Marcos do desenvolvimento infantil: o que seu filho deve aprender em cada etapa

Marcos do desenvolvimento infantil: o que seu filho deve aprender em cada etapa

Crianças desenvolvem determinadas habilidades em etapas de acordo com a idade

As primeiras demonstrações de afeto, os gestos com a cabeça para dizer o que querem, as primeiras palavras, o sentar ereto, os primeiros passos. Cada pequeno aprendizado do filho é uma nova celebração para os pais e também para a criança. Esses processos, conhecidos como marcos do desenvolvimento infantil, dependem muito do acompanhamento, do lugar, das pessoas com as quais as crianças convivem e do estímulo dos pais. Por esse motivo, é importante conhecer quais são as etapas e o que esperar das crianças em cada idade.

“Esses marcos são habilidades que a maioria das crianças atinge em determinada idade. Envolvem habilidades físicas, sociais, emocionais, cognitivas e de comunicação, como caminhar, compartilhar com os outros, expressar emoções, reconhecer sons familiares e conversar”, explica Carolina Segala, pedagoga e coordenadora da Educação Infantil na FourC Bilingual Academy.

A pedagoga alerta que é importante não se apavorar se seu filho não conseguir realizar determinada habilidade quando chegar exatamente na idade indicada para desenvolvê-la. “Devemos lembrar que cada criança é única. Algumas crianças podem atingir certos marcos muito cedo, como aprender a andar ou falar muito antes de outras da mesma idade. Outras podem precisar de um pouco mais de tempo”, afirma.

O que os pais devem fazer é sempre observar e dialogar com os professores e médicos da criança. “Observando os diferentes marcos do desenvolvimento, pais, médicos e professores podem entender melhor como as crianças se desenvolvem e ficam de olho em possíveis sinais de preocupação quanto ao desenvolvimento”, orienta Carolina.


O ambiente potencializa o desenvolvimento saudável

Ter um lar seguro e amoroso e passar tempo com a família: conversar, brincar, cantar e ler juntos são os maiores estímulos para o crescimento e aprendizado. Outros aliados para o desenvolvimento do seu filho são exercícios físicos, nutrição adequada e bom sono.

Carolina explica que “a maioria das crianças nascem com as condições biológicas de falar, mas só desenvolverão a fala se aprenderem com seus pares. Pais e escola podem e devem apoiar, ajudar e servir como andaime no desenvolvimento das crianças. O bom ambiente em casa e na escola é determinante para isso”.

Algumas práticas que os pais devem inserir nos cuidados com os filhos são: conversar com as crianças usando vocabulário rico e apropriado, mostrar carinho e sensibilidade, ter rotinas e tarefas domésticas, compartilhar livros, apoiar a saúde e segurança e usar disciplina adequada à idade.

Segundo a psicóloga escolar, Luciane Costa, “o desenvolvimento saudável nos primeiros anos influenciará a personalidade e habilidades para o restante da vida. Essas contribuirão para o sucesso educacional, a produtividade econômica, a cidadania responsável, a saúde ao longo da vida, o estabelecimento de laços, entre outros”.

O que esperar e como agir em cada etapa?

A pedagoga e coordenadora de Educação Infantil, Carolina Segala, elencou algumas atitudes previstas em cada idade da criança e também sugestões de como os pais podem agir para colaborar no desenvolvimento do fiho:

1 ano


  • - Chora quando a mãe ou o pai saem;
  • - Demonstra maior interação com adultos conhecidos;
  • - Repete sons ou ações para chamar atenção;
  • - Usa gestos simples, como balançar a cabeça "não" ou acenando "tchau";
  • - Encontra coisas escondidas facilmente;
  • - Começa a usar os objetos corretamente; por exemplo, bebidas no copo, escovar o cabelo;
  • - Bate duas coisas juntas;
  • - Senta-se com apoio;
  • - Levanta-se para ficar de pé, anda segurando a mobília, podendo dar alguns passos sem se segurar.

O que você pode fazer pelo seu filho de um ano:


  • - Em resposta a comportamentos indesejados, aja com firmeza e redirecione a atenção da criança para outra coisa;
  • - Converse com seu filho sobre o que você está fazendo. Por exemplo, “mamãe está lavando suas mãos”;
  • - Leia com seu filho todos os dias;
  • - Comece com limites pontuais;
  • - Construa sobre o que seu filho diz ou tenta dizer, ou o que ele aponta. Se ele aponta para um caminhão e diz "ão" ou "caminhão", diga: "Sim, esse é um caminhão grande e azul".
1 ano e meio


  • - Demonstra afeto com pessoas conhecidas;
  • - Explora o ambiente sozinho, mas com os pais por perto;
  • - Diz várias palavras isoladas;
  • - Aponta para uma parte do corpo;
  • - Pode seguir comandos verbais de 1 passo sem quaisquer gestos; por exemplo, senta quando você diz "sente-se";
  • - Anda sozinho;
  • - Usa um copo para beber;
  • - Come com uma colher.
O que você pode fazer pelos seus filhos de 18 meses de idade:


  • - Proporcione um ambiente seguro e amoroso. É importante ser consistente e previsível;
  • - Fale sobre suas emoções. Por exemplo, diga: "Você fica feliz quando lemos este livro”;
  • - Incentive a empatia. Por exemplo, quando ele vê uma criança que está triste, encoraje-o a abraçar a outra criança;
  • - Use frases simples e claras;
  • - Brinque com blocos, bolas, quebra-cabeças, livros e brinquedos que ensinam causa e efeito e resolução de problemas;
  • - Proporcione áreas seguras para o seu filho andar e explorar;
  • - Incentive-o a beber no seu copo e usar uma colher.
2 anos


  • - Demonstra cada vez mais independência;
  • - Mostra comportamento desafiador (fazendo o que lhe foi dito para não fazer);
  • - Conhece nomes de pessoas e partes do corpo familiares;
  • - Diz frases com 2 a 4 palavras;
  • - Começa a classificar formas e cores;
  • - Nomeia itens em um livro de imagens, como um gato, um pássaro ou um cachorro;
  • - Chuta uma bola;
  • - Começa a correr;
  • -  Sobe e desce escadas segurando no corrimão;
  • -  Pode iniciar o controle dos esfíncteres.
O que você pode fazer pelo seu filho de 2 anos:


  • - Incentive seu filho a ajudar nas tarefas simples em casa, como varrer e fazer o jantar. Elogie seu filho por ser um bom ajudante;
  • -  Incentive seu filho a dizer uma palavra em vez de simplesmente apontá-la. Se seu filho não consegue dizer a palavra inteira (“Leite”), dê a ele o primeiro som (“L”) para ajudar. Com o tempo, você pode pedir ao seu filho para dizer a frase inteira - "Eu quero leite";
  • - Faça projetos de arte com seu filho usando giz de cera, tinta e papel. Descreva o que seu filho faz e pendure-o na parede ou na geladeira.
3 anos


  • - Compreende melhor o que é certo e errado;
  • - Demonstra preocupação por um amigo que chora;
  • - Entende a ideia de "meu" e "dele" ou "dela";
  • - Mostra uma ampla gama de emoções;
  • - Separa-se facilmente da mãe e do pai;
  • - Pode ficar chateado com grandes mudanças na rotina;
  • - Vestem-se e despem-se sozinhos
  • - Diz o primeiro nome, idade e nomeia um amigo;
  • - Fala bem o suficiente para estranhos entenderem a maior parte do tempo;
  • - Realiza uma conversa usando 2 a 3 frases;
  • - Brinca de faz de conta com bonecas, animais e pessoas;
  • - Pedala um triciclo (bicicleta de 3 rodas);
  • -  Sobe e desce escadas, colocando um pé em cada degrau.
O que você pode fazer pelo seu filho de 3 anos:


  • - Leve seu filho a outros lugares onde existem outras crianças;
  • - Defina regras e limites para o seu filho e ajude-o a cumpri-los;
  • - Leia para o seu filho todos os dias;
  • -  Brinque com seu filho. Vá ao parque ou faça caminhadas. Deixe seu filho brincar livremente e sem atividades estruturadas.
4 anos


  • - Gosta de fazer coisas novas;
  • - Prefere brincar com outras crianças a fazê-lo sozinho;
  • - Muitas vezes não é possível dizer o que é real e o que é faz de conta;
  • - Fala sobre o que gosta e sobre o que está interessada;
  • - Conta histórias;
  • - Podedizer o primeiro e último nome;
  • - Nomeia algumas cores e alguns números;
  • - Compreende a ideia de contar;
  • - Lembra partes de uma história;
  • - Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo;
  • - Usa uma tesoura.
O que você pode fazer pelo seu filho de 4 anos:


  • - Dê ao seu filho escolhas simples sempre que puder;
  • - Durante as brincadeiras, deixe seu filho resolver seus próprios problemas com amigos, mas esteja por perto para ajudar (se necessário);
  • - Incentive seu filho a usar palavras e compartilhar brinquedos;
  • - Use boa gramática ao falar com seu filho. Em vez de "Mamãe quer que você venha aqui", diga: "Eu quero que você venha aqui.";
  • - Use palavras como "primeiro", "segundo" e "finalmente" quando falando sobre as atividades cotidianas. Isso ajudará seu filho a aprender sobre a sequência de eventos;
  • - Toque a música favorita do seu filho e dance com ele.
5 anos


  • - Mais propensos a concordar com as regras;
  • - Gosta de cantar, dançar e atuar;
  • - Pode dizer o que é real e o que é fazer de conta;
  • - Fala claramente;
  • - Conta uma história simples usando sentenças completas;
  • - Pode desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo;
  • -  Escreve letras ou números;
  • -  Usa garfo e colher e, por vezes, uma faca de mesa;
  • - Usa o banheiro por conta própria.
O que você pode fazer pelo seu filho de 5 anos:


  • - Ensine seu filho seu endereço e número de telefone;
  • - Incentive seu filho a “ler” olhando para as fotos e contando a história;
  • -  Ensine os conceitos de tempo como manhã, tarde, noite, hoje, amanhã e ontem;
  • - Explore os interesses do seu filho na sua comunidade. Por exemplo, se o seu filho adora animais, visite o zoológico ou uma fazenda;
  • - Ensine seu filho a balançar as pernas para trás e para frente em um balanço;
  • - Ajude-o a andar de bicicleta com rodinhas (usando capacete).

Marcos do desenvolvimento infantil: o que seu filho deve aprender em cada etapa

Crianças desenvolvem determinadas habilidades em etapas de acordo com a idade

As primeiras demonstrações de afeto, os gestos com a cabeça para dizer o que querem, as primeiras palavras, o sentar ereto, os primeiros passos. Cada pequeno aprendizado do filho é uma nova celebração para os pais e também para a criança. Esses processos, conhecidos como marcos do desenvolvimento infantil, dependem muito do acompanhamento, do lugar, das pessoas com as quais as crianças convivem e do estímulo dos pais. Por esse motivo, é importante conhecer quais são as etapas e o que esperar das crianças em cada idade.

“Esses marcos são habilidades que a maioria das crianças atinge em determinada idade. Envolvem habilidades físicas, sociais, emocionais, cognitivas e de comunicação, como caminhar, compartilhar com os outros, expressar emoções, reconhecer sons familiares e conversar”, explica Carolina Segala, pedagoga e coordenadora da Educação Infantil na FourC Bilingual Academy.

A pedagoga alerta que é importante não se apavorar se seu filho não conseguir realizar determinada habilidade quando chegar exatamente na idade indicada para desenvolvê-la. “Devemos lembrar que cada criança é única. Algumas crianças podem atingir certos marcos muito cedo, como aprender a andar ou falar muito antes de outras da mesma idade. Outras podem precisar de um pouco mais de tempo”, afirma.

O que os pais devem fazer é sempre observar e dialogar com os professores e médicos da criança. “Observando os diferentes marcos do desenvolvimento, pais, médicos e professores podem entender melhor como as crianças se desenvolvem e ficam de olho em possíveis sinais de preocupação quanto ao desenvolvimento”, orienta Carolina.


O ambiente potencializa o desenvolvimento saudável

Ter um lar seguro e amoroso e passar tempo com a família: conversar, brincar, cantar e ler juntos são os maiores estímulos para o crescimento e aprendizado. Outros aliados para o desenvolvimento do seu filho são exercícios físicos, nutrição adequada e bom sono.

Carolina explica que “a maioria das crianças nascem com as condições biológicas de falar, mas só desenvolverão a fala se aprenderem com seus pares. Pais e escola podem e devem apoiar, ajudar e servir como andaime no desenvolvimento das crianças. O bom ambiente em casa e na escola é determinante para isso”.

Algumas práticas que os pais devem inserir nos cuidados com os filhos são: conversar com as crianças usando vocabulário rico e apropriado, mostrar carinho e sensibilidade, ter rotinas e tarefas domésticas, compartilhar livros, apoiar a saúde e segurança e usar disciplina adequada à idade.

Segundo a psicóloga escolar, Luciane Costa, “o desenvolvimento saudável nos primeiros anos influenciará a personalidade e habilidades para o restante da vida. Essas contribuirão para o sucesso educacional, a produtividade econômica, a cidadania responsável, a saúde ao longo da vida, o estabelecimento de laços, entre outros”.

O que esperar e como agir em cada etapa?

A pedagoga e coordenadora de Educação Infantil, Carolina Segala, elencou algumas atitudes previstas em cada idade da criança e também sugestões de como os pais podem agir para colaborar no desenvolvimento do fiho:

1 ano


  • - Chora quando a mãe ou o pai saem;
  • - Demonstra maior interação com adultos conhecidos;
  • - Repete sons ou ações para chamar atenção;
  • - Usa gestos simples, como balançar a cabeça "não" ou acenando "tchau";
  • - Encontra coisas escondidas facilmente;
  • - Começa a usar os objetos corretamente; por exemplo, bebidas no copo, escovar o cabelo;
  • - Bate duas coisas juntas;
  • - Senta-se com apoio;
  • - Levanta-se para ficar de pé, anda segurando a mobília, podendo dar alguns passos sem se segurar.

O que você pode fazer pelo seu filho de um ano:


  • - Em resposta a comportamentos indesejados, aja com firmeza e redirecione a atenção da criança para outra coisa;
  • - Converse com seu filho sobre o que você está fazendo. Por exemplo, “mamãe está lavando suas mãos”;
  • - Leia com seu filho todos os dias;
  • - Comece com limites pontuais;
  • - Construa sobre o que seu filho diz ou tenta dizer, ou o que ele aponta. Se ele aponta para um caminhão e diz "ão" ou "caminhão", diga: "Sim, esse é um caminhão grande e azul".
1 ano e meio


  • - Demonstra afeto com pessoas conhecidas;
  • - Explora o ambiente sozinho, mas com os pais por perto;
  • - Diz várias palavras isoladas;
  • - Aponta para uma parte do corpo;
  • - Pode seguir comandos verbais de 1 passo sem quaisquer gestos; por exemplo, senta quando você diz "sente-se";
  • - Anda sozinho;
  • - Usa um copo para beber;
  • - Come com uma colher.
O que você pode fazer pelos seus filhos de 18 meses de idade:


  • - Proporcione um ambiente seguro e amoroso. É importante ser consistente e previsível;
  • - Fale sobre suas emoções. Por exemplo, diga: "Você fica feliz quando lemos este livro”;
  • - Incentive a empatia. Por exemplo, quando ele vê uma criança que está triste, encoraje-o a abraçar a outra criança;
  • - Use frases simples e claras;
  • - Brinque com blocos, bolas, quebra-cabeças, livros e brinquedos que ensinam causa e efeito e resolução de problemas;
  • - Proporcione áreas seguras para o seu filho andar e explorar;
  • - Incentive-o a beber no seu copo e usar uma colher.
2 anos


  • - Demonstra cada vez mais independência;
  • - Mostra comportamento desafiador (fazendo o que lhe foi dito para não fazer);
  • - Conhece nomes de pessoas e partes do corpo familiares;
  • - Diz frases com 2 a 4 palavras;
  • - Começa a classificar formas e cores;
  • - Nomeia itens em um livro de imagens, como um gato, um pássaro ou um cachorro;
  • - Chuta uma bola;
  • - Começa a correr;
  • -  Sobe e desce escadas segurando no corrimão;
  • -  Pode iniciar o controle dos esfíncteres.
O que você pode fazer pelo seu filho de 2 anos:


  • - Incentive seu filho a ajudar nas tarefas simples em casa, como varrer e fazer o jantar. Elogie seu filho por ser um bom ajudante;
  • -  Incentive seu filho a dizer uma palavra em vez de simplesmente apontá-la. Se seu filho não consegue dizer a palavra inteira (“Leite”), dê a ele o primeiro som (“L”) para ajudar. Com o tempo, você pode pedir ao seu filho para dizer a frase inteira - "Eu quero leite";
  • - Faça projetos de arte com seu filho usando giz de cera, tinta e papel. Descreva o que seu filho faz e pendure-o na parede ou na geladeira.
3 anos


  • - Compreende melhor o que é certo e errado;
  • - Demonstra preocupação por um amigo que chora;
  • - Entende a ideia de "meu" e "dele" ou "dela";
  • - Mostra uma ampla gama de emoções;
  • - Separa-se facilmente da mãe e do pai;
  • - Pode ficar chateado com grandes mudanças na rotina;
  • - Vestem-se e despem-se sozinhos
  • - Diz o primeiro nome, idade e nomeia um amigo;
  • - Fala bem o suficiente para estranhos entenderem a maior parte do tempo;
  • - Realiza uma conversa usando 2 a 3 frases;
  • - Brinca de faz de conta com bonecas, animais e pessoas;
  • - Pedala um triciclo (bicicleta de 3 rodas);
  • -  Sobe e desce escadas, colocando um pé em cada degrau.
O que você pode fazer pelo seu filho de 3 anos:


  • - Leve seu filho a outros lugares onde existem outras crianças;
  • - Defina regras e limites para o seu filho e ajude-o a cumpri-los;
  • - Leia para o seu filho todos os dias;
  • -  Brinque com seu filho. Vá ao parque ou faça caminhadas. Deixe seu filho brincar livremente e sem atividades estruturadas.
4 anos


  • - Gosta de fazer coisas novas;
  • - Prefere brincar com outras crianças a fazê-lo sozinho;
  • - Muitas vezes não é possível dizer o que é real e o que é faz de conta;
  • - Fala sobre o que gosta e sobre o que está interessada;
  • - Conta histórias;
  • - Podedizer o primeiro e último nome;
  • - Nomeia algumas cores e alguns números;
  • - Compreende a ideia de contar;
  • - Lembra partes de uma história;
  • - Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo;
  • - Usa uma tesoura.
O que você pode fazer pelo seu filho de 4 anos:


  • - Dê ao seu filho escolhas simples sempre que puder;
  • - Durante as brincadeiras, deixe seu filho resolver seus próprios problemas com amigos, mas esteja por perto para ajudar (se necessário);
  • - Incentive seu filho a usar palavras e compartilhar brinquedos;
  • - Use boa gramática ao falar com seu filho. Em vez de "Mamãe quer que você venha aqui", diga: "Eu quero que você venha aqui.";
  • - Use palavras como "primeiro", "segundo" e "finalmente" quando falando sobre as atividades cotidianas. Isso ajudará seu filho a aprender sobre a sequência de eventos;
  • - Toque a música favorita do seu filho e dance com ele.
5 anos


  • - Mais propensos a concordar com as regras;
  • - Gosta de cantar, dançar e atuar;
  • - Pode dizer o que é real e o que é fazer de conta;
  • - Fala claramente;
  • - Conta uma história simples usando sentenças completas;
  • - Pode desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo;
  • -  Escreve letras ou números;
  • -  Usa garfo e colher e, por vezes, uma faca de mesa;
  • - Usa o banheiro por conta própria.
O que você pode fazer pelo seu filho de 5 anos:


  • - Ensine seu filho seu endereço e número de telefone;
  • - Incentive seu filho a “ler” olhando para as fotos e contando a história;
  • -  Ensine os conceitos de tempo como manhã, tarde, noite, hoje, amanhã e ontem;
  • - Explore os interesses do seu filho na sua comunidade. Por exemplo, se o seu filho adora animais, visite o zoológico ou uma fazenda;
  • - Ensine seu filho a balançar as pernas para trás e para frente em um balanço;
  • - Ajude-o a andar de bicicleta com rodinhas (usando capacete).

Nenhum comentário:

Postar um comentário