Marcos do desenvolvimento infantil: o que seu filho deve aprender em cada etapa
Crianças desenvolvem determinadas habilidades em etapas de acordo com a idade
As primeiras demonstrações de afeto, os gestos com a cabeça para dizer o que querem, as primeiras palavras, o sentar ereto, os primeiros passos. Cada pequeno aprendizado do filho é uma nova celebração para os pais e também para a criança. Esses processos, conhecidos como marcos do desenvolvimento infantil, dependem muito do acompanhamento, do lugar, das pessoas com as quais as crianças convivem e do estímulo dos pais. Por esse motivo, é importante conhecer quais são as etapas e o que esperar das crianças em cada idade.
“Esses marcos são habilidades que a maioria das crianças atinge em determinada idade. Envolvem habilidades físicas, sociais, emocionais, cognitivas e de comunicação, como caminhar, compartilhar com os outros, expressar emoções, reconhecer sons familiares e conversar”, explica Carolina Segala, pedagoga e coordenadora da Educação Infantil na FourC Bilingual Academy.
A pedagoga alerta que é importante não se apavorar se seu filho não conseguir realizar determinada habilidade quando chegar exatamente na idade indicada para desenvolvê-la. “Devemos lembrar que cada criança é única. Algumas crianças podem atingir certos marcos muito cedo, como aprender a andar ou falar muito antes de outras da mesma idade. Outras podem precisar de um pouco mais de tempo”, afirma.
O que os pais devem fazer é sempre observar e dialogar com os professores e médicos da criança. “Observando os diferentes marcos do desenvolvimento, pais, médicos e professores podem entender melhor como as crianças se desenvolvem e ficam de olho em possíveis sinais de preocupação quanto ao desenvolvimento”, orienta Carolina.
O ambiente potencializa o desenvolvimento saudável
Ter
um lar seguro e amoroso e passar tempo com a família: conversar,
brincar, cantar e ler juntos são os maiores estímulos para o crescimento
e aprendizado. Outros aliados para o desenvolvimento do seu filho são
exercícios físicos, nutrição adequada e bom sono.
Carolina
explica que “a maioria das crianças nascem com as condições biológicas
de falar, mas só desenvolverão a fala se aprenderem com seus pares. Pais
e escola podem e devem apoiar, ajudar e servir como andaime no
desenvolvimento das crianças. O bom ambiente em casa e na escola é
determinante para isso”.
Algumas
práticas que os pais devem inserir nos cuidados com os filhos são:
conversar com as crianças usando vocabulário rico e apropriado, mostrar
carinho e sensibilidade, ter rotinas e tarefas domésticas, compartilhar
livros, apoiar a saúde e segurança e usar disciplina adequada à idade.
Segundo
a psicóloga escolar, Luciane Costa, “o desenvolvimento saudável nos
primeiros anos influenciará a personalidade e habilidades para o
restante da vida. Essas contribuirão para o sucesso educacional, a
produtividade econômica, a cidadania responsável, a saúde ao longo da
vida, o estabelecimento de laços, entre outros”.
O que esperar e como agir em cada etapa?
A pedagoga e coordenadora de Educação Infantil,
Carolina Segala, elencou algumas atitudes previstas em cada idade da
criança e também sugestões de como os pais podem agir para colaborar no
desenvolvimento do fiho:
1 ano
- - Chora quando a mãe ou o pai saem;
- - Demonstra maior interação com adultos conhecidos;
- - Repete sons ou ações para chamar atenção;
- - Usa gestos simples, como balançar a cabeça "não" ou acenando "tchau";
- - Encontra coisas escondidas facilmente;
- - Começa a usar os objetos corretamente; por exemplo, bebidas no copo, escovar o cabelo;
- - Bate duas coisas juntas;
- - Senta-se com apoio;
- - Levanta-se para ficar de pé, anda segurando a mobília, podendo dar alguns passos sem se segurar.
O que você pode fazer pelo seu filho de um ano:
- - Em resposta a comportamentos indesejados, aja com firmeza e redirecione a atenção da criança para outra coisa;
- - Converse com seu filho sobre o que você está fazendo. Por exemplo, “mamãe está lavando suas mãos”;
- - Leia com seu filho todos os dias;
- - Comece com limites pontuais;
- - Construa sobre o que seu filho diz ou tenta dizer, ou o que ele aponta. Se ele aponta para um caminhão e diz "ão" ou "caminhão", diga: "Sim, esse é um caminhão grande e azul".
1 ano e meio
- - Demonstra afeto com pessoas conhecidas;
- - Explora o ambiente sozinho, mas com os pais por perto;
- - Diz várias palavras isoladas;
- - Aponta para uma parte do corpo;
- - Pode seguir comandos verbais de 1 passo sem quaisquer gestos; por exemplo, senta quando você diz "sente-se";
- - Anda sozinho;
- - Usa um copo para beber;
- - Come com uma colher.
O que você pode fazer pelos seus filhos de 18 meses de idade:
- - Proporcione um ambiente seguro e amoroso. É importante ser consistente e previsível;
- - Fale sobre suas emoções. Por exemplo, diga: "Você fica feliz quando lemos este livro”;
- - Incentive a empatia. Por exemplo, quando ele vê uma criança que está triste, encoraje-o a abraçar a outra criança;
- - Use frases simples e claras;
- - Brinque com blocos, bolas, quebra-cabeças, livros e brinquedos que ensinam causa e efeito e resolução de problemas;
- - Proporcione áreas seguras para o seu filho andar e explorar;
- - Incentive-o a beber no seu copo e usar uma colher.
2 anos
- - Demonstra cada vez mais independência;
- - Mostra comportamento desafiador (fazendo o que lhe foi dito para não fazer);
- - Conhece nomes de pessoas e partes do corpo familiares;
- - Diz frases com 2 a 4 palavras;
- - Começa a classificar formas e cores;
- - Nomeia itens em um livro de imagens, como um gato, um pássaro ou um cachorro;
- - Chuta uma bola;
- - Começa a correr;
- - Sobe e desce escadas segurando no corrimão;
- - Pode iniciar o controle dos esfíncteres.
O que você pode fazer pelo seu filho de 2 anos:
- - Incentive seu filho a ajudar nas tarefas simples em casa, como varrer e fazer o jantar. Elogie seu filho por ser um bom ajudante;
- - Incentive seu filho a dizer uma palavra em vez de simplesmente apontá-la. Se seu filho não consegue dizer a palavra inteira (“Leite”), dê a ele o primeiro som (“L”) para ajudar. Com o tempo, você pode pedir ao seu filho para dizer a frase inteira - "Eu quero leite";
- - Faça projetos de arte com seu filho usando giz de cera, tinta e papel. Descreva o que seu filho faz e pendure-o na parede ou na geladeira.
3 anos
- - Compreende melhor o que é certo e errado;
- - Demonstra preocupação por um amigo que chora;
- - Entende a ideia de "meu" e "dele" ou "dela";
- - Mostra uma ampla gama de emoções;
- - Separa-se facilmente da mãe e do pai;
- - Pode ficar chateado com grandes mudanças na rotina;
- - Vestem-se e despem-se sozinhos
- - Diz o primeiro nome, idade e nomeia um amigo;
- - Fala bem o suficiente para estranhos entenderem a maior parte do tempo;
- - Realiza uma conversa usando 2 a 3 frases;
- - Brinca de faz de conta com bonecas, animais e pessoas;
- - Pedala um triciclo (bicicleta de 3 rodas);
- - Sobe e desce escadas, colocando um pé em cada degrau.
O que você pode fazer pelo seu filho de 3 anos:
- - Leve seu filho a outros lugares onde existem outras crianças;
- - Defina regras e limites para o seu filho e ajude-o a cumpri-los;
- - Leia para o seu filho todos os dias;
- - Brinque com seu filho. Vá ao parque ou faça caminhadas. Deixe seu filho brincar livremente e sem atividades estruturadas.
4 anos
- - Gosta de fazer coisas novas;
- - Prefere brincar com outras crianças a fazê-lo sozinho;
- - Muitas vezes não é possível dizer o que é real e o que é faz de conta;
- - Fala sobre o que gosta e sobre o que está interessada;
- - Conta histórias;
- - Podedizer o primeiro e último nome;
- - Nomeia algumas cores e alguns números;
- - Compreende a ideia de contar;
- - Lembra partes de uma história;
- - Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo;
- - Usa uma tesoura.
O que você pode fazer pelo seu filho de 4 anos:
- - Dê ao seu filho escolhas simples sempre que puder;
- - Durante as brincadeiras, deixe seu filho resolver seus próprios problemas com amigos, mas esteja por perto para ajudar (se necessário);
- - Incentive seu filho a usar palavras e compartilhar brinquedos;
- - Use boa gramática ao falar com seu filho. Em vez de "Mamãe quer que você venha aqui", diga: "Eu quero que você venha aqui.";
- - Use palavras como "primeiro", "segundo" e "finalmente" quando falando sobre as atividades cotidianas. Isso ajudará seu filho a aprender sobre a sequência de eventos;
- - Toque a música favorita do seu filho e dance com ele.
5 anos
- - Mais propensos a concordar com as regras;
- - Gosta de cantar, dançar e atuar;
- - Pode dizer o que é real e o que é fazer de conta;
- - Fala claramente;
- - Conta uma história simples usando sentenças completas;
- - Pode desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo;
- - Escreve letras ou números;
- - Usa garfo e colher e, por vezes, uma faca de mesa;
- - Usa o banheiro por conta própria.
O que você pode fazer pelo seu filho de 5 anos:
- - Ensine seu filho seu endereço e número de telefone;
- - Incentive seu filho a “ler” olhando para as fotos e contando a história;
- - Ensine os conceitos de tempo como manhã, tarde, noite, hoje, amanhã e ontem;
- - Explore os interesses do seu filho na sua comunidade. Por exemplo, se o seu filho adora animais, visite o zoológico ou uma fazenda;
- - Ensine seu filho a balançar as pernas para trás e para frente em um balanço;
- - Ajude-o a andar de bicicleta com rodinhas (usando capacete).
Marcos do desenvolvimento infantil: o que seu filho deve aprender em cada etapa
Crianças desenvolvem determinadas habilidades em etapas de acordo com a idade
As primeiras demonstrações de afeto, os gestos com a cabeça para dizer o que querem, as primeiras palavras, o sentar ereto, os primeiros passos. Cada pequeno aprendizado do filho é uma nova celebração para os pais e também para a criança. Esses processos, conhecidos como marcos do desenvolvimento infantil, dependem muito do acompanhamento, do lugar, das pessoas com as quais as crianças convivem e do estímulo dos pais. Por esse motivo, é importante conhecer quais são as etapas e o que esperar das crianças em cada idade.
“Esses marcos são habilidades que a maioria das crianças atinge em determinada idade. Envolvem habilidades físicas, sociais, emocionais, cognitivas e de comunicação, como caminhar, compartilhar com os outros, expressar emoções, reconhecer sons familiares e conversar”, explica Carolina Segala, pedagoga e coordenadora da Educação Infantil na FourC Bilingual Academy.
A pedagoga alerta que é importante não se apavorar se seu filho não conseguir realizar determinada habilidade quando chegar exatamente na idade indicada para desenvolvê-la. “Devemos lembrar que cada criança é única. Algumas crianças podem atingir certos marcos muito cedo, como aprender a andar ou falar muito antes de outras da mesma idade. Outras podem precisar de um pouco mais de tempo”, afirma.
O que os pais devem fazer é sempre observar e dialogar com os professores e médicos da criança. “Observando os diferentes marcos do desenvolvimento, pais, médicos e professores podem entender melhor como as crianças se desenvolvem e ficam de olho em possíveis sinais de preocupação quanto ao desenvolvimento”, orienta Carolina.
O ambiente potencializa o desenvolvimento saudável
Ter
um lar seguro e amoroso e passar tempo com a família: conversar,
brincar, cantar e ler juntos são os maiores estímulos para o crescimento
e aprendizado. Outros aliados para o desenvolvimento do seu filho são
exercícios físicos, nutrição adequada e bom sono.
Carolina
explica que “a maioria das crianças nascem com as condições biológicas
de falar, mas só desenvolverão a fala se aprenderem com seus pares. Pais
e escola podem e devem apoiar, ajudar e servir como andaime no
desenvolvimento das crianças. O bom ambiente em casa e na escola é
determinante para isso”.
Algumas
práticas que os pais devem inserir nos cuidados com os filhos são:
conversar com as crianças usando vocabulário rico e apropriado, mostrar
carinho e sensibilidade, ter rotinas e tarefas domésticas, compartilhar
livros, apoiar a saúde e segurança e usar disciplina adequada à idade.
Segundo
a psicóloga escolar, Luciane Costa, “o desenvolvimento saudável nos
primeiros anos influenciará a personalidade e habilidades para o
restante da vida. Essas contribuirão para o sucesso educacional, a
produtividade econômica, a cidadania responsável, a saúde ao longo da
vida, o estabelecimento de laços, entre outros”.
O que esperar e como agir em cada etapa?
A pedagoga e coordenadora de Educação Infantil,
Carolina Segala, elencou algumas atitudes previstas em cada idade da
criança e também sugestões de como os pais podem agir para colaborar no
desenvolvimento do fiho:
1 ano
- - Chora quando a mãe ou o pai saem;
- - Demonstra maior interação com adultos conhecidos;
- - Repete sons ou ações para chamar atenção;
- - Usa gestos simples, como balançar a cabeça "não" ou acenando "tchau";
- - Encontra coisas escondidas facilmente;
- - Começa a usar os objetos corretamente; por exemplo, bebidas no copo, escovar o cabelo;
- - Bate duas coisas juntas;
- - Senta-se com apoio;
- - Levanta-se para ficar de pé, anda segurando a mobília, podendo dar alguns passos sem se segurar.
O que você pode fazer pelo seu filho de um ano:
- - Em resposta a comportamentos indesejados, aja com firmeza e redirecione a atenção da criança para outra coisa;
- - Converse com seu filho sobre o que você está fazendo. Por exemplo, “mamãe está lavando suas mãos”;
- - Leia com seu filho todos os dias;
- - Comece com limites pontuais;
- - Construa sobre o que seu filho diz ou tenta dizer, ou o que ele aponta. Se ele aponta para um caminhão e diz "ão" ou "caminhão", diga: "Sim, esse é um caminhão grande e azul".
1 ano e meio
- - Demonstra afeto com pessoas conhecidas;
- - Explora o ambiente sozinho, mas com os pais por perto;
- - Diz várias palavras isoladas;
- - Aponta para uma parte do corpo;
- - Pode seguir comandos verbais de 1 passo sem quaisquer gestos; por exemplo, senta quando você diz "sente-se";
- - Anda sozinho;
- - Usa um copo para beber;
- - Come com uma colher.
O que você pode fazer pelos seus filhos de 18 meses de idade:
- - Proporcione um ambiente seguro e amoroso. É importante ser consistente e previsível;
- - Fale sobre suas emoções. Por exemplo, diga: "Você fica feliz quando lemos este livro”;
- - Incentive a empatia. Por exemplo, quando ele vê uma criança que está triste, encoraje-o a abraçar a outra criança;
- - Use frases simples e claras;
- - Brinque com blocos, bolas, quebra-cabeças, livros e brinquedos que ensinam causa e efeito e resolução de problemas;
- - Proporcione áreas seguras para o seu filho andar e explorar;
- - Incentive-o a beber no seu copo e usar uma colher.
2 anos
- - Demonstra cada vez mais independência;
- - Mostra comportamento desafiador (fazendo o que lhe foi dito para não fazer);
- - Conhece nomes de pessoas e partes do corpo familiares;
- - Diz frases com 2 a 4 palavras;
- - Começa a classificar formas e cores;
- - Nomeia itens em um livro de imagens, como um gato, um pássaro ou um cachorro;
- - Chuta uma bola;
- - Começa a correr;
- - Sobe e desce escadas segurando no corrimão;
- - Pode iniciar o controle dos esfíncteres.
O que você pode fazer pelo seu filho de 2 anos:
- - Incentive seu filho a ajudar nas tarefas simples em casa, como varrer e fazer o jantar. Elogie seu filho por ser um bom ajudante;
- - Incentive seu filho a dizer uma palavra em vez de simplesmente apontá-la. Se seu filho não consegue dizer a palavra inteira (“Leite”), dê a ele o primeiro som (“L”) para ajudar. Com o tempo, você pode pedir ao seu filho para dizer a frase inteira - "Eu quero leite";
- - Faça projetos de arte com seu filho usando giz de cera, tinta e papel. Descreva o que seu filho faz e pendure-o na parede ou na geladeira.
3 anos
- - Compreende melhor o que é certo e errado;
- - Demonstra preocupação por um amigo que chora;
- - Entende a ideia de "meu" e "dele" ou "dela";
- - Mostra uma ampla gama de emoções;
- - Separa-se facilmente da mãe e do pai;
- - Pode ficar chateado com grandes mudanças na rotina;
- - Vestem-se e despem-se sozinhos
- - Diz o primeiro nome, idade e nomeia um amigo;
- - Fala bem o suficiente para estranhos entenderem a maior parte do tempo;
- - Realiza uma conversa usando 2 a 3 frases;
- - Brinca de faz de conta com bonecas, animais e pessoas;
- - Pedala um triciclo (bicicleta de 3 rodas);
- - Sobe e desce escadas, colocando um pé em cada degrau.
O que você pode fazer pelo seu filho de 3 anos:
- - Leve seu filho a outros lugares onde existem outras crianças;
- - Defina regras e limites para o seu filho e ajude-o a cumpri-los;
- - Leia para o seu filho todos os dias;
- - Brinque com seu filho. Vá ao parque ou faça caminhadas. Deixe seu filho brincar livremente e sem atividades estruturadas.
4 anos
- - Gosta de fazer coisas novas;
- - Prefere brincar com outras crianças a fazê-lo sozinho;
- - Muitas vezes não é possível dizer o que é real e o que é faz de conta;
- - Fala sobre o que gosta e sobre o que está interessada;
- - Conta histórias;
- - Podedizer o primeiro e último nome;
- - Nomeia algumas cores e alguns números;
- - Compreende a ideia de contar;
- - Lembra partes de uma história;
- - Desenha uma pessoa com 2 a 4 partes do corpo;
- - Usa uma tesoura.
O que você pode fazer pelo seu filho de 4 anos:
- - Dê ao seu filho escolhas simples sempre que puder;
- - Durante as brincadeiras, deixe seu filho resolver seus próprios problemas com amigos, mas esteja por perto para ajudar (se necessário);
- - Incentive seu filho a usar palavras e compartilhar brinquedos;
- - Use boa gramática ao falar com seu filho. Em vez de "Mamãe quer que você venha aqui", diga: "Eu quero que você venha aqui.";
- - Use palavras como "primeiro", "segundo" e "finalmente" quando falando sobre as atividades cotidianas. Isso ajudará seu filho a aprender sobre a sequência de eventos;
- - Toque a música favorita do seu filho e dance com ele.
5 anos
- - Mais propensos a concordar com as regras;
- - Gosta de cantar, dançar e atuar;
- - Pode dizer o que é real e o que é fazer de conta;
- - Fala claramente;
- - Conta uma história simples usando sentenças completas;
- - Pode desenhar uma pessoa com pelo menos 6 partes do corpo;
- - Escreve letras ou números;
- - Usa garfo e colher e, por vezes, uma faca de mesa;
- - Usa o banheiro por conta própria.
O que você pode fazer pelo seu filho de 5 anos:
- - Ensine seu filho seu endereço e número de telefone;
- - Incentive seu filho a “ler” olhando para as fotos e contando a história;
- - Ensine os conceitos de tempo como manhã, tarde, noite, hoje, amanhã e ontem;
- - Explore os interesses do seu filho na sua comunidade. Por exemplo, se o seu filho adora animais, visite o zoológico ou uma fazenda;
- - Ensine seu filho a balançar as pernas para trás e para frente em um balanço;
- - Ajude-o a andar de bicicleta com rodinhas (usando capacete).
Nenhum comentário:
Postar um comentário