Faniquito e siricutico no mosquito
Autor: Jonas Ribeiro
Ilustrador: André Neves
Sinopse
Frederico é um mosquito mal-educado. Ele quer entrar em certa casa de qualquer jeito, mas a janela não deixa. Por isso ele tem faniquito, dá siricutico e faz mil grosserias. Até que, de repente, descobre que algumas palavras são mágicas e podem abrir a janela ou qualquer porta.
As boas maneiras são práticas que devem ser construídas desde cedo com as crianças. A criança aprende observando o exemplo na família, na escola e na comunidade em que ela vive.
É importante a criança saber utilizar, no momento certo, as palavras que abrem qualquer “porta”. E saber a importância de se ter bons modos, gentileza, respeito, consideração e de ser amável com os outros.
“Os defeitos dos pais são os pais dos defeitos dos filhos”. André Bergé (educador francês)
Aproveitei
o trabalho com o livro para trabalhar com alguns direitos de
aprendizagem que vão ajudar no desenvolvimento de escrita, leitura e
matemática na minha turma.- Conversei com a turma sobre o significado de “faniquito” e de “siricutico”.
- Faniquito: palavra, usada para designar um ataque nervoso passageiro e sem gravidade.
Ter um faniquito é muito comum nas crianças, que em certa idade ficam nervosas e irritadas, quando querem fazer algo que não podem e são contrariadas, reagindo com choro e irritação. (http://www.significados.com.br/faniquito/)
- Siricutico: ansioso, nervoso, curioso. (http://www.dicionarioinformal.com.br/siricutico/)
- Diferenciar letras de números e outros símbolos.
- Reconhecer as letras do alfabeto.
- Conhecer a ordem alfabética.
- Identificar semelhanças sonoras em rimas.
- Atividade para reconhecimento de palavras utilizando estratégia de uso de pistas para decodificação (leitura).
- Baralho de sílabas para trabalhar a composição de palavras.
Esse jogo foi montado para as crianças trabalharem em grupo.
- Palavras Mágicas:
- Atividade para reconhecimento e identificação de quantidades.
Nessa atividade utilizamos um dado grande feito com caixas de leite. A
criança sorteada joga o dado e todos juntos identificam a quantidade e
colorem no papel.
Faniquito e siricutico no mosquito
Autor: Jonas Ribeiro
Ilustrador: André Neves
Sinopse
Frederico é um mosquito mal-educado. Ele quer entrar em certa casa de qualquer jeito, mas a janela não deixa. Por isso ele tem faniquito, dá siricutico e faz mil grosserias. Até que, de repente, descobre que algumas palavras são mágicas e podem abrir a janela ou qualquer porta.
As boas maneiras são práticas que devem ser construídas desde cedo com as crianças. A criança aprende observando o exemplo na família, na escola e na comunidade em que ela vive.
É importante a criança saber utilizar, no momento certo, as palavras que abrem qualquer “porta”. E saber a importância de se ter bons modos, gentileza, respeito, consideração e de ser amável com os outros.
“Os defeitos dos pais são os pais dos defeitos dos filhos”. André Bergé (educador francês)
Aproveitei
o trabalho com o livro para trabalhar com alguns direitos de
aprendizagem que vão ajudar no desenvolvimento de escrita, leitura e
matemática na minha turma.- Conversei com a turma sobre o significado de “faniquito” e de “siricutico”.
- Faniquito: palavra, usada para designar um ataque nervoso passageiro e sem gravidade.
Ter um faniquito é muito comum nas crianças, que em certa idade ficam nervosas e irritadas, quando querem fazer algo que não podem e são contrariadas, reagindo com choro e irritação. (http://www.significados.com.br/faniquito/)
- Siricutico: ansioso, nervoso, curioso. (http://www.dicionarioinformal.com.br/siricutico/)
- Diferenciar letras de números e outros símbolos.
- Reconhecer as letras do alfabeto.
- Conhecer a ordem alfabética.
- Identificar semelhanças sonoras em rimas.
- Atividade para reconhecimento de palavras utilizando estratégia de uso de pistas para decodificação (leitura).
- Baralho de sílabas para trabalhar a composição de palavras.
Esse jogo foi montado para as crianças trabalharem em grupo.
- Palavras Mágicas:
- Atividade para reconhecimento e identificação de quantidades.
Nessa atividade utilizamos um dado grande feito com caixas de leite. A
criança sorteada joga o dado e todos juntos identificam a quantidade e
colorem no papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário