TAPETE DAS FAMÍLIAS SILÁBICAS



Objetivos:

★ Formar pequenas palavras utilizando famílias silábicas simples.

★ Trabalhar a ortografia e a leitura.

Faixa etária: a partir de 6 anos. 


Materiais utilizados:

• TNT colorido (45 cm x 80 cm)
• Diversos E.V.As. coloridos recortados em formato de um “bolso”
• Alfabeto móvel
• Família silábica móvel
• Cola quente
Obs.: Uma caixa com diversas figuras ou objetos concretos para serem utilizados no ditado visual.
 
Como fazer:

1.Cole os “bolsos” de E.V.A. no TNT.
2.Aplique as letras móveis do alfabeto em cada “bolso”.
3.Posteriormente, abasteça cada “bolso” com sua família silábica correspondente. 
Procedimento:
Forme dupla ou grupo de três alunos e distribua os tapetes. 
Apresente uma figura e peça para que o aluno diga o nome dela. Por meio do tapete, o aluno irá encontrar as sílabas correspondentes para a escrita dessa figura. 
Ex.: PATA
PA encontrada no bolso da família silábica P.
TA encontrada no bolso da família silábica T.
Evolução:

Conforme as crianças vão evoluindo, além do ditado, trabalhe outras formas de ler e escrever como:
• Um aluno monta uma palavra e o amigo do lado lê a palavra formada;
• Um aluno faz o ditado e o seu companheiro monta as palavras, e assim por diante. 
Obs.: Fazer o registro de algumas palavras do ditado, contar n° de letras e sílabas, associar a letra inicial com outras palavras, formar frases coletivas orais e escritas...
Papel do professor:
O professor fica responsável para o ditado (imagens/ figuras ou oral). É importante que nessa hora ele seja um ajudador e orientador no processo da formação da escrita e leitura.
Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil



Objetivos:

★ Formar pequenas palavras utilizando famílias silábicas simples.

★ Trabalhar a ortografia e a leitura.

Faixa etária: a partir de 6 anos. 


Materiais utilizados:

• TNT colorido (45 cm x 80 cm)
• Diversos E.V.As. coloridos recortados em formato de um “bolso”
• Alfabeto móvel
• Família silábica móvel
• Cola quente
Obs.: Uma caixa com diversas figuras ou objetos concretos para serem utilizados no ditado visual.
 
Como fazer:

1.Cole os “bolsos” de E.V.A. no TNT.
2.Aplique as letras móveis do alfabeto em cada “bolso”.
3.Posteriormente, abasteça cada “bolso” com sua família silábica correspondente. 
Procedimento:
Forme dupla ou grupo de três alunos e distribua os tapetes. 
Apresente uma figura e peça para que o aluno diga o nome dela. Por meio do tapete, o aluno irá encontrar as sílabas correspondentes para a escrita dessa figura. 
Ex.: PATA
PA encontrada no bolso da família silábica P.
TA encontrada no bolso da família silábica T.
Evolução:

Conforme as crianças vão evoluindo, além do ditado, trabalhe outras formas de ler e escrever como:
• Um aluno monta uma palavra e o amigo do lado lê a palavra formada;
• Um aluno faz o ditado e o seu companheiro monta as palavras, e assim por diante. 
Obs.: Fazer o registro de algumas palavras do ditado, contar n° de letras e sílabas, associar a letra inicial com outras palavras, formar frases coletivas orais e escritas...
Papel do professor:
O professor fica responsável para o ditado (imagens/ figuras ou oral). É importante que nessa hora ele seja um ajudador e orientador no processo da formação da escrita e leitura.
Fonte: Guia Prático para Professores de Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário