A descoberta da Joaninha
Não resisti e estou de volta com a história da joaninha…
Contei a história convidando algumas crianças da turma que representaram os personagens. A joaninha apareceu bastante enfeitada com apetrechos que ela foi cedendo para os amigos durante o desenrolar da história.
De acordo com a necessidade da minha turma, organizei algumas atividades:
- Reconhecer as letras do alfabeto.
- Conhecer a ordem alfabética.
- Estabelecer relações entre as letras e os sons que as representam.
- Identificar semelhanças sonoras em sílabas iniciais e finais.
- Discriminar oralmente as sílabas das palavras, acompanhando-as com palmas.
- Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
- Desenvolver a atenção, identificando figuras em outras.
Trabalhando com o alfabeto móvel
As crianças trabalharam em grupo formando o nome dos animais da história.
Formando a palavra FORMIGA.
Registro no quadro.
Montagem do cartaz que será usado para leitura, escrita e para servir de base para a formação de outras palavras.
Para a fixação do alfabeto, utilizei também o baralho: “Eu tenho, quem tem”
A descoberta da Joaninha
Não resisti e estou de volta com a história da joaninha…
Contei a história convidando algumas crianças da turma que representaram os personagens. A joaninha apareceu bastante enfeitada com apetrechos que ela foi cedendo para os amigos durante o desenrolar da história.
De acordo com a necessidade da minha turma, organizei algumas atividades:
- Reconhecer as letras do alfabeto.
- Conhecer a ordem alfabética.
- Estabelecer relações entre as letras e os sons que as representam.
- Identificar semelhanças sonoras em sílabas iniciais e finais.
- Discriminar oralmente as sílabas das palavras, acompanhando-as com palmas.
- Ler, ajustando a pauta sonora ao escrito.
- Desenvolver a atenção, identificando figuras em outras.
Trabalhando com o alfabeto móvel
As crianças trabalharam em grupo formando o nome dos animais da história.
Formando a palavra FORMIGA.
Registro no quadro.
Montagem do cartaz que será usado para leitura, escrita e para servir de base para a formação de outras palavras.
Para a fixação do alfabeto, utilizei também o baralho: “Eu tenho, quem tem”
Nenhum comentário:
Postar um comentário