As joaninhas e as medidas

As joaninhas e as medidas


Fiz com minha turma a joaninha que já postei aqui no blog.

Joaninha
Sondei com as crianças se alguma já havia visto uma joaninha de verdade.
Qual o tamanho da joaninha que você viu?
Onde é mais fácil encontrar as joaninhas?
Pedi que elas comparassem o tamanho da joaninha que eles já viram com o tamanho das joaninhas que foram feitas pela turma. (MAIOR OU MENOR?)
Perguntei sobre a altura das crianças da sala:
  • Quem é maior?
  • Quem é menor?
Perguntei quantas joaninhas enfileiradas precisaríamos colocar, para atingir a altura da criança menor?



Aí combinamos que usaríamos a fileira de joaninhas para medir a altura de cada um, assim poderíamos passar a organizar a fila de acordo com a ordem de tamanho.
Obs.: Apesar de organizar minha fila assim, todos os dias o ajudante daquele dia fica na frente. Assim, todos terão a oportunidade de ser o primeiro na fila.

joaninha
Como dever de casa, dei a história do Rei para que a família pudesse ler junto com a criança e conversassem sobre o texto.
NO TEMPO EM QUE SE MEDIA COM O PÉ DE SUA MAJESTADE
           UM REI VIVIA FELIZ EM SEU CASTELO. MAS, UM DIA, MUITA GENTE SE REUNIU NA PRAÇA PARA PROTESTAR CONTRA A FALTA DE MORADIA.
           O REI ORDENOU, ENTÃO, QUE FOSSE DISTRIBUÍDO UM TERRENO PARA CADA FAMÍLIA. OS TERRENOS SERIAM MEDIDOS PELO TAMANHO DO PÉ DE SUA MAJESTADE.
           ENQUANTO OS TRABALHOS DE MEDIÇÃO SE REALIZAVAM, O REI MORREU. COMO ERA O COSTUME, FOI SUBSTITUÍDO POR SEU FILHO, QUE AINDA ERA UMA CRIANÇA.
           O POVO FICOU MUITO TRISTE POR CAUSA DA MORTE DO REI. MAIS AINDA POR CAUSA DA DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DOS TERRENOS. 
PÉ DE REI É DIFERENTE DE PÉ DE REIZINHO.
Texto retirado do livro Matemática com o Sarquis de Eduardo Sarquis Soares – Editora Formato – Livro 1 – pág. 61
 
Junto com a história mandei um bilhete:
Hoje estou enviando para casa uma história. Gostaria que vocês lessem para a criança e conversassem sobre o motivo do povo ter ficado triste e como eles poderiam resolver esse problema.
Conversarei sobre o assunto na próxima aula.
 
As soluções que foram encontradas:
  • Usar o pé da rainha na medição do terreno.
  • Usar um barbante para medir o pé do rei (lógico que antes do enterro) e usar o barbante para as medições.
  • Usar duas medidas do pé do reizinho para conseguir a mesma medida do pé do rei pai.
Testamos todas as propostas. Arrumei o molde de um pé que deveria ser o pé do rei (pessoa sugerida pelas crianças – tamanho 42).
Usamos para medir a largura da sala.
 
sistema de medidas
As crianças decidiram qual seria aproximadamente o tamanho do pé da rainha. Usei o meu pé em cima do molde do rei e eles concluíram que não daria certo, pois o tamanho ficou diferente - (meu número é 36).
Resolvemos o tamanho do pé do reizinho (a menor criança da sala) e ajuntamos dois pés para ver se daria o tamanho do pé do rei.
Viram que ficou muito maior, mas usamos para medir o mesmo espaço que usamos anteriormente.
 
sistema de medidas
E usamos a medida do barbante.
 
sistema de medidas
Propus fazermos as medições no pátio para tentarmos encontrar o tamanho do terreno que o rei daria para cada súdito.
Através de conversa, as crianças concluíram que daria muito trabalho se utilizássemos as medidas que nós tínhamos. Então combinamos que no dia seguinte eles conversariam com a família para saber quais os instrumentos que são usados para medir o tamanho das coisas e que trariam no dia seguinte.

sistema de medidas

  • régua
  • fita métrica
  • trena
Mostrei para as crianças a utilidade de cada um e utilizamos para fazer várias medições.


Finalmente substituí na sala as joaninhas pelo metro para podermos medir a altura de cada criança.

sistema de medidas





As joaninhas e as medidas


Fiz com minha turma a joaninha que já postei aqui no blog.

Joaninha
Sondei com as crianças se alguma já havia visto uma joaninha de verdade.
Qual o tamanho da joaninha que você viu?
Onde é mais fácil encontrar as joaninhas?
Pedi que elas comparassem o tamanho da joaninha que eles já viram com o tamanho das joaninhas que foram feitas pela turma. (MAIOR OU MENOR?)
Perguntei sobre a altura das crianças da sala:
  • Quem é maior?
  • Quem é menor?
Perguntei quantas joaninhas enfileiradas precisaríamos colocar, para atingir a altura da criança menor?



Aí combinamos que usaríamos a fileira de joaninhas para medir a altura de cada um, assim poderíamos passar a organizar a fila de acordo com a ordem de tamanho.
Obs.: Apesar de organizar minha fila assim, todos os dias o ajudante daquele dia fica na frente. Assim, todos terão a oportunidade de ser o primeiro na fila.

joaninha
Como dever de casa, dei a história do Rei para que a família pudesse ler junto com a criança e conversassem sobre o texto.
NO TEMPO EM QUE SE MEDIA COM O PÉ DE SUA MAJESTADE
           UM REI VIVIA FELIZ EM SEU CASTELO. MAS, UM DIA, MUITA GENTE SE REUNIU NA PRAÇA PARA PROTESTAR CONTRA A FALTA DE MORADIA.
           O REI ORDENOU, ENTÃO, QUE FOSSE DISTRIBUÍDO UM TERRENO PARA CADA FAMÍLIA. OS TERRENOS SERIAM MEDIDOS PELO TAMANHO DO PÉ DE SUA MAJESTADE.
           ENQUANTO OS TRABALHOS DE MEDIÇÃO SE REALIZAVAM, O REI MORREU. COMO ERA O COSTUME, FOI SUBSTITUÍDO POR SEU FILHO, QUE AINDA ERA UMA CRIANÇA.
           O POVO FICOU MUITO TRISTE POR CAUSA DA MORTE DO REI. MAIS AINDA POR CAUSA DA DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DOS TERRENOS. 
PÉ DE REI É DIFERENTE DE PÉ DE REIZINHO.
Texto retirado do livro Matemática com o Sarquis de Eduardo Sarquis Soares – Editora Formato – Livro 1 – pág. 61
 
Junto com a história mandei um bilhete:
Hoje estou enviando para casa uma história. Gostaria que vocês lessem para a criança e conversassem sobre o motivo do povo ter ficado triste e como eles poderiam resolver esse problema.
Conversarei sobre o assunto na próxima aula.
 
As soluções que foram encontradas:
  • Usar o pé da rainha na medição do terreno.
  • Usar um barbante para medir o pé do rei (lógico que antes do enterro) e usar o barbante para as medições.
  • Usar duas medidas do pé do reizinho para conseguir a mesma medida do pé do rei pai.
Testamos todas as propostas. Arrumei o molde de um pé que deveria ser o pé do rei (pessoa sugerida pelas crianças – tamanho 42).
Usamos para medir a largura da sala.
 
sistema de medidas
As crianças decidiram qual seria aproximadamente o tamanho do pé da rainha. Usei o meu pé em cima do molde do rei e eles concluíram que não daria certo, pois o tamanho ficou diferente - (meu número é 36).
Resolvemos o tamanho do pé do reizinho (a menor criança da sala) e ajuntamos dois pés para ver se daria o tamanho do pé do rei.
Viram que ficou muito maior, mas usamos para medir o mesmo espaço que usamos anteriormente.
 
sistema de medidas
E usamos a medida do barbante.
 
sistema de medidas
Propus fazermos as medições no pátio para tentarmos encontrar o tamanho do terreno que o rei daria para cada súdito.
Através de conversa, as crianças concluíram que daria muito trabalho se utilizássemos as medidas que nós tínhamos. Então combinamos que no dia seguinte eles conversariam com a família para saber quais os instrumentos que são usados para medir o tamanho das coisas e que trariam no dia seguinte.

sistema de medidas

  • régua
  • fita métrica
  • trena
Mostrei para as crianças a utilidade de cada um e utilizamos para fazer várias medições.


Finalmente substituí na sala as joaninhas pelo metro para podermos medir a altura de cada criança.

sistema de medidas






Nenhum comentário:

Postar um comentário