Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Amigos da Natureza”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.
Alinhamento à BNCC:
1. Por que Luna foi considerada uma guardiã da natureza?
BNCC: EF15LP06 — Inferir informações implícitas nos textos.
✏️ Comentário pedagógico: Espera-se que o aluno deduza a razão do título com base nas atitudes da personagem (cuidar, agir, proteger).
Gabarito: Porque ela se preocupou com os problemas ambientais e mobilizou seus colegas para ajudar a preservar a natureza.
2. Leia as frases e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas em textos.
✏️ Comentário: Avalia a leitura atenta e literal do texto. O aluno deve identificar o que o texto diz claramente.
Gabarito:
A. (F) Luna morava em uma cidade grande e barulhenta.
B. (V) A floresta era um lugar mágico onde os animais falavam.
C. (F) Os colegas de Luna ajudaram apenas fazendo cartazes.
D. (V) O rio ficou mais feliz após a limpeza feita pelos alunos.
E. (F) Luna ignorou os problemas da floresta.
F. (V) O velho carvalho apareceu em um sonho para agradecer Luna.
3. Que recurso de linguagem é usado nesse trecho para dar vida à natureza?
BNCC: EF15LP16 — Identificar efeitos de sentido de recursos expressivos.
✏️ Comentário: Trabalha a percepção de linguagem figurada (personificação).
Gabarito: C) Personificação
4. O texto "Amigos da Natureza" pode ser classificado como qual gênero textual?
BNCC: EF15LP19 — Reconhecer gêneros textuais lidos/oralizados.
✏️ Comentário: Leva o aluno a compreender a tipologia do texto (conto ficcional).
Gabarito: D) Conto
5. Quem é a personagem principal da história?
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas.
✏️ Comentário: Testa a identificação da protagonista.
Gabarito: C) Luna
6. O que Luna descobriu na floresta?
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas.
✏️ Comentário: Avalia a atenção à narrativa e detalhes do enredo.
Gabarito: C) Uma trilha encantada
7. Por que os animais estavam tristes?
BNCC: EF15LP06 — Inferir causas e consequências.
✏️ Comentário: Desenvolve a habilidade de inferência a partir de falas de personagens.
Gabarito: C) Porque as pessoas poluíam a natureza
8. Qual foi a atitude de Luna ao saber dos problemas da floresta?
BNCC: EF15LP06 — Inferir intenções e ações a partir do texto.
✏️ Comentário: Estimula a compreensão da reação da personagem frente aos conflitos.
Gabarito: D) Reuniu seus colegas para ajudar
9. O que os alunos fizeram para ajudar a natureza?
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas.
✏️ Comentário: Exige leitura objetiva de fatos do enredo.
Gabarito: B) Plantaram árvores e limparam a praça
10. Qual o sentimento da floresta após as ações de Luna e seus amigos?
BNCC: EF15LP06 — Inferir estados emocionais ou consequências implícitas.
✏️ Comentário: Interpretação subjetiva dos efeitos das ações no ambiente.
Gabarito: C) Alegria
11. Quem apareceu para Luna no final da história?
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas.
✏️ Comentário: Reforça o uso da memória de leitura.
Gabarito: B) O velho carvalho
12. O que o velho carvalho disse para Luna?
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas.
✏️ Comentário: Fortalece a compreensão do clímax da história.
Gabarito: C) Que ela era agora a guardiã da natureza
13. Qual mensagem o texto quer transmitir?
BNCC: EF15LP01 / EF15LP20 — Identificar o tema e estabelecer relação com o contexto social.
✏️ Comentário: Ajuda o aluno a captar a moral da história e sua aplicação à vida real.
Gabarito: C) Que devemos cuidar do planeta
14. Qual título também serviria para esse texto?
BNCC: EF15LP06 — Inferir informações e relações de sentido.
✏️ Comentário: Envolve criatividade e análise do tema central.
Gabarito: C) A Guardiã da Floresta
15. Que atitudes podemos ter no dia a dia para ajudar o meio ambiente, como Luna e seus amigos fizeram?
BNCC: EF15LP20 — Estabelecer relação entre o texto e atitudes no mundo real.
✏️ Comentário: Promove o exercício da cidadania ambiental e responsabilidade individual.
Gabarito: Não jogar lixo no chão, plantar árvores, economizar água, reciclar materiais, participar de campanhas ambientais, entre outras atitudes positivas.
Importância do Alinhamento à BNCC:
Alinhar as questões de 4º e 5º ano à BNCC é essencial para garantir que os alunos desenvolvam as habilidades e competências adequadas à sua etapa de aprendizagem, promovendo um ensino coerente, equitativo e de qualidade. Esse alinhamento assegura que os conteúdos avaliados estejam de acordo com o que foi ensinado, favorece a avaliação formativa, prepara os estudantes para exames nacionais e valoriza o trabalho docente ao oferecer uma base clara e estruturada para o planejamento pedagógico.
Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Amigos da Natureza”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.
Alinhamento à BNCC:
1. Por que Luna foi considerada uma guardiã da natureza?
BNCC: EF15LP06 — Inferir informações implícitas nos textos.
✏️ Comentário pedagógico: Espera-se que o aluno deduza a razão do título com base nas atitudes da personagem (cuidar, agir, proteger).
Gabarito: Porque ela se preocupou com os problemas ambientais e mobilizou seus colegas para ajudar a preservar a natureza.
2. Leia as frases e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas em textos.
✏️ Comentário: Avalia a leitura atenta e literal do texto. O aluno deve identificar o que o texto diz claramente.
Gabarito:
A. (F) Luna morava em uma cidade grande e barulhenta.
B. (V) A floresta era um lugar mágico onde os animais falavam.
C. (F) Os colegas de Luna ajudaram apenas fazendo cartazes.
D. (V) O rio ficou mais feliz após a limpeza feita pelos alunos.
E. (F) Luna ignorou os problemas da floresta.
F. (V) O velho carvalho apareceu em um sonho para agradecer Luna.
3. Que recurso de linguagem é usado nesse trecho para dar vida à natureza?
BNCC: EF15LP16 — Identificar efeitos de sentido de recursos expressivos.
✏️ Comentário: Trabalha a percepção de linguagem figurada (personificação).
Gabarito: C) Personificação
4. O texto "Amigos da Natureza" pode ser classificado como qual gênero textual?
BNCC: EF15LP19 — Reconhecer gêneros textuais lidos/oralizados.
✏️ Comentário: Leva o aluno a compreender a tipologia do texto (conto ficcional).
Gabarito: D) Conto
5. Quem é a personagem principal da história?
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas.
✏️ Comentário: Testa a identificação da protagonista.
Gabarito: C) Luna
6. O que Luna descobriu na floresta?
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas.
✏️ Comentário: Avalia a atenção à narrativa e detalhes do enredo.
Gabarito: C) Uma trilha encantada
7. Por que os animais estavam tristes?
BNCC: EF15LP06 — Inferir causas e consequências.
✏️ Comentário: Desenvolve a habilidade de inferência a partir de falas de personagens.
Gabarito: C) Porque as pessoas poluíam a natureza
8. Qual foi a atitude de Luna ao saber dos problemas da floresta?
BNCC: EF15LP06 — Inferir intenções e ações a partir do texto.
✏️ Comentário: Estimula a compreensão da reação da personagem frente aos conflitos.
Gabarito: D) Reuniu seus colegas para ajudar
9. O que os alunos fizeram para ajudar a natureza?
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas.
✏️ Comentário: Exige leitura objetiva de fatos do enredo.
Gabarito: B) Plantaram árvores e limparam a praça
10. Qual o sentimento da floresta após as ações de Luna e seus amigos?
BNCC: EF15LP06 — Inferir estados emocionais ou consequências implícitas.
✏️ Comentário: Interpretação subjetiva dos efeitos das ações no ambiente.
Gabarito: C) Alegria
11. Quem apareceu para Luna no final da história?
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas.
✏️ Comentário: Reforça o uso da memória de leitura.
Gabarito: B) O velho carvalho
12. O que o velho carvalho disse para Luna?
BNCC: EF15LP04 — Localizar informações explícitas.
✏️ Comentário: Fortalece a compreensão do clímax da história.
Gabarito: C) Que ela era agora a guardiã da natureza
13. Qual mensagem o texto quer transmitir?
BNCC: EF15LP01 / EF15LP20 — Identificar o tema e estabelecer relação com o contexto social.
✏️ Comentário: Ajuda o aluno a captar a moral da história e sua aplicação à vida real.
Gabarito: C) Que devemos cuidar do planeta
14. Qual título também serviria para esse texto?
BNCC: EF15LP06 — Inferir informações e relações de sentido.
✏️ Comentário: Envolve criatividade e análise do tema central.
Gabarito: C) A Guardiã da Floresta
15. Que atitudes podemos ter no dia a dia para ajudar o meio ambiente, como Luna e seus amigos fizeram?
BNCC: EF15LP20 — Estabelecer relação entre o texto e atitudes no mundo real.
✏️ Comentário: Promove o exercício da cidadania ambiental e responsabilidade individual.
Gabarito: Não jogar lixo no chão, plantar árvores, economizar água, reciclar materiais, participar de campanhas ambientais, entre outras atitudes positivas.
Importância do Alinhamento à BNCC:
Alinhar as questões de 4º e 5º ano à BNCC é essencial para garantir que os alunos desenvolvam as habilidades e competências adequadas à sua etapa de aprendizagem, promovendo um ensino coerente, equitativo e de qualidade. Esse alinhamento assegura que os conteúdos avaliados estejam de acordo com o que foi ensinado, favorece a avaliação formativa, prepara os estudantes para exames nacionais e valoriza o trabalho docente ao oferecer uma base clara e estruturada para o planejamento pedagógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário