Não é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com
autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira
didática e prazerosa. As cores e formas geométricas já na Educação
Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de
matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão
importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores
estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos
a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo
e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A ideia é fazer
com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e
servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as cores primarias como o azul, vermelho, amarelo e
verde com materiais de tampa de diversas garrafas inclusive a de Pet.
As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de Pet e palitos de
picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de
início consegue entender a atividade.
Atividade: Formas geométricas e cores
Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e triângulo impresso na
folha A4 cada forma nas quatros cores que são Vermelho, azul, verde e
amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade. Aqui
são usados palitos de plásticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly),
também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira pintado.
O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O
aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as
cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.
Atividade: Formas geométricas e cores - Círculo
A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das
tampas de Pet, cada circunferência formanda de vários círculos,
representando cada tampa.
Atividade: Cores com tampas variadas com Velcro.
Agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando
tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é
a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na
folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a
peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.
1ª - Comece com uma cor em cada folha separada;
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividades em cores por vez,
desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma forma;
3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores ao mesmo tempo na mesma forma;
4ª – Nesta última etapa, as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.
Não é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com
autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira
didática e prazerosa. As cores e formas geométricas já na Educação
Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo de
matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão
importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores
estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos
a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo
e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A ideia é fazer
com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e
servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as cores primarias como o azul, vermelho, amarelo e
verde com materiais de tampa de diversas garrafas inclusive a de Pet.
As formas geométricas são trabalhadas com tampinhas de Pet e palitos de
picolé de plásticos coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de
início consegue entender a atividade.
Atividade: Formas geométricas e cores
Para esta atividade temos o quadrado, retângulo e triângulo impresso na
folha A4 cada forma nas quatros cores que são Vermelho, azul, verde e
amarelo, estas folhas são plastificadas para melhor durabilidade. Aqui
são usados palitos de plásticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly),
também pode ser usado de outras marcas e de palito de madeira pintado.
O tamanho dos lados das formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O
aluno deve sobrepor cada palito em cima dos lados das formas conforme as
cores. No retângulo foi usado dois palitos nos lados maiores.
Atividade: Formas geométricas e cores - Círculo
A técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das
tampas de Pet, cada circunferência formanda de vários círculos,
representando cada tampa.
Atividade: Cores com tampas variadas com Velcro.
Agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois estamos usando
tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a relação feita é
a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados demarcados na
folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o lugar onde a
peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.
1ª - Comece com uma cor em cada folha separada;
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividades em cores por vez,
desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma forma;
3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores ao mesmo tempo na mesma forma;
4ª – Nesta última etapa, as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de dificuldade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário