Plano de aula – Matemática 5º ano : Multiplicação e Ordem de Operações

 

Abaixo temos um Plano de aula de Matemática para o 5º ano : Multiplicação e Ordem de Operações

Multiplicação e Ordem de Operações

Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais

UNIDADE TEMÁTICA

  • Números
  • Álgebra

OBJETOS DE CONHECIMENTO

  • Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais.
  • Propriedades da igualdade.

HABILIDADES BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida.

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

OBJETIVOS

Os alunos identificarão e definirão as propriedades das operações e poderão aplicá-las às equações.

MATERIAIS

Triângulos recortados em papel de construção

Introdução: Linguagem Matemática

Escreva os termos fator, produto, soma, ordem e diferença no quadro. Diga aos alunos que escrevam suas próprias definições para cada um dos termos e criem uma imagem que mostre o que cada palavra significa em matemática. Se os alunos estiverem lutando para identificar esses termos, forneça-lhes definições e peça aos alunos que criem o visual.

Palavra Definição matemática
Fator Um número que você usa para multiplicar
produtos A resposta de um problema de multiplicação (2 fatores multiplicados juntos)
Soma A resposta para um problema adicional
Ordem Coloque em sequência (ou seja, 1, 2, 3)
Diferença A resposta para um problema de subtração

Regras de Matemática

Explique aos alunos que os matemáticos têm regras sobre como os números funcionam. Regras matemáticas são coisas que são sempre verdadeiras em matemática. Peça aos alunos que pensem em algumas regras que já temos para como os números funcionam (os números sempre mostram valores, a adição aumenta a quantidade, a subtração diminui a quantidade e as frações são partes iguais de um todo). Registre essas regras em um gráfico de âncora para os alunos se referirem ao longo do ano.

Regra O que significa Exemplo Em minhas próprias palavras
Propriedade Comutativa da Multiplicação A ordem dos números não altera o produto (resposta) 4 x 5 = 5 x 4
Propriedade Associativa da Multiplicação Como os fatores (números) são agrupados não importa em multiplicação (2 x 7) x 3 = 2 x (3 x 7)
Propriedade distributiva Multiplicar a soma ou a diferença de um número é o mesmo que multiplicar a soma ou a diferença pelo número e adicionar (ou subtrair) o produto. 3 (5 + 2) = (3 × 5) + (3 × 2)

 

3 (5-2) = (3 × 5) – (3 × 2)


Prove a regra

Distribua papéis cortados em triângulos. Os triângulos devem ter números que os alunos possam usar para problemas de multiplicação escritos nos cantos dos triângulos.

Modelo como usar os três números para provar cada uma das três propriedades. Por exemplo, com um triângulo com números 3, 4 e 2 nos pontos, você pode criar:

Propriedade Comutativa: 3 x 2 = 2 x 3

Propriedade Associativa: (3 x 2) x 4 = 3 x (2 x 4)

Propriedade Distribuidora: 3 x (2 + 4) = (3 x 2) + (3 x 4)

Peça aos alunos que trabalhem de forma independente ou em pares. Eles devem trabalhar com tantos triângulos quanto possível no tempo permitido. Uma maneira de diferenciar essa atividade e oferecer opções e desafios adicionais para os alunos é codificar em cores os triângulos com números mais desafiadores ou menos desafiadores em triângulos de cores diferentes (triângulos verdes têm problemas mais fáceis, triângulos vermelhos têm problemas mais difíceis).

Inverta-o

Desta vez, diga aos alunos que você lhes dará um número e peça que eles criem equações que possam levá-los a esse número. Por exemplo, se você der aos alunos o número 24, eles poderão criar equações: 3 x 8, 8 x 3, (2 x 4) x 3 ou (4 x 2) + (3 x 1). Peça aos alunos que criem equações para o maior número possível de números.

Conversa Matemática

Ao concluir, peça aos alunos que reflitam e compartilhem:

O que você aprendeu sobre números durante esta lição?

Como você vai usar essas propriedades durante o ano?

Como você pode se ajudar a lembrar essas regras para números?

Atividades de Extensão

DOWNLOAD PDF AQUI

 

Abaixo temos um Plano de aula de Matemática para o 5º ano : Multiplicação e Ordem de Operações

Multiplicação e Ordem de Operações

Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais

UNIDADE TEMÁTICA

  • Números
  • Álgebra

OBJETOS DE CONHECIMENTO

  • Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais.
  • Propriedades da igualdade.

HABILIDADES BNCC

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

(EF04MA05) Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade, repartição equitativa e medida.

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

OBJETIVOS

Os alunos identificarão e definirão as propriedades das operações e poderão aplicá-las às equações.

MATERIAIS

Triângulos recortados em papel de construção

Introdução: Linguagem Matemática

Escreva os termos fator, produto, soma, ordem e diferença no quadro. Diga aos alunos que escrevam suas próprias definições para cada um dos termos e criem uma imagem que mostre o que cada palavra significa em matemática. Se os alunos estiverem lutando para identificar esses termos, forneça-lhes definições e peça aos alunos que criem o visual.

Palavra Definição matemática
Fator Um número que você usa para multiplicar
produtos A resposta de um problema de multiplicação (2 fatores multiplicados juntos)
Soma A resposta para um problema adicional
Ordem Coloque em sequência (ou seja, 1, 2, 3)
Diferença A resposta para um problema de subtração

Regras de Matemática

Explique aos alunos que os matemáticos têm regras sobre como os números funcionam. Regras matemáticas são coisas que são sempre verdadeiras em matemática. Peça aos alunos que pensem em algumas regras que já temos para como os números funcionam (os números sempre mostram valores, a adição aumenta a quantidade, a subtração diminui a quantidade e as frações são partes iguais de um todo). Registre essas regras em um gráfico de âncora para os alunos se referirem ao longo do ano.

Regra O que significa Exemplo Em minhas próprias palavras
Propriedade Comutativa da Multiplicação A ordem dos números não altera o produto (resposta) 4 x 5 = 5 x 4
Propriedade Associativa da Multiplicação Como os fatores (números) são agrupados não importa em multiplicação (2 x 7) x 3 = 2 x (3 x 7)
Propriedade distributiva Multiplicar a soma ou a diferença de um número é o mesmo que multiplicar a soma ou a diferença pelo número e adicionar (ou subtrair) o produto. 3 (5 + 2) = (3 × 5) + (3 × 2)

 

3 (5-2) = (3 × 5) – (3 × 2)


Prove a regra

Distribua papéis cortados em triângulos. Os triângulos devem ter números que os alunos possam usar para problemas de multiplicação escritos nos cantos dos triângulos.

Modelo como usar os três números para provar cada uma das três propriedades. Por exemplo, com um triângulo com números 3, 4 e 2 nos pontos, você pode criar:

Propriedade Comutativa: 3 x 2 = 2 x 3

Propriedade Associativa: (3 x 2) x 4 = 3 x (2 x 4)

Propriedade Distribuidora: 3 x (2 + 4) = (3 x 2) + (3 x 4)

Peça aos alunos que trabalhem de forma independente ou em pares. Eles devem trabalhar com tantos triângulos quanto possível no tempo permitido. Uma maneira de diferenciar essa atividade e oferecer opções e desafios adicionais para os alunos é codificar em cores os triângulos com números mais desafiadores ou menos desafiadores em triângulos de cores diferentes (triângulos verdes têm problemas mais fáceis, triângulos vermelhos têm problemas mais difíceis).

Inverta-o

Desta vez, diga aos alunos que você lhes dará um número e peça que eles criem equações que possam levá-los a esse número. Por exemplo, se você der aos alunos o número 24, eles poderão criar equações: 3 x 8, 8 x 3, (2 x 4) x 3 ou (4 x 2) + (3 x 1). Peça aos alunos que criem equações para o maior número possível de números.

Conversa Matemática

Ao concluir, peça aos alunos que reflitam e compartilhem:

O que você aprendeu sobre números durante esta lição?

Como você vai usar essas propriedades durante o ano?

Como você pode se ajudar a lembrar essas regras para números?

Atividades de Extensão

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