Tema: Pátria Amada Brasil
Clientela: educação infantil e fundamental
Duração: 01 a 20 de setembro
Justificativa:
Hoje, existe a necessidade de resgatar o compromisso e a importância
dos valores cívicos que fazem parte da nossa história e da garantia da cidadania de
todos com o propósito de buscar a relevância cultural e o patrimônio da nação
brasileira.
Objetivo geral:
Regatar os valores cívicos da nossa sociedade, conscientizando
sobre a importância do patriotismo em nossa nação.
Objetivos específicos:
• Formar na criança o conceito Pátria e a razão de seus festejos;
• Incentivar o amor e o respeito à Pátria;
• Conhecer melhor a nossa história;
• Identificar e valorizar os símbolos da nossa Pátria;
• Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
• Conhecer o significado das cores da Bandeira do Brasil;
• Reconhecer o Hino Nacional e o da Independência;
• Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
• Reconhecer uso e costumes da nossa cultura regional;
• Conhecer a história do gaúcho, seus hábitos e tradições. Culinária, vestimenta,
música e dança.
• Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Ampliar o vocabulário;
• Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
• Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Trabalhar cores, formas e quantidade.
Conteúdos:
• Datas comemorativas: Independência do Brasil e Semana Farroupilha.
• Coordenação motora – ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Expressão oral;
• Esquema corporal;
• Ritmo e dança;
• Artes plásticas;
• Dramatização e criatividade;
• Sistema de numeração – noção de quantidade;
• Cores e formas.
Sugestões de atividades:
* Conversas e discussões sobre:
1- o que é Pátria;
2- o que aconteceu no dia 7 de setembro;
3- a figura de D.Pedro I;
4- os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
4- o grito da Independência;
5- a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Interpretação de texto;
* Cruzadinhas;
* Caça-palavras;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional e da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias
atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
* Uso de mapas para a localização do Brasil;
* Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
* Seleção de canções patrióticas e populares:
* Confecção de: bandeirinhas com as cores nacionais, Bandeira do Brasil,
cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo, viseiras para o desfile.
Culminância:
- Desfile Cívico.
Avaliação:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no
desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a
professora.
Tema: Pátria Amada Brasil
Clientela: educação infantil e fundamental
Duração: 01 a 20 de setembro
Justificativa:
Hoje, existe a necessidade de resgatar o compromisso e a importância
dos valores cívicos que fazem parte da nossa história e da garantia da cidadania de
todos com o propósito de buscar a relevância cultural e o patrimônio da nação
brasileira.
Objetivo geral:
Regatar os valores cívicos da nossa sociedade, conscientizando
sobre a importância do patriotismo em nossa nação.
Objetivos específicos:
• Formar na criança o conceito Pátria e a razão de seus festejos;
• Incentivar o amor e o respeito à Pátria;
• Conhecer melhor a nossa história;
• Identificar e valorizar os símbolos da nossa Pátria;
• Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
• Conhecer o significado das cores da Bandeira do Brasil;
• Reconhecer o Hino Nacional e o da Independência;
• Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos nós, cidadãos;
• Valorizar a escola como participante de grandeza da Pátria;
• Reconhecer uso e costumes da nossa cultura regional;
• Conhecer a história do gaúcho, seus hábitos e tradições. Culinária, vestimenta,
música e dança.
• Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Ampliar o vocabulário;
• Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema;
• Desenvolver e trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Trabalhar cores, formas e quantidade.
Conteúdos:
• Datas comemorativas: Independência do Brasil e Semana Farroupilha.
• Coordenação motora – ampla e fina;
• Discriminação auditiva e visual;
• Expressão oral;
• Esquema corporal;
• Ritmo e dança;
• Artes plásticas;
• Dramatização e criatividade;
• Sistema de numeração – noção de quantidade;
• Cores e formas.
Sugestões de atividades:
* Conversas e discussões sobre:
1- o que é Pátria;
2- o que aconteceu no dia 7 de setembro;
3- a figura de D.Pedro I;
4- os símbolos da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
4- o grito da Independência;
5- a vida no Brasil antes e depois da Independência;
* Textos informativos, literários, poéticos;
* Textos coletivos;
* Interpretação de texto;
* Cruzadinhas;
* Caça-palavras;
* Álbum;
* Vídeos;
* Hinos: Nacional e da Independência;
* Pesquisas;
* Cartazes de fatos da época alusivos ao fato histórico;
* Linha de tempo do Descobrimento à Independência, da Independência aos dias
atuais;
* Jogral;
* Dramatização;
* Poemas e diálogos de temas nacionais;
* Mural de notícias de jornais e revistas sobre a data cívica;
* Uso de mapas para a localização do Brasil;
* Confecção dos Símbolos Nacionais (pintura, desenho, recorte e colagem);
* Concurso de poesia;
* Seleção de canções patrióticas e populares:
* Confecção de: bandeirinhas com as cores nacionais, Bandeira do Brasil,
cata-ventos, estrelas e outras figuras-símbolo em verde e amarelo, distintivos em azul, branco, verde e amarelo, viseiras para o desfile.
Culminância:
- Desfile Cívico.
Avaliação:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no
desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a
professora.
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