MISTÉRIO NA BIBLIOTECA – INTERPRETAÇÃO 4º E 5º ANO

 


Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Mistério na Biblioteca”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.

Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Mistério na Biblioteca”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Mistério na Biblioteca”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.

Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Mistério na Biblioteca”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Mistério na Biblioteca”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.

ALINHAMENTO À BNCC:

QUESTÃO 01.

BNCC (EF15LP02): Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Identificar o tema central ou assunto de textos lidos ou ouvidos, percebendo sua função comunicativa e o contexto em que se inserem.

Comentário Pedagógico: Esta questão avalia a capacidade do aluno de compreender o tema central e interpretar o título como uma pista do conteúdo do texto.

Gabarito: d

 

QUESTÃO 02.

BNCC (EF15LP04): Habilidade (BNCC): EF15LP04 – Reconhecer e diferenciar gêneros textuais, identificando suas características, estrutura e função comunicativa em diferentes contextos.

Comentário Pedagógico: Avalia se o aluno consegue identificar elementos estruturais e funcionais do gênero textual “narrativa em prosa”.

Gabarito: d

 

QUESTÃO 03.

BNCC (EF15LP02): Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Identificar o tema central ou mensagem principal de textos lidos ou ouvidos.

Comentário Pedagógico: Verifica a compreensão global do texto, estimulando a percepção do leitor sobre a mensagem que o autor deseja transmitir.

Gabarito: a

 

QUESTÃO 04.

 

BNCC (EF15LP13): Habilidade (BNCC): EF15LP13 – Inferir informações implícitas em textos, analisando atitudes, sentimentos e intenções de personagens.

Comentário Pedagógico: Estimula a inferência, permitindo que o aluno compreenda atitudes e características de personagens com base em ações descritas no texto.

Gabarito: b

 

QUESTÃO 05.

BNCC (EF15LP13): Habilidade (BNCC): EF15LP13 – Inferir informações implícitas em textos a partir de pistas e evidências apresentadas.

Comentário Pedagógico: A questão desenvolve a habilidade de relacionar informações do texto com acontecimentos posteriores.

Gabarito: c

 

QUESTÃO 06.

BNCC (EF15LP02): Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Identificar mensagens centrais e conclusões de textos, compreendendo as intenções do autor.

Comentário Pedagógico: Incentiva o aluno a perceber como a narrativa desperta interesse e entusiasmo pela leitura.

Gabarito: a

 

QUESTÃO 07.

BNCC (EF15LP02): Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Interpretar a mensagem principal do texto, relacionando trechos específicos à intenção do autor.

Comentário Pedagógico: Estimula compreensão interpretativa e reflexão sobre a leitura como fonte de descobertas e experiências.

Gabarito: b

 

QUESTÃO 08.

BNCC (EF15LP03): Habilidade (BNCC): EF15LP03 – Identificar a sequência de acontecimentos em textos narrativos, relacionando causas e consequências.

Comentário Pedagógico: Trabalha a percepção de encadeamento temporal e sequência lógica, fundamental para compreensão narrativa.

Gabarito: a

 

QUESTÃO 09.

BNCC (EF15LP02): Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Identificar ideias centrais e detalhes que expressam a intenção do autor no texto.

Comentário Pedagógico: Desenvolve a compreensão leitora focada na valorização da leitura como experiência prazerosa.

Gabarito: c

 

QUESTÃO 10.

BNCC (EF15LP13): Habilidade (BNCC): EF15LP13 – Inferir informações implícitas a partir do comportamento e reações dos personagens.

Comentário Pedagógico: Permite ao aluno fazer inferências com base em atitudes e sentimentos dos personagens após a leitura.

Gabarito: d

 

QUESTÃO 11.

BNCC (EF15LP21): Habilidade (BNCC): EF15LP21 – Produzir textos narrativos ou descritivos com base em leitura ou experiência própria, utilizando informações do texto lido.

Comentário Pedagógico: Desenvolve produção textual, criatividade e capacidade de relacionar experiências pessoais com o conteúdo lido.

Gabarito: Livre

 

QUESTÃO 12

BNCC (EF15LP21): Habilidade (BNCC): EF15LP21 – Expressar opiniões e interpretações sobre textos, justificando com argumentos baseados no conteúdo lido.

Comentário Pedagógico: Estimula interpretação crítica, reflexão sobre a importância da leitura e argumentação fundamentada.

Gabarito: Livre


BAIXAR ATIVIDADES EM PDF

 

IMPORTÂNCIA DO ALINHAMENTO À BNCC:

O alinhamento das atividades de interpretação de texto do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental para garantir que os alunos desenvolvam competências essenciais de leitura e compreensão, identificando temas, ideias principais, inferindo informações implícitas e reconhecendo diferentes gêneros textuais. Esse alinhamento permite que as atividades estejam organizadas de forma progressiva e coerente com as habilidades esperadas para cada etapa, promovendo a construção do senso crítico, da autonomia leitora e do letramento literário e informativo, além de assegurar que a aprendizagem seja significativa, contextualizada e em conformidade com os parâmetros nacionais de educação.

 


Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Mistério na Biblioteca”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.

Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Mistério na Biblioteca”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Mistério na Biblioteca”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.

Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Mistério na Biblioteca”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Mistério na Biblioteca”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.

ALINHAMENTO À BNCC:

QUESTÃO 01.

BNCC (EF15LP02): Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Identificar o tema central ou assunto de textos lidos ou ouvidos, percebendo sua função comunicativa e o contexto em que se inserem.

Comentário Pedagógico: Esta questão avalia a capacidade do aluno de compreender o tema central e interpretar o título como uma pista do conteúdo do texto.

Gabarito: d

 

QUESTÃO 02.

BNCC (EF15LP04): Habilidade (BNCC): EF15LP04 – Reconhecer e diferenciar gêneros textuais, identificando suas características, estrutura e função comunicativa em diferentes contextos.

Comentário Pedagógico: Avalia se o aluno consegue identificar elementos estruturais e funcionais do gênero textual “narrativa em prosa”.

Gabarito: d

 

QUESTÃO 03.

BNCC (EF15LP02): Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Identificar o tema central ou mensagem principal de textos lidos ou ouvidos.

Comentário Pedagógico: Verifica a compreensão global do texto, estimulando a percepção do leitor sobre a mensagem que o autor deseja transmitir.

Gabarito: a

 

QUESTÃO 04.

 

BNCC (EF15LP13): Habilidade (BNCC): EF15LP13 – Inferir informações implícitas em textos, analisando atitudes, sentimentos e intenções de personagens.

Comentário Pedagógico: Estimula a inferência, permitindo que o aluno compreenda atitudes e características de personagens com base em ações descritas no texto.

Gabarito: b

 

QUESTÃO 05.

BNCC (EF15LP13): Habilidade (BNCC): EF15LP13 – Inferir informações implícitas em textos a partir de pistas e evidências apresentadas.

Comentário Pedagógico: A questão desenvolve a habilidade de relacionar informações do texto com acontecimentos posteriores.

Gabarito: c

 

QUESTÃO 06.

BNCC (EF15LP02): Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Identificar mensagens centrais e conclusões de textos, compreendendo as intenções do autor.

Comentário Pedagógico: Incentiva o aluno a perceber como a narrativa desperta interesse e entusiasmo pela leitura.

Gabarito: a

 

QUESTÃO 07.

BNCC (EF15LP02): Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Interpretar a mensagem principal do texto, relacionando trechos específicos à intenção do autor.

Comentário Pedagógico: Estimula compreensão interpretativa e reflexão sobre a leitura como fonte de descobertas e experiências.

Gabarito: b

 

QUESTÃO 08.

BNCC (EF15LP03): Habilidade (BNCC): EF15LP03 – Identificar a sequência de acontecimentos em textos narrativos, relacionando causas e consequências.

Comentário Pedagógico: Trabalha a percepção de encadeamento temporal e sequência lógica, fundamental para compreensão narrativa.

Gabarito: a

 

QUESTÃO 09.

BNCC (EF15LP02): Habilidade (BNCC): EF15LP02 – Identificar ideias centrais e detalhes que expressam a intenção do autor no texto.

Comentário Pedagógico: Desenvolve a compreensão leitora focada na valorização da leitura como experiência prazerosa.

Gabarito: c

 

QUESTÃO 10.

BNCC (EF15LP13): Habilidade (BNCC): EF15LP13 – Inferir informações implícitas a partir do comportamento e reações dos personagens.

Comentário Pedagógico: Permite ao aluno fazer inferências com base em atitudes e sentimentos dos personagens após a leitura.

Gabarito: d

 

QUESTÃO 11.

BNCC (EF15LP21): Habilidade (BNCC): EF15LP21 – Produzir textos narrativos ou descritivos com base em leitura ou experiência própria, utilizando informações do texto lido.

Comentário Pedagógico: Desenvolve produção textual, criatividade e capacidade de relacionar experiências pessoais com o conteúdo lido.

Gabarito: Livre

 

QUESTÃO 12

BNCC (EF15LP21): Habilidade (BNCC): EF15LP21 – Expressar opiniões e interpretações sobre textos, justificando com argumentos baseados no conteúdo lido.

Comentário Pedagógico: Estimula interpretação crítica, reflexão sobre a importância da leitura e argumentação fundamentada.

Gabarito: Livre


BAIXAR ATIVIDADES EM PDF

 

IMPORTÂNCIA DO ALINHAMENTO À BNCC:

O alinhamento das atividades de interpretação de texto do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental à BNCC é fundamental para garantir que os alunos desenvolvam competências essenciais de leitura e compreensão, identificando temas, ideias principais, inferindo informações implícitas e reconhecendo diferentes gêneros textuais. Esse alinhamento permite que as atividades estejam organizadas de forma progressiva e coerente com as habilidades esperadas para cada etapa, promovendo a construção do senso crítico, da autonomia leitora e do letramento literário e informativo, além de assegurar que a aprendizagem seja significativa, contextualizada e em conformidade com os parâmetros nacionais de educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário