Objetivos:
★ Formar pequenas palavras utilizando famílias silábicas simples.
★ Trabalhar a ortografia e a leitura.
Faixa etária: a partir de 6 anos.
Materiais utilizados:
• TNT colorido (45 cm x 80 cm)
• Diversos E.V.As. coloridos recortados em formato de um “bolso”
• Alfabeto móvel
• Família silábica móvel
• Cola quente
Obs.: Uma caixa com diversas figuras ou objetos concretos para serem utilizados no ditado visual.
Como fazer:
1.Cole os “bolsos” de E.V.A. no TNT.
2.Aplique as letras móveis do alfabeto em cada “bolso”.
3.Posteriormente, abasteça cada “bolso” com sua família silábica correspondente.
Procedimento:
Forme dupla ou grupo de três alunos e distribua os tapetes.
Apresente uma figura e peça para que o aluno diga o nome dela.
Por meio do tapete, o aluno irá encontrar as sílabas correspondentes
para a escrita dessa figura.
Ex.: PATA
PA encontrada no bolso da família silábica P.
TA encontrada no bolso da família silábica T.
Evolução:
Conforme as crianças vão evoluindo, além do ditado, trabalhe outras formas de ler e escrever como:
• Um aluno monta uma palavra e o amigo do lado lê a palavra formada;
• Um aluno faz o ditado e o seu companheiro monta as palavras, e assim por diante.
Obs.: Fazer o registro de algumas palavras do ditado, contar n° de
letras e sílabas, associar a letra inicial com outras palavras, formar
frases coletivas orais e escritas...
Papel do professor:
O professor fica responsável para o ditado (imagens/ figuras ou oral). É
importante que nessa hora ele seja um ajudador e orientador no processo
da formação da escrita e leitura.
Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil
Objetivos:
★ Formar pequenas palavras utilizando famílias silábicas simples.
★ Trabalhar a ortografia e a leitura.
Faixa etária: a partir de 6 anos.
Materiais utilizados:
• TNT colorido (45 cm x 80 cm)
• Diversos E.V.As. coloridos recortados em formato de um “bolso”
• Alfabeto móvel
• Família silábica móvel
• Cola quente
Obs.: Uma caixa com diversas figuras ou objetos concretos para serem utilizados no ditado visual.
Como fazer:
1.Cole os “bolsos” de E.V.A. no TNT.
2.Aplique as letras móveis do alfabeto em cada “bolso”.
3.Posteriormente, abasteça cada “bolso” com sua família silábica correspondente.
Procedimento:
Forme dupla ou grupo de três alunos e distribua os tapetes.
Apresente uma figura e peça para que o aluno diga o nome dela.
Por meio do tapete, o aluno irá encontrar as sílabas correspondentes
para a escrita dessa figura.
Ex.: PATA
PA encontrada no bolso da família silábica P.
TA encontrada no bolso da família silábica T.
Evolução:
Conforme as crianças vão evoluindo, além do ditado, trabalhe outras formas de ler e escrever como:
• Um aluno monta uma palavra e o amigo do lado lê a palavra formada;
• Um aluno faz o ditado e o seu companheiro monta as palavras, e assim por diante.
Obs.: Fazer o registro de algumas palavras do ditado, contar n° de
letras e sílabas, associar a letra inicial com outras palavras, formar
frases coletivas orais e escritas...
Papel do professor:
O professor fica responsável para o ditado (imagens/ figuras ou oral). É
importante que nessa hora ele seja um ajudador e orientador no processo
da formação da escrita e leitura.
Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil
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