Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Sonho”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.
Gabarito - Questões Objetivas
1. b) A beleza dos sonhos
2. c) Voa pelo céu e explora a natureza
3. a) Metáfora
4. c) Dançam e o abraçam
5. b) Paz e alegria
6. c) Árvores
7. a) Que eles nos trazem sentimentos bons
8. c) Que são tranquilos e serenos
9. a) Ao brilho das estrelas
10. b) Alegre e sonhador
11. c) Que ele valoriza a magia dos sonhos, mesmo quando acordado
12. c) Os campos estão iluminados pelo sol
13. b) Conectar a pessoa com a natureza e a felicidade
Gabarito - Questões Subjetivas
14. Resposta esperada: O aluno deve descrever o cenário do sonho de acordo com sua imaginação, mencionando elementos como céu azul, estrelas brilhantes, campos dourados e rios calmos.
15. Resposta esperada: O aluno deve refletir sobre a importância dos sonhos, mencionando que eles trazem alegria, inspiração e podem nos fazer sentir bem mesmo após acordarmos.
16. Resposta esperada: O aluno deve compartilhar um sonho pessoal que o fez feliz, descrevendo a experiência e como se sentiu ao acordar.
Alinhamento à BNCC:
1. Qual é o tema principal do poema?
BNCC: EF15LP01
Objetivo: Identificar o tema e a ideia central do poema, reconhecendo sua principal mensagem.
2. O que o eu lírico faz no sonho?
BNCC: EF15LP02
Objetivo: Inferir as ações do eu lírico com base nas descrições presentes no poema.
3. Qual figura de linguagem está presente no verso "Cruzando céus de azul profundo"?
BNCC: EF15LP04
Objetivo: Identificar a metáfora no poema e compreender seu efeito na construção de significado.
4. No poema, como os animais reagem ao eu lírico?
BNCC: EF15LP02
Objetivo: Inferir informações implícitas sobre a relação do eu lírico com os elementos do sonho.
5. O que o eu lírico sente ao acordar do sonho?
BNCC: EF15LP07
Objetivo: Identificar as emoções do eu lírico e relacioná-las ao efeito do sonho em sua realidade.
6. Qual elemento da natureza NÃO é citado no poema?
BNCC: EF15LP01
Objetivo: Localizar informações explícitas no texto e distinguir elementos mencionados e não mencionados.
7. O que o poema sugere sobre a importância dos sonhos?
BNCC: EF15LP08
Objetivo: Relacionar a mensagem do poema à importância dos sonhos na vida cotidiana.
8. No verso "Vejo rios, grandes e calmos", o que a palavra "calmos" indica sobre os rios?
BNCC: EF15LP05
Objetivo: Interpretar o significado de um termo no contexto do poema e compreender seu efeito de sentido.
9. No verso "Como joias em todo o mundo", a palavra "joias" faz referência:
BNCC: EF15LP04
Objetivo: Compreender o uso da comparação e sua função poética no texto.
10. Qual das opções melhor descreve o tom do poema?
BNCC: EF15LP07
Objetivo: Identificar o tom predominante do poema e analisar o impacto emocional da linguagem.
11. O que significa a expressão "Sonhando sempre, a todo instante"?
BNCC: EF15LP08
Objetivo: Relacionar a expressão ao contexto do poema e compreender sua mensagem implícita.
12. O verso "Caminho por campos dourados" sugere que:
BNCC: EF15LP02
Objetivo: Inferir a simbologia dos campos dourados e relacioná-la ao cenário do sonho.
13. O poema nos mostra que os sonhos podem:
BNCC: EF15LP07
Objetivo: Interpretar a mensagem principal do poema e sua relação com a experiência humana de sonhar.
Habilidades e Objetivos das questões Subjetivas:
14. No poema, o eu lírico descreve um sonho cheio de imagens bonitas e mágicas. Como você imagina esse lugar? Descreva com suas próprias palavras.
BNCC: EF15LP08
Objetivo: Relacionar a interpretação do poema à imaginação e à criação de imagens mentais próprias.
15. O que o poema nos ensina sobre a importância dos sonhos em nossa vida? Você acha que sonhar é importante? Por quê?
BNCC: EF15LP07
Objetivo: Desenvolver a reflexão crítica sobre o significado do poema e incentivar a expressão de opiniões.
16. No final do poema, o eu lírico sente paz e alegria ao acordar. Você já teve um sonho que te deixou feliz ao acordar? Conte como foi essa experiência.
BNCC: EF15LP08
Objetivo: Relacionar o conteúdo do poema à experiência pessoal, promovendo a expressão escrita e a reflexão sobre emoções vividas.
Atividades de Leitura e Interpretação de Texto “Sonho”, desenvolvendo as habilidades esperadas para alunos do 4º e 5º ano conforme a BNCC.
Gabarito - Questões Objetivas
1. b) A beleza dos sonhos
2. c) Voa pelo céu e explora a natureza
3. a) Metáfora
4. c) Dançam e o abraçam
5. b) Paz e alegria
6. c) Árvores
7. a) Que eles nos trazem sentimentos bons
8. c) Que são tranquilos e serenos
9. a) Ao brilho das estrelas
10. b) Alegre e sonhador
11. c) Que ele valoriza a magia dos sonhos, mesmo quando acordado
12. c) Os campos estão iluminados pelo sol
13. b) Conectar a pessoa com a natureza e a felicidade
Gabarito - Questões Subjetivas
14. Resposta esperada: O aluno deve descrever o cenário do sonho de acordo com sua imaginação, mencionando elementos como céu azul, estrelas brilhantes, campos dourados e rios calmos.
15. Resposta esperada: O aluno deve refletir sobre a importância dos sonhos, mencionando que eles trazem alegria, inspiração e podem nos fazer sentir bem mesmo após acordarmos.
16. Resposta esperada: O aluno deve compartilhar um sonho pessoal que o fez feliz, descrevendo a experiência e como se sentiu ao acordar.
Alinhamento à BNCC:
1. Qual é o tema principal do poema?
BNCC: EF15LP01
Objetivo: Identificar o tema e a ideia central do poema, reconhecendo sua principal mensagem.
2. O que o eu lírico faz no sonho?
BNCC: EF15LP02
Objetivo: Inferir as ações do eu lírico com base nas descrições presentes no poema.
3. Qual figura de linguagem está presente no verso "Cruzando céus de azul profundo"?
BNCC: EF15LP04
Objetivo: Identificar a metáfora no poema e compreender seu efeito na construção de significado.
4. No poema, como os animais reagem ao eu lírico?
BNCC: EF15LP02
Objetivo: Inferir informações implícitas sobre a relação do eu lírico com os elementos do sonho.
5. O que o eu lírico sente ao acordar do sonho?
BNCC: EF15LP07
Objetivo: Identificar as emoções do eu lírico e relacioná-las ao efeito do sonho em sua realidade.
6. Qual elemento da natureza NÃO é citado no poema?
BNCC: EF15LP01
Objetivo: Localizar informações explícitas no texto e distinguir elementos mencionados e não mencionados.
7. O que o poema sugere sobre a importância dos sonhos?
BNCC: EF15LP08
Objetivo: Relacionar a mensagem do poema à importância dos sonhos na vida cotidiana.
8. No verso "Vejo rios, grandes e calmos", o que a palavra "calmos" indica sobre os rios?
BNCC: EF15LP05
Objetivo: Interpretar o significado de um termo no contexto do poema e compreender seu efeito de sentido.
9. No verso "Como joias em todo o mundo", a palavra "joias" faz referência:
BNCC: EF15LP04
Objetivo: Compreender o uso da comparação e sua função poética no texto.
10. Qual das opções melhor descreve o tom do poema?
BNCC: EF15LP07
Objetivo: Identificar o tom predominante do poema e analisar o impacto emocional da linguagem.
11. O que significa a expressão "Sonhando sempre, a todo instante"?
BNCC: EF15LP08
Objetivo: Relacionar a expressão ao contexto do poema e compreender sua mensagem implícita.
12. O verso "Caminho por campos dourados" sugere que:
BNCC: EF15LP02
Objetivo: Inferir a simbologia dos campos dourados e relacioná-la ao cenário do sonho.
13. O poema nos mostra que os sonhos podem:
BNCC: EF15LP07
Objetivo: Interpretar a mensagem principal do poema e sua relação com a experiência humana de sonhar.
Habilidades e Objetivos das questões Subjetivas:
14. No poema, o eu lírico descreve um sonho cheio de imagens bonitas e mágicas. Como você imagina esse lugar? Descreva com suas próprias palavras.
BNCC: EF15LP08
Objetivo: Relacionar a interpretação do poema à imaginação e à criação de imagens mentais próprias.
15. O que o poema nos ensina sobre a importância dos sonhos em nossa vida? Você acha que sonhar é importante? Por quê?
BNCC: EF15LP07
Objetivo: Desenvolver a reflexão crítica sobre o significado do poema e incentivar a expressão de opiniões.
16. No final do poema, o eu lírico sente paz e alegria ao acordar. Você já teve um sonho que te deixou feliz ao acordar? Conte como foi essa experiência.
BNCC: EF15LP08
Objetivo: Relacionar o conteúdo do poema à experiência pessoal, promovendo a expressão escrita e a reflexão sobre emoções vividas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário