A Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD),
resultante de uma desordem genética, e que apresenta muitas semelhanças
com relação ao autismo.
Ao contrário do que ocorre no autismo, contudo, crianças com Asperger
não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala e nem sofrem
com comprometimento cognitivo grave. Esses alunos costumam escolher
temas de interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo -
quando gostam do tema "dinossauros", por exemplo, falam repetidamente
nesse assunto. Habilidades incomuns, como memorização de sequências
matemáticas ou de mapas, são bastante presentes em pessoas com essa
síndrome.
Na infância, essas crianças apresentam déficits no desenvolvimento motor
e podem ter dificuldades para segurar o lápis para escrever. Estruturam
seu pensamento de forma bastante concreta e não conseguem interpretar
metáforas e ironias - o que interfere no processo de comunicação. Além
disso, não sabem como usar os movimentos corporais e os gestos na
comunicação não-verbal e se apegam a rituais, tendo dificuldades para
realizar atividades que fogem à rotina.
Como lidar com a Síndrome de Asperger na escola?
As recomendações são semelhantes às do autismo. Respeite o tempo de
aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse
com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades
visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito.
Também é aconselhável explorar os temas de interesse do aluno para
abordar novos assuntos, ligados às expectativas de aprendizagem. Se ele
tem uma coleção de carrinhos, por exemplo, utilize-a para introduzir o
sistema de numeração. Ações que escapam à rotina devem ser comunicadas
antecipadamente.
A Síndrome de Asperger é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD),
resultante de uma desordem genética, e que apresenta muitas semelhanças
com relação ao autismo.
Ao contrário do que ocorre no autismo, contudo, crianças com Asperger
não apresentam grandes atrasos no desenvolvimento da fala e nem sofrem
com comprometimento cognitivo grave. Esses alunos costumam escolher
temas de interesse, que podem ser únicos por longos períodos de tempo -
quando gostam do tema "dinossauros", por exemplo, falam repetidamente
nesse assunto. Habilidades incomuns, como memorização de sequências
matemáticas ou de mapas, são bastante presentes em pessoas com essa
síndrome.
Na infância, essas crianças apresentam déficits no desenvolvimento motor
e podem ter dificuldades para segurar o lápis para escrever. Estruturam
seu pensamento de forma bastante concreta e não conseguem interpretar
metáforas e ironias - o que interfere no processo de comunicação. Além
disso, não sabem como usar os movimentos corporais e os gestos na
comunicação não-verbal e se apegam a rituais, tendo dificuldades para
realizar atividades que fogem à rotina.
Como lidar com a Síndrome de Asperger na escola?
As recomendações são semelhantes às do autismo. Respeite o tempo de
aprendizagem do aluno e estimule a comunicação com os colegas. Converse
com ele de maneira clara e objetiva e apresente as atividades
visualmente, para evitar ruídos na compreensão do que deve ser feito.
Também é aconselhável explorar os temas de interesse do aluno para
abordar novos assuntos, ligados às expectativas de aprendizagem. Se ele
tem uma coleção de carrinhos, por exemplo, utilize-a para introduzir o
sistema de numeração. Ações que escapam à rotina devem ser comunicadas
antecipadamente.
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