Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Bola Perdida”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 1º e 2º ano conforme a BNCC.
Alinhamento à BNCC:
QUESTÃO 01
BNCC: EF15LP02 – Identificar o assunto de textos, distinguindo tema principal de informações secundárias.
Comentário pedagógico: Ajuda o aluno a relacionar título e conteúdo, desenvolvendo antecipação de tema.
Gabarito: A
QUESTÃO 02
BNCC: EF15LP19 – Reconhecer e compreender a função social de diferentes gêneros textuais.
Comentário pedagógico: Permite que o estudante diferencie gêneros a partir de características, incentivando leitura consciente.
Gabarito: D
QUESTÃO 03
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Estimula a atenção à leitura e a habilidade de localizar informações no texto.
Gabarito: A
QUESTÃO 04
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Reforça a compreensão literal do texto, consolidando interpretação básica.
Gabarito: C
QUESTÃO 05
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Desenvolve a habilidade de lembrar detalhes da narrativa e estabelecer causa e efeito.
Gabarito: B
QUESTÃO 06
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Incentiva a percepção de emoções das personagens, favorecendo empatia.
Gabarito: C
QUESTÃO 07
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Trabalha o reconhecimento de sentimentos das personagens a partir de fatos narrados.
Gabarito: A
QUESTÃO 08
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Estimula atenção aos eventos narrados e à sequência lógica das ações.
Gabarito: C
QUESTÃO 09
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Ajuda na fixação de informações específicas da narrativa.
Gabarito: D
QUESTÃO 10
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Estimula a identificação de diálogos e informações importantes.
Gabarito: B
QUESTÃO 11
BNCC: EF15LP02 – Identificar o assunto de textos e inferir mensagens implícitas.
Comentário pedagógico: Permite que o aluno reconheça aprendizagens e conclusões das personagens.
Gabarito: C
QUESTÃO 12
BNCC: EF15LP02 – Identificar o assunto de textos, distinguindo tema principal de informações secundárias.
Comentário pedagógico: Favorece a compreensão global da narrativa e a identificação do tema central.
Gabarito: D
QUESTÃO 13
BNCC: EF15LP03 – Inferir informações implícitas nos textos, identificando sentimentos e emoções.
Comentário pedagógico: Incentiva respostas pessoais, estimulando reflexão e empatia.
Gabarito: Resposta livre
QUESTÃO 14
BNCC: EF15LP03 – Inferir informações implícitas nos textos, identificando sentimentos e emoções.
Comentário pedagógico: Estimula pensamento crítico e relação entre o texto e a vida do aluno.
Gabarito: Resposta livre
Importância do Alinhamento à BNCC:
Alinhar as atividades de interpretação de texto do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental para garantir que o ensino esteja orientado por competências e habilidades essenciais ao desenvolvimento dos estudantes nessa etapa inicial, assegurando a progressão adequada da aprendizagem. Esse alinhamento possibilita que as propostas pedagógicas trabalhem de forma intencional a leitura, a compreensão, a localização e a inferência de informações, respeitando o nível de desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças. Além disso, promove a formação de leitores críticos e participativos, favorecendo a construção do letramento e a ampliação do repertório cultural, sempre em consonância com as orientações nacionais que buscam assegurar equidade e qualidade no processo educativo.
Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Bola Perdida”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 1º e 2º ano conforme a BNCC.
Alinhamento à BNCC:
QUESTÃO 01
BNCC: EF15LP02 – Identificar o assunto de textos, distinguindo tema principal de informações secundárias.
Comentário pedagógico: Ajuda o aluno a relacionar título e conteúdo, desenvolvendo antecipação de tema.
Gabarito: A
QUESTÃO 02
BNCC: EF15LP19 – Reconhecer e compreender a função social de diferentes gêneros textuais.
Comentário pedagógico: Permite que o estudante diferencie gêneros a partir de características, incentivando leitura consciente.
Gabarito: D
QUESTÃO 03
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Estimula a atenção à leitura e a habilidade de localizar informações no texto.
Gabarito: A
QUESTÃO 04
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Reforça a compreensão literal do texto, consolidando interpretação básica.
Gabarito: C
QUESTÃO 05
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Desenvolve a habilidade de lembrar detalhes da narrativa e estabelecer causa e efeito.
Gabarito: B
QUESTÃO 06
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Incentiva a percepção de emoções das personagens, favorecendo empatia.
Gabarito: C
QUESTÃO 07
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Trabalha o reconhecimento de sentimentos das personagens a partir de fatos narrados.
Gabarito: A
QUESTÃO 08
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Estimula atenção aos eventos narrados e à sequência lógica das ações.
Gabarito: C
QUESTÃO 09
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Ajuda na fixação de informações específicas da narrativa.
Gabarito: D
QUESTÃO 10
BNCC: EF15LP04 – Localizar informações explícitas em textos lidos.
Comentário pedagógico: Estimula a identificação de diálogos e informações importantes.
Gabarito: B
QUESTÃO 11
BNCC: EF15LP02 – Identificar o assunto de textos e inferir mensagens implícitas.
Comentário pedagógico: Permite que o aluno reconheça aprendizagens e conclusões das personagens.
Gabarito: C
QUESTÃO 12
BNCC: EF15LP02 – Identificar o assunto de textos, distinguindo tema principal de informações secundárias.
Comentário pedagógico: Favorece a compreensão global da narrativa e a identificação do tema central.
Gabarito: D
QUESTÃO 13
BNCC: EF15LP03 – Inferir informações implícitas nos textos, identificando sentimentos e emoções.
Comentário pedagógico: Incentiva respostas pessoais, estimulando reflexão e empatia.
Gabarito: Resposta livre
QUESTÃO 14
BNCC: EF15LP03 – Inferir informações implícitas nos textos, identificando sentimentos e emoções.
Comentário pedagógico: Estimula pensamento crítico e relação entre o texto e a vida do aluno.
Gabarito: Resposta livre
Importância do Alinhamento à BNCC:
Alinhar as atividades de interpretação de texto do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental para garantir que o ensino esteja orientado por competências e habilidades essenciais ao desenvolvimento dos estudantes nessa etapa inicial, assegurando a progressão adequada da aprendizagem. Esse alinhamento possibilita que as propostas pedagógicas trabalhem de forma intencional a leitura, a compreensão, a localização e a inferência de informações, respeitando o nível de desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças. Além disso, promove a formação de leitores críticos e participativos, favorecendo a construção do letramento e a ampliação do repertório cultural, sempre em consonância com as orientações nacionais que buscam assegurar equidade e qualidade no processo educativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário