Sugestões para Educação Infantil, mas podem ser adaptadas para outras turmas:
Objetivos:
- Reconhecer situações de potencial perigo e tomar precauções para evitá-las.
- Participar de rodas de conversa contribuindo com a discussão do tema.
- Assumir papéis reproduzindo situações cotidianas.
1. IDENTIFICAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS: A roda de conversa é importante
para que a turma compartilhe conhecimentos. Saber quais os
conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema é de grande valia para o
desenvolvimento de uma proposta que vise estimular a ampliação dos
saberes da turminha. De acordo com o que cada criança vivencia ao seu
redor, as hipóteses se diferenciam, elas devem ser pontuadas e
discutidas no decorrer das atividades.
2. DRAMATIZAÇÃO DO PERIGO: Explorando os movimentos corporais e a
criatividade das crianças, há como criar representações de situações de
perigo no trânsito, com orientação e auxílio do professor. A partir
delas, é possível levantar quais seriam as atitudes e ações dos
cidadãos, conscientes de sua colaboração para manter um trânsito
tranquilo.
3. REFLEXÃO A PARTIR DE FILMES: Utilizando o filme "O Galinho" proponha
que os alunos reflitam sobre as seguintes questões: desembarque de
passageiros, local de brincar, cores do semáforo, quando e onde
atravessar, utilização do cinto de segurança, como proceder dentro de um
meio de transporte, perigo ao jogar lixo pela janela.
4. ATIVIDADE LÚDICA: Com brinquedos (bonecos, carrinhos, caminhões...) e
materiais confeccionados com sucatas, é de extrema riqueza a realização
de atividades lúdicas em que as crianças participam como pedestres e
condutores, uma vez que, envolvidas na brincadeira, elas se realizam e
concretizam suas ideias e imaginações, o que favorece uma rica
oportunidade para a construção de conhecimentos.
5. CONFECÇÃO DE MAQUETE: A partir dos conteúdos trabalhados, propor a
confecção de maquetes (utilizando inclusive materiais recicláveis), como
complemento à reflexão sobre um trânsito mais cidadão.
6. DANÇA DAS CADEIRAS: Utilizando as cores do semáforo, brincar de Dança
das Cadeiras, estabelecendo relações entre as cores do semáforo e as
ordens da brincadeira. Verde para andar (seguir), Amarelo para ficar
parado (atenção) e Vermelho para sentar (parar).
7. REGISTRO DAS ATIVIDADES: O registro por meio de desenhos e pinturas é
sempre muito expressivo e uma forma de representar a apropriação dos
conhecimentos.
Fonte: Revista Carta Fundamental e Imagens do Google.
Sugestões para Educação Infantil, mas podem ser adaptadas para outras turmas:
Objetivos:
- Reconhecer situações de potencial perigo e tomar precauções para evitá-las.
- Participar de rodas de conversa contribuindo com a discussão do tema.
- Assumir papéis reproduzindo situações cotidianas.
1. IDENTIFICAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS: A roda de conversa é importante
para que a turma compartilhe conhecimentos. Saber quais os
conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema é de grande valia para o
desenvolvimento de uma proposta que vise estimular a ampliação dos
saberes da turminha. De acordo com o que cada criança vivencia ao seu
redor, as hipóteses se diferenciam, elas devem ser pontuadas e
discutidas no decorrer das atividades.
2. DRAMATIZAÇÃO DO PERIGO: Explorando os movimentos corporais e a
criatividade das crianças, há como criar representações de situações de
perigo no trânsito, com orientação e auxílio do professor. A partir
delas, é possível levantar quais seriam as atitudes e ações dos
cidadãos, conscientes de sua colaboração para manter um trânsito
tranquilo.
3. REFLEXÃO A PARTIR DE FILMES: Utilizando o filme "O Galinho" proponha
que os alunos reflitam sobre as seguintes questões: desembarque de
passageiros, local de brincar, cores do semáforo, quando e onde
atravessar, utilização do cinto de segurança, como proceder dentro de um
meio de transporte, perigo ao jogar lixo pela janela.
4. ATIVIDADE LÚDICA: Com brinquedos (bonecos, carrinhos, caminhões...) e
materiais confeccionados com sucatas, é de extrema riqueza a realização
de atividades lúdicas em que as crianças participam como pedestres e
condutores, uma vez que, envolvidas na brincadeira, elas se realizam e
concretizam suas ideias e imaginações, o que favorece uma rica
oportunidade para a construção de conhecimentos.
5. CONFECÇÃO DE MAQUETE: A partir dos conteúdos trabalhados, propor a
confecção de maquetes (utilizando inclusive materiais recicláveis), como
complemento à reflexão sobre um trânsito mais cidadão.
6. DANÇA DAS CADEIRAS: Utilizando as cores do semáforo, brincar de Dança
das Cadeiras, estabelecendo relações entre as cores do semáforo e as
ordens da brincadeira. Verde para andar (seguir), Amarelo para ficar
parado (atenção) e Vermelho para sentar (parar).
7. REGISTRO DAS ATIVIDADES: O registro por meio de desenhos e pinturas é
sempre muito expressivo e uma forma de representar a apropriação dos
conhecimentos.
Fonte: Revista Carta Fundamental e Imagens do Google.
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