Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Vagalume”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.
Alinhamento à BNCC:
1) O tipo de texto lido é:
➡️ BNCC: EF15LP06 — Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
✅ Comentário: Com esta questão, o aluno exercita a habilidade de reconhecer o gênero textual, fundamental para compreender o objetivo do texto. A fábula, especificamente, transmite uma lição de vida, o que reforça o desenvolvimento moral e ético.
Resposta: b) Fábula
2) O título do texto é:
➡️ BNCC: EF15LP12 — Localizar informações explícitas em textos.
✅ Comentário: A identificação correta do título fortalece a atenção do aluno para informações básicas e explícitas, desenvolvendo a competência leitora e o foco nas partes estruturais do texto.
Resposta: c) Vagalume
3) Quem é a autora do texto?
➡️ BNCC: EF15LP12 — Localizar informações explícitas em textos.
✅ Comentário: Esta questão valoriza a identificação da autoria, promovendo o respeito pela criação textual e incentivando os alunos a reconhecerem diferentes autores e estilos.
Resposta: a) Francinete G. da Rocha
4) Qual é o nome do personagem principal da história?
➡️ BNCC: EF15LP05 — Identificar elementos da estrutura narrativa: personagem.
✅ Comentário: Reconhecer o personagem principal ajuda o aluno a entender a dinâmica do enredo, além de estimular a percepção sobre o papel das personagens na construção da moral da fábula.
Resposta: a) Lume
5) Por que Lume andava triste?
➡️ BNCC: EF15LP04 — Inferir informações implícitas nos textos.
✅ Comentário: A pergunta exige que o aluno compreenda o sentimento do personagem, promovendo o desenvolvimento da empatia e a capacidade de inferência, habilidades essenciais para uma leitura crítica.
Resposta: b) Porque sua luz parecia mais fraca que a dos outros vagalumes.
6) Onde se passa a história?
➡️ BNCC: EF15LP05 — Identificar elementos da estrutura narrativa: espaço.
✅ Comentário: A identificação do espaço narrativo ajuda a contextualizar o enredo e estimula a percepção dos elementos que compõem a ambientação de uma narrativa.
Resposta: c) Em uma mata iluminada pela lua.
7) O que Lume fez ao encontrar a corujinha presa?
➡️ BNCC: EF15LP05 — Identificar elementos do enredo: ações das personagens.
✅ Comentário: Com esta questão, o aluno reflete sobre o comportamento do personagem, compreendendo a sequência de ações que promovem a resolução do conflito na história.
Resposta: b) Começou a piscar sua luz bem forte para pedir ajuda.
8) Como a corujinha ficou depois de ser ajudada?
➡️ BNCC: EF15LP04 — Inferir informações implícitas nos textos.
✅ Comentário: Esta pergunta favorece a percepção das emoções dos personagens, estimulando a empatia e o entendimento das relações interpessoais na narrativa.
Resposta: b) Agradecida e feliz.
9) O que Lume aprendeu com essa experiência?
➡️ BNCC: EF15LP10 — Estabelecer relação entre a moral e o enredo das fábulas.
✅ Comentário: O aluno é levado a compreender a mensagem principal do texto e a perceber como as experiências das personagens geram aprendizados — essencial para o desenvolvimento de valores éticos.
Resposta: c) Que sua luz, por menor que fosse, era importante e única.
10) O que podemos aprender com a moral da história?
➡️ BNCC: EF15LP10 — Estabelecer relação entre a moral e o enredo das fábulas.
✅ Comentário: A questão reforça a compreensão da moral como elemento constitutivo da fábula, estimulando o aluno a refletir sobre valores e atitudes positivas no convívio social.
Resposta: c) Que todos nós temos uma luz especial e ela pode fazer a diferença.
11) De acordo com a moral da história, o mais importante é:
➡️ BNCC: EF15LP10 — Estabelecer relação entre a moral e o enredo das fábulas.
✅ Comentário: A reflexão sobre a moral favorece o desenvolvimento de competências soco emocionais e éticas, preparando o aluno para agir de forma cooperativa e respeitosa.
Resposta: b) Usar sua luz para ajudar os outros, independentemente do seu tamanho.
12) Você acha que Lume foi corajoso? Por quê?
➡️ BNCC: EF15LP04 — Inferir informações e justificar opiniões com base no texto.
✅ Comentário: Questão subjetiva que estimula a capacidade argumentativa do aluno, além de promover o desenvolvimento da empatia e da reflexão sobre atitudes positivas.
Resposta pessoal do aluno
13) Se você fosse o Lume, o que faria ao encontrar a corujinha presa? Explique sua atitude.
➡️ BNCC: EF15LP04 — Inferir informações e expressar-se oralmente ou por escrito.
✅ Comentário: A proposta incentiva a expressão pessoal, a criatividade e a empatia, além de estimular o desenvolvimento da competência escrita e a habilidade de resolver situações-problema.
Resposta pessoal do aluno
14) Escreva uma pequena história ou um parágrafo sobre um momento em que você ajudou alguém ou foi ajudado. Explique como se sentiu nessa situação.
➡️ BNCC: EF15LP14: Relatar, oralmente ou por escrito, vivências pessoais, organizando ideias com coerência e coesão.
➡️ BNCC: EF15LP23: Planejar e produzir narrativas curtas relacionadas ao cotidiano e a experiências pessoais, considerando a sequência lógica dos fatos.
✅ Comentário: Esta questão propõe que o aluno expresse e organize suas ideias por meio da escrita, promovendo a autonomia na produção textual. Além disso, incentiva a reflexão sobre valores como solidariedade e empatia, essenciais para o desenvolvimento pessoal e social. A atividade também estabelece uma ponte entre a moral da fábula lida e as vivências reais do aluno, reforçando o papel da literatura como meio de reflexão sobre a vida.
Resposta pessoal do aluno
Importância pedagógica:
Cada questão foi elaborada para desenvolver habilidades de leitura, interpretação, inferência e reflexão, conforme orienta a BNCC. Além de trabalhar aspectos linguísticos e textuais, as questões promovem valores importantes como solidariedade, autoestima e empatia, essenciais para a formação integral do aluno.
Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Vagalume”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.
Alinhamento à BNCC:
1) O tipo de texto lido é:
➡️ BNCC: EF15LP06 — Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
✅ Comentário: Com esta questão, o aluno exercita a habilidade de reconhecer o gênero textual, fundamental para compreender o objetivo do texto. A fábula, especificamente, transmite uma lição de vida, o que reforça o desenvolvimento moral e ético.
Resposta: b) Fábula
2) O título do texto é:
➡️ BNCC: EF15LP12 — Localizar informações explícitas em textos.
✅ Comentário: A identificação correta do título fortalece a atenção do aluno para informações básicas e explícitas, desenvolvendo a competência leitora e o foco nas partes estruturais do texto.
Resposta: c) Vagalume
3) Quem é a autora do texto?
➡️ BNCC: EF15LP12 — Localizar informações explícitas em textos.
✅ Comentário: Esta questão valoriza a identificação da autoria, promovendo o respeito pela criação textual e incentivando os alunos a reconhecerem diferentes autores e estilos.
Resposta: a) Francinete G. da Rocha
4) Qual é o nome do personagem principal da história?
➡️ BNCC: EF15LP05 — Identificar elementos da estrutura narrativa: personagem.
✅ Comentário: Reconhecer o personagem principal ajuda o aluno a entender a dinâmica do enredo, além de estimular a percepção sobre o papel das personagens na construção da moral da fábula.
Resposta: a) Lume
5) Por que Lume andava triste?
➡️ BNCC: EF15LP04 — Inferir informações implícitas nos textos.
✅ Comentário: A pergunta exige que o aluno compreenda o sentimento do personagem, promovendo o desenvolvimento da empatia e a capacidade de inferência, habilidades essenciais para uma leitura crítica.
Resposta: b) Porque sua luz parecia mais fraca que a dos outros vagalumes.
6) Onde se passa a história?
➡️ BNCC: EF15LP05 — Identificar elementos da estrutura narrativa: espaço.
✅ Comentário: A identificação do espaço narrativo ajuda a contextualizar o enredo e estimula a percepção dos elementos que compõem a ambientação de uma narrativa.
Resposta: c) Em uma mata iluminada pela lua.
7) O que Lume fez ao encontrar a corujinha presa?
➡️ BNCC: EF15LP05 — Identificar elementos do enredo: ações das personagens.
✅ Comentário: Com esta questão, o aluno reflete sobre o comportamento do personagem, compreendendo a sequência de ações que promovem a resolução do conflito na história.
Resposta: b) Começou a piscar sua luz bem forte para pedir ajuda.
8) Como a corujinha ficou depois de ser ajudada?
➡️ BNCC: EF15LP04 — Inferir informações implícitas nos textos.
✅ Comentário: Esta pergunta favorece a percepção das emoções dos personagens, estimulando a empatia e o entendimento das relações interpessoais na narrativa.
Resposta: b) Agradecida e feliz.
9) O que Lume aprendeu com essa experiência?
➡️ BNCC: EF15LP10 — Estabelecer relação entre a moral e o enredo das fábulas.
✅ Comentário: O aluno é levado a compreender a mensagem principal do texto e a perceber como as experiências das personagens geram aprendizados — essencial para o desenvolvimento de valores éticos.
Resposta: c) Que sua luz, por menor que fosse, era importante e única.
10) O que podemos aprender com a moral da história?
➡️ BNCC: EF15LP10 — Estabelecer relação entre a moral e o enredo das fábulas.
✅ Comentário: A questão reforça a compreensão da moral como elemento constitutivo da fábula, estimulando o aluno a refletir sobre valores e atitudes positivas no convívio social.
Resposta: c) Que todos nós temos uma luz especial e ela pode fazer a diferença.
11) De acordo com a moral da história, o mais importante é:
➡️ BNCC: EF15LP10 — Estabelecer relação entre a moral e o enredo das fábulas.
✅ Comentário: A reflexão sobre a moral favorece o desenvolvimento de competências soco emocionais e éticas, preparando o aluno para agir de forma cooperativa e respeitosa.
Resposta: b) Usar sua luz para ajudar os outros, independentemente do seu tamanho.
12) Você acha que Lume foi corajoso? Por quê?
➡️ BNCC: EF15LP04 — Inferir informações e justificar opiniões com base no texto.
✅ Comentário: Questão subjetiva que estimula a capacidade argumentativa do aluno, além de promover o desenvolvimento da empatia e da reflexão sobre atitudes positivas.
Resposta pessoal do aluno
13) Se você fosse o Lume, o que faria ao encontrar a corujinha presa? Explique sua atitude.
➡️ BNCC: EF15LP04 — Inferir informações e expressar-se oralmente ou por escrito.
✅ Comentário: A proposta incentiva a expressão pessoal, a criatividade e a empatia, além de estimular o desenvolvimento da competência escrita e a habilidade de resolver situações-problema.
Resposta pessoal do aluno
14) Escreva uma pequena história ou um parágrafo sobre um momento em que você ajudou alguém ou foi ajudado. Explique como se sentiu nessa situação.
➡️ BNCC: EF15LP14: Relatar, oralmente ou por escrito, vivências pessoais, organizando ideias com coerência e coesão.
➡️ BNCC: EF15LP23: Planejar e produzir narrativas curtas relacionadas ao cotidiano e a experiências pessoais, considerando a sequência lógica dos fatos.
✅ Comentário: Esta questão propõe que o aluno expresse e organize suas ideias por meio da escrita, promovendo a autonomia na produção textual. Além disso, incentiva a reflexão sobre valores como solidariedade e empatia, essenciais para o desenvolvimento pessoal e social. A atividade também estabelece uma ponte entre a moral da fábula lida e as vivências reais do aluno, reforçando o papel da literatura como meio de reflexão sobre a vida.
Resposta pessoal do aluno
Importância pedagógica:
Cada questão foi elaborada para desenvolver habilidades de leitura, interpretação, inferência e reflexão, conforme orienta a BNCC. Além de trabalhar aspectos linguísticos e textuais, as questões promovem valores importantes como solidariedade, autoestima e empatia, essenciais para a formação integral do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário