRÁRIAS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
condutor deve colocar as crianças enfileiradas na posição horizontal e
dar ordens para as crianças, porém as crianças devem fazer exatamente o
contrário que o condutor mandar, se alguma criança obedecer a ordem será
eliminada.
OBJETIVOS:
- Integração da sala;
- Atenção;
- Rapidez;
- Agilidade;
- Compreensão;
- Percepção auditiva.
PALAVRA CHAVE
IDADE = 3 a 6 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
professor deverá falar uma palavra chave, ele contará uma história,
todas as vezes que está palavra for dita as crianças deverão bater
palmas ou outro som a ser determinado pelo condutor.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Atenção;
- Percepção auditiva;
- Lingüagem oral.
PALAVRA SURPRESA
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
professor deve colocar um aluno para fora da sala. Os que permanecerem
vão escolher uma palavra (concreta ou abstrata), depois que todos
souberem qual é a palavra o aluno que estava fora da sala deve entrar e
fazer perguntas aos colegas para poder adivinhar qual a palavra
escolhida, porém, os alunos só poderão responder "sim ou não". O aluno
ganhará um ponto se acertar a palavra e retornará ao seu lugar se após 3
tentativas ele não descobrir a palavra secreta. OBS: Se a classe for
muito numerosa o aluno só poderá perguntar uma vez para cada aluno, mas
se a classe for pequena o professor deve conduzir o final das perguntas.
OBJETIVOS:
- Integração do grupo;
- Imaginação;
- Concentração;
- Habilidade em memorizar dados;
- Capacidade de dedução.
PALAVRAS AO VENTO
IDADE = A partir dos 9 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
Um
aluno escreverá uma palavra bem lentamente no ar, os outros alunos
deverão descobrir que palavra ele escreveu. Quando ele terminar, cada
aluno na sua vez dirá o que ele escreveu, para cada aluno que acertar
marcará um ponto, se caso ninguém acertar, o aluno não passa a sua vez e
continua a escrever, mas se alguém acertar ele passará sua vez para o
próximo.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Observação;
- Atenção;
- Percepção visual;
- Imaginação.
PALAVRAS ESCONDIDAS
IDADE = 5 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O professor deverá pedir aos alunos que pensem em uma palavra e que dentro dela contenha outra, por exemplo:
MAMÃO - MÃO
CARVALHO - ALHO
METALÚRGICO - METAL.
O
professor deverá estipular 2 minutos para eles pensarem, para os alunos
que acertarem 1 ponto, os que não conseguir pagarão uma prenda.
OBJETIVOS:
- Integrar a sala;
- Percepção auditiva;
- Atenção;
- Análise.
PALAVRAS NA SEQÜÊNCIA
IDADE = 6 a 10 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
As
crianças devem estar dispostas da maneira que quiserem. Uma criança
falará o nome de um objeto, a seguinte fala o mesmo e acrescenta mais um
e assim consequentemente, elas não podem alterar a ordem da palavras e
nem repeti-las, se isso ocorrer a criança que errar sai do jogo e espera
o fim para retornar.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Atenção;
- Memorização;
- Percepção auditiva;
- Seqüência.
PALAVRAS PROIBIDAS
IDADE = 9 a 12 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
professor deve falar a classe quais são as palavras proibidas que será:
não, sim e porque. Vai escolher um aluno que vai ser interrogado pelos
demais colegas, que irão fazer perguntas que induzirá a criança
interrogada a falar as palavras proibidas, quando este errar deverá
pagar uma prenda e dar a vez a outro colega.
OBJETIVOs
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
PARA QUE SERVE
IDADE = 4 a 7 anos
MATERIAL = Nenhum
ATIVIDADE
O
professor deverá imaginar um objeto e fazer a seguinte pergunta: Este
objeto serve para pintar ? As crianças deverão tentar adivinhar dizendo
os objetos que lhe vier a mente: canetinha, lápis de cor, giz de cera,
pincel, etc. O professor deverá fazer várias perguntas, dificultando na
medida do possível. O aluno que acertar ganhará um ponto, vencerá o que
tiver mais pontos.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Imaginação;
- Lingüagem oral.
PASSAGEM PELOS VÃOS
IDADE = A partir dos 6 anos
MATERIAL = Garrafas de plástico vazias e uma bola.
ATIVIDADE
O
condutor deverá colocar as garrafas de plástico a uma boa distância uma
da outra (dependendo da habilidade dos jogadores), em uma reta
paralela. Os jogadores deverão jogar a bola rastejando no chão e tentar
não atingir as garrafas de plástico, as crianças que conseguirem mais
vezes passar pelos vãos das garrafas ganharão o jogo.
OBJETIVOS:
- Integrar o grupo;
- Coordenação visomotora;
- Coordenação motora;
- Atenção;
- Orientação espacial;
- Precisão no arremesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário