Atividades, Sistema de Numeração Decimal 4º e 5º ano alinhadas à BNCC, desenvolvendo as competências de leitura, escrita, decomposição, comparação e resolução de problemas com números no Sistema de Numeração Decimal.
Alinhamento à BNCC:
1) Escreva por extenso o número 12.345.
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Escrever números por extenso, reconhecendo seu valor posicional e a correspondência entre a forma escrita e o sistema de numeração.
2) Decomponha o número 2.876 em suas ordens (unidades, dezenas, centenas e milhares).
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Compreender o sistema de numeração decimal, decompondo números em unidades, dezenas, centenas e milhares, para analisar a posição dos algarismos.
3) No número 7.345, qual o valor posicional do algarismo 3?
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Identificar e explicar o valor posicional dos algarismos dentro do número, compreendendo o valor relativo de cada um.
4) Qual o número que vem imediatamente antes e qual vem imediatamente depois de 5.999?
BNCC - Habilidade: EF04MA08
Descrição: Identificar números sucessores e antecessores de forma concreta, utilizando as noções de ordem e sequência no sistema de numeração.
5) Use os sinais > (maior que), < (menor que) ou = (igual) para comparar os seguintes pares de números:
BNCC - Habilidade: EF04MA08
Descrição: Comparar números de até 100.000 utilizando sinais de maior, menor e igual, fortalecendo a percepção da ordem numérica.
6) Arredonde o número 3.782 para a centena mais próxima.
BNCC - Habilidade: EF04MA08
Descrição: Arredondar números para diferentes ordens de grandeza (unidades, dezenas, centenas) como estratégia de estimativa.
7) Coloque os seguintes números em ordem crescente:
BNCC - Habilidade: EF04MA08
Descrição: Ordenar números de até 100.000, utilizando estratégias de comparação para estabelecer uma sequência crescente.
8) Resolva as seguintes operações: 2.567 + 1.321 e 5.759 + 3.827
BNCC - Habilidade: EF04MA09
Descrição: Resolver operações de adição com números de até 100.000, utilizando as propriedades das operações e o conceito de valor posicional.
9) Um livro tem 345 páginas. Se você já leu 123 páginas, quantas páginas faltam para terminar o livro?
BNCC - Habilidade: EF04MA09
Descrição: Resolver problemas envolvendo adição e subtração no contexto da vida cotidiana, como a leitura de um livro.
10) Um teatro tem 2 centenas de fileiras com 3 dezenas de assentos em cada fileira. Quantos assentos há no total no teatro?
BNCC - Habilidade: EF04MA09
Descrição: Resolver problemas envolvendo multiplicação e adição com números até 100.000, aplicando as operações em situações práticas.
11) Quantos algarismos diferentes existem no Sistema de Numeração Decimal?
BNCC - Habilidade: EF04MA02
Descrição: Reconhecer os elementos básicos do sistema de numeração decimal e compreender que ele é composto por 10 algarismos (0 a 9).
12) No número 85.209, qual algarismo ocupa a ordem das dezenas de milhar? E qual algarismo ocupa a ordem das centenas?
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Identificar o valor posicional de cada algarismo no número, reconhecendo a organização do sistema de numeração decimal.
13) Usando os algarismos 4, 7 e 0, forme todos os números possíveis de três algarismos, sem repetir nenhum algarismo no mesmo número.
BNCC - Habilidade: EF05MA03
Descrição: Explorar combinações e permutações de algarismos para formar números, compreendendo a lógica de formação de números no sistema decimal.
14) Complete o QVL com o número 6.073:
Unidade de Milhar | Centena | Dezena | Unidade
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Completar o Quadro de Valor Posicional (QVL) e representar números, destacando as ordens (unidades, dezenas, centenas, etc.).
15) No número 49.186, qual o valor relativo do algarismo 9?
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Compreender o valor posicional dos algarismos no número e identificar o valor relativo de cada algarismo conforme a ordem em que se encontra.
16) Usando os algarismos 7, 2, 9, 0 e 5, forme o maior e o menor número possível, e coloque-os no QVL:
Dezena de Milhar | Unidade de Milhar | Centena | Dezena | Unidade
BNCC - Habilidade: EF04MA03
Descrição: Formar os maiores e menores números possíveis utilizando uma combinação de algarismos, aplicando conceitos de ordenação numérica.
17) Decomponha o número 32.541 no QVL, mostrando a quantidade de unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar e dezenas de milhar.
Dezena de Milhar | Unidade de Milhar | Centena | Dezena | Unidade
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Decompor números de até 100.000 no Quadro de Valor Posicional, identificando o valor de cada algarismo conforme a ordem do sistema decimal.
Essas atividades estão alinhadas com a BNCC, desenvolvendo as competências de leitura, escrita, decomposição, comparação e resolução de problemas com números no Sistema de Numeração Decimal.
Atividades, Sistema de Numeração Decimal 4º e 5º ano alinhadas à BNCC, desenvolvendo as competências de leitura, escrita, decomposição, comparação e resolução de problemas com números no Sistema de Numeração Decimal.
Alinhamento à BNCC:
1) Escreva por extenso o número 12.345.
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Escrever números por extenso, reconhecendo seu valor posicional e a correspondência entre a forma escrita e o sistema de numeração.
2) Decomponha o número 2.876 em suas ordens (unidades, dezenas, centenas e milhares).
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Compreender o sistema de numeração decimal, decompondo números em unidades, dezenas, centenas e milhares, para analisar a posição dos algarismos.
3) No número 7.345, qual o valor posicional do algarismo 3?
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Identificar e explicar o valor posicional dos algarismos dentro do número, compreendendo o valor relativo de cada um.
4) Qual o número que vem imediatamente antes e qual vem imediatamente depois de 5.999?
BNCC - Habilidade: EF04MA08
Descrição: Identificar números sucessores e antecessores de forma concreta, utilizando as noções de ordem e sequência no sistema de numeração.
5) Use os sinais > (maior que), < (menor que) ou = (igual) para comparar os seguintes pares de números:
BNCC - Habilidade: EF04MA08
Descrição: Comparar números de até 100.000 utilizando sinais de maior, menor e igual, fortalecendo a percepção da ordem numérica.
6) Arredonde o número 3.782 para a centena mais próxima.
BNCC - Habilidade: EF04MA08
Descrição: Arredondar números para diferentes ordens de grandeza (unidades, dezenas, centenas) como estratégia de estimativa.
7) Coloque os seguintes números em ordem crescente:
BNCC - Habilidade: EF04MA08
Descrição: Ordenar números de até 100.000, utilizando estratégias de comparação para estabelecer uma sequência crescente.
8) Resolva as seguintes operações: 2.567 + 1.321 e 5.759 + 3.827
BNCC - Habilidade: EF04MA09
Descrição: Resolver operações de adição com números de até 100.000, utilizando as propriedades das operações e o conceito de valor posicional.
9) Um livro tem 345 páginas. Se você já leu 123 páginas, quantas páginas faltam para terminar o livro?
BNCC - Habilidade: EF04MA09
Descrição: Resolver problemas envolvendo adição e subtração no contexto da vida cotidiana, como a leitura de um livro.
10) Um teatro tem 2 centenas de fileiras com 3 dezenas de assentos em cada fileira. Quantos assentos há no total no teatro?
BNCC - Habilidade: EF04MA09
Descrição: Resolver problemas envolvendo multiplicação e adição com números até 100.000, aplicando as operações em situações práticas.
11) Quantos algarismos diferentes existem no Sistema de Numeração Decimal?
BNCC - Habilidade: EF04MA02
Descrição: Reconhecer os elementos básicos do sistema de numeração decimal e compreender que ele é composto por 10 algarismos (0 a 9).
12) No número 85.209, qual algarismo ocupa a ordem das dezenas de milhar? E qual algarismo ocupa a ordem das centenas?
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Identificar o valor posicional de cada algarismo no número, reconhecendo a organização do sistema de numeração decimal.
13) Usando os algarismos 4, 7 e 0, forme todos os números possíveis de três algarismos, sem repetir nenhum algarismo no mesmo número.
BNCC - Habilidade: EF05MA03
Descrição: Explorar combinações e permutações de algarismos para formar números, compreendendo a lógica de formação de números no sistema decimal.
14) Complete o QVL com o número 6.073:
Unidade de Milhar | Centena | Dezena | Unidade
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Completar o Quadro de Valor Posicional (QVL) e representar números, destacando as ordens (unidades, dezenas, centenas, etc.).
15) No número 49.186, qual o valor relativo do algarismo 9?
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Compreender o valor posicional dos algarismos no número e identificar o valor relativo de cada algarismo conforme a ordem em que se encontra.
16) Usando os algarismos 7, 2, 9, 0 e 5, forme o maior e o menor número possível, e coloque-os no QVL:
Dezena de Milhar | Unidade de Milhar | Centena | Dezena | Unidade
BNCC - Habilidade: EF04MA03
Descrição: Formar os maiores e menores números possíveis utilizando uma combinação de algarismos, aplicando conceitos de ordenação numérica.
17) Decomponha o número 32.541 no QVL, mostrando a quantidade de unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar e dezenas de milhar.
Dezena de Milhar | Unidade de Milhar | Centena | Dezena | Unidade
BNCC - Habilidade: EF04MA07
Descrição: Decompor números de até 100.000 no Quadro de Valor Posicional, identificando o valor de cada algarismo conforme a ordem do sistema decimal.
Essas atividades estão alinhadas com a BNCC, desenvolvendo as competências de leitura, escrita, decomposição, comparação e resolução de problemas com números no Sistema de Numeração Decimal.
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