Influenza -Como lavar as mãos-texto instrucional com atividades

Influenza -Como lavar as mãos-texto instrucional com atividades

O trabalho com texto instrucional faz parte do currículo das turmas de terceiro ao quinto ano e o texto abaixo ensina como lavar corretamente as mãos e assim manter o vírus da Gripe A afastado.
A primeira folha da atividade está maior,em tamanho de sulfite, para que fique bem visível tanto os procedimentos quanto as instruções.
Você pode também usando as configurações de sua impressora, (cartaz ou poster)
realizar a impressão dessa primeira folha como um cartaz, em tamanhos 2 x 2 ou 3 x 3
para afixar tanto na sala de aula quanto fora.
Para os alunos a impressão pode ser normal (tamanho sulfite A4)


A folha de atividades abaixo apresenta uma breve teoria sobre os textos instrucionais e você pode ampliar o trabalho sobre textos instrucionais, pedindo aos alunos tragam de casa outros exemplos de texto como bulas de remédios, manuais de instrução de aparelhos eletrônicos (celular, televisão, microondas, geladeira, máquina de lavar), receitas,assim como deve lembrar aos alunos que os textos que ensinam determinada brincadeira ou jogo, também são textos instrucionais.

As questões que se seguem, trazem uma interpretação do pequeno texto e referência ao texto da página anterior.



Na página a seguir, o trabalho mais aprofundado sobre verbos no modo imperativo, onde além da teoria, a professora oralmente mostrará ao aluno que o texto instrucional normalmente utiliza os seus verbos ou ações nesse modo, que torna o texto mais claro, mais simples e objetivo.
Volte ao texto original e destaque com os alunos, oralmente, qual é o verbo de cada frase, e qual o verbo original (no modo infinitivo). Exemplo: Na frase "Molhe as mãos com água". O verbo é molhe e o verbo no infinitivo é molhar.

Caso faça uma maior exploração sobre textos instrucionais, aproveite para destacar verbos nos textos trazidos pelos alunos.



A página a seguir também mostra uma série de atividades sobre verbos no imperativo, sempre relacionado ao conteúdo do texto inicial.






Em seguida, atividades de gramática, onde trata-se novamente de classificação quanto ao número do substantivo,e uma interdisciplinaridade, ampliando o trabalho sobre a água:
um breve texto explicativo seguido de questões explanativas, para fazer o aluno escrever com suas palavras.








Ampliamos a questão da água, tanto atentando ao fato de que ela é um recurso escasso na natureza e desta forma deve ser preservada, embora há que se lembrar aos alunos, que eles devem manter hábitos saudáveis de higiene: não é porque se deve preservar a água que não se deve tomar banho ou lavar as mãos: deve-se fazer ambas as coisas, porém com consciência, evitando o desperdício.
Você pode ampliar esse trabalho fazendo aquela comparação da quantidade de água do planeta e a quantidade de água potável (ou que pode ser utilizada pelo homem)
Utilizando uma garrafa de refrigerante qualquer de dois litros, encha a garrafa com água.
Em sala, encha apenas a tampinha e mostre que, representativamente, a quantidade de água existente no planeta Terra é o equivalente a garrafa de dois litros, mas que a água que pode ser utilizada pelas pessoas (água que não é salgada dos mares), cabe apenas na tampinha. E não esqueça que da água da tampinha, há uma grande parte congelada nas geleiras, ou em lagos subterrâneos, enfim,a água é um bem precioso!








Abaixo,produção de frases: o aluno deve escrever uma nova frase com suas palavras para a ilustração e não copiar a frase do texto original.

A última questão apresenta uma reflexão sobre as formas de prevenção da gripe, e após todas as conversas e trabalhos que você já deve ter realizado em sala de aula, assim como outras informações que os alunos tiveram em suas casas e pelos meios de comunicação darão subsídios para que ele responda essa questão sozinho com suas palavras e assim você poderá observar o grau de conhecimento que seus alunos já apresentam sobre o assunto.

Influenza -Como lavar as mãos-texto instrucional com atividades

O trabalho com texto instrucional faz parte do currículo das turmas de terceiro ao quinto ano e o texto abaixo ensina como lavar corretamente as mãos e assim manter o vírus da Gripe A afastado.
A primeira folha da atividade está maior,em tamanho de sulfite, para que fique bem visível tanto os procedimentos quanto as instruções.
Você pode também usando as configurações de sua impressora, (cartaz ou poster)
realizar a impressão dessa primeira folha como um cartaz, em tamanhos 2 x 2 ou 3 x 3
para afixar tanto na sala de aula quanto fora.
Para os alunos a impressão pode ser normal (tamanho sulfite A4)


A folha de atividades abaixo apresenta uma breve teoria sobre os textos instrucionais e você pode ampliar o trabalho sobre textos instrucionais, pedindo aos alunos tragam de casa outros exemplos de texto como bulas de remédios, manuais de instrução de aparelhos eletrônicos (celular, televisão, microondas, geladeira, máquina de lavar), receitas,assim como deve lembrar aos alunos que os textos que ensinam determinada brincadeira ou jogo, também são textos instrucionais.

As questões que se seguem, trazem uma interpretação do pequeno texto e referência ao texto da página anterior.



Na página a seguir, o trabalho mais aprofundado sobre verbos no modo imperativo, onde além da teoria, a professora oralmente mostrará ao aluno que o texto instrucional normalmente utiliza os seus verbos ou ações nesse modo, que torna o texto mais claro, mais simples e objetivo.
Volte ao texto original e destaque com os alunos, oralmente, qual é o verbo de cada frase, e qual o verbo original (no modo infinitivo). Exemplo: Na frase "Molhe as mãos com água". O verbo é molhe e o verbo no infinitivo é molhar.

Caso faça uma maior exploração sobre textos instrucionais, aproveite para destacar verbos nos textos trazidos pelos alunos.



A página a seguir também mostra uma série de atividades sobre verbos no imperativo, sempre relacionado ao conteúdo do texto inicial.






Em seguida, atividades de gramática, onde trata-se novamente de classificação quanto ao número do substantivo,e uma interdisciplinaridade, ampliando o trabalho sobre a água:
um breve texto explicativo seguido de questões explanativas, para fazer o aluno escrever com suas palavras.








Ampliamos a questão da água, tanto atentando ao fato de que ela é um recurso escasso na natureza e desta forma deve ser preservada, embora há que se lembrar aos alunos, que eles devem manter hábitos saudáveis de higiene: não é porque se deve preservar a água que não se deve tomar banho ou lavar as mãos: deve-se fazer ambas as coisas, porém com consciência, evitando o desperdício.
Você pode ampliar esse trabalho fazendo aquela comparação da quantidade de água do planeta e a quantidade de água potável (ou que pode ser utilizada pelo homem)
Utilizando uma garrafa de refrigerante qualquer de dois litros, encha a garrafa com água.
Em sala, encha apenas a tampinha e mostre que, representativamente, a quantidade de água existente no planeta Terra é o equivalente a garrafa de dois litros, mas que a água que pode ser utilizada pelas pessoas (água que não é salgada dos mares), cabe apenas na tampinha. E não esqueça que da água da tampinha, há uma grande parte congelada nas geleiras, ou em lagos subterrâneos, enfim,a água é um bem precioso!








Abaixo,produção de frases: o aluno deve escrever uma nova frase com suas palavras para a ilustração e não copiar a frase do texto original.

A última questão apresenta uma reflexão sobre as formas de prevenção da gripe, e após todas as conversas e trabalhos que você já deve ter realizado em sala de aula, assim como outras informações que os alunos tiveram em suas casas e pelos meios de comunicação darão subsídios para que ele responda essa questão sozinho com suas palavras e assim você poderá observar o grau de conhecimento que seus alunos já apresentam sobre o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário