QUANDO MEU FILHO VAI LER?

     Uma das grandes preocupações que atormentam muitos pais é referente à alfabetização de seus filhos. A tradicional pergunta “Quando meu filho vai ler?” normalmente vem carregada de muita expectativa que, mesmo sem querer, acaba sendo repassada à criança. “A alfabetização é uma conquista importante na vida de um indivíduo e deve ser tratada de maneira natural. O excesso de estimulação na identificação das letras pode atrapalhar o processo de alfabetização, pois a criança percebe a ansiedade dos pais para que ela leia e cria mecanismos de fuga”, afirma a psicopedagoga e mestre em Educação, Sonia Kuster.
     A pressa e a ansiedade dos pais no processo de alfabetização pode gerar futuros problemas de aprendizagem. A psicóloga Maria Silvia Todeschi de Sousa reforça a importância da maturidade de cada criança nessa fase. “É fundamental que os pais respeitem o fato de que muitos alunos aos 5 ou 6 anos de idade ainda não estão com a maturação neurológica pronta para aprender a ler e a escrever e isso não significa que haja algum comprometimento cognitivo”, ressalta a psicóloga.

Fonte: http://www.educacional.com.br

     Uma das grandes preocupações que atormentam muitos pais é referente à alfabetização de seus filhos. A tradicional pergunta “Quando meu filho vai ler?” normalmente vem carregada de muita expectativa que, mesmo sem querer, acaba sendo repassada à criança. “A alfabetização é uma conquista importante na vida de um indivíduo e deve ser tratada de maneira natural. O excesso de estimulação na identificação das letras pode atrapalhar o processo de alfabetização, pois a criança percebe a ansiedade dos pais para que ela leia e cria mecanismos de fuga”, afirma a psicopedagoga e mestre em Educação, Sonia Kuster.
     A pressa e a ansiedade dos pais no processo de alfabetização pode gerar futuros problemas de aprendizagem. A psicóloga Maria Silvia Todeschi de Sousa reforça a importância da maturidade de cada criança nessa fase. “É fundamental que os pais respeitem o fato de que muitos alunos aos 5 ou 6 anos de idade ainda não estão com a maturação neurológica pronta para aprender a ler e a escrever e isso não significa que haja algum comprometimento cognitivo”, ressalta a psicóloga.

Fonte: http://www.educacional.com.br

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